SAINDO DA TENDA DO NECROMANTE PARTE V- QUEM ESCREVEU A LEI DE MOISÉS FORAM VÁRIOS AUTORES?
a) Autoria do Pentateuco segundo Osvaldo L. Ribeiro
Segundo Osvaldo Luiz Ribeiro tem que haver uma separação da leitura da Bíblia na Universidade a partir do século XVIII d. C e a leitura da Bíblia na Igreja que são mundos completamente separados, mundos quase que incomunicáveis, tem muita coisa que já resolvida na universidade...
Estou de acordo com Osvaldo L. Ribeiro nesse aspecto, há uma escassez histórica, teológica e científica abismal nessas academias teológicas, que não formam alunos, deformam os tais. Embora nem todas as academias deformam os alunos, mas formam alunos doutos e capazes de refutar essas fabulosas e invencionices.
v Pela fala de Osvaldo Ribeiro ele pertence a escola que prega que o Pentateuco é o resultado de autores anônimos iniciado no século IX a.C. e concluído por volta do século V a. C, o “Código Sacerdotal”.
Ele prossegue: “Nas academias da Europa não há a menor possibilidade de atribuir-se a autoria mosaica ao Pentateuco. No Século XVIII d. C já ninguém acreditava que Moisés escreveu o pentateuco e ficavam calados por receio de perder a vida. Eles diziam que não foi Moisés que escreveu, mas quem escreveu aproveitou o que Moisés havia escrito. ”
b) Refutações, Incongruências dos críticos e as Provas da Autoria de Moisés
Nos discorrer da leitura atenta ao próprio Pentateuco descobre-se e conclui-se que Moisés seja o autor:
Êxodo 17: 14 Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memorial num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué; que eu hei de riscar totalmente a memória de Amaleque de debaixo do céu.
Êxodo 24: 3 Veio, pois, Moisés e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todos os estatutos; então todo o povo respondeu a uma voz: Tudo o que o Senhor tem falado faremos.
4 Então Moisés escreveu todas as palavras do Senhor e, tendo-se levantado de manhã cedo, edificou um altar ao pé do monte, e doze colunas, segundo as doze tribos de Israel...
7 Também tomou o livro do pacto e o leu perante o povo; e o povo disse: Tudo o que o Senhor tem falado faremos, e obedeceremos.
v A Troca do nome de Cidades
Jerusalém é o nome atual da antiga Cidade de Salém cujo o rei e sacerdote era Melquisedeque, que mais tarde foi tomada pelos Jebuseus mudando o nome da cidade para Jebus, que ao ser conquistada por Davi passa a ser Jerusalém.
1 Crônicas 11:4 E partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus; porque ali estavam os jebuseus, habitantes da terra.
Josué 18:28 E Zela, Elefe, e Jebus (esta é Jerusalém), Gibeá e Quiriate: catorze cidades com as suas aldeias; esta é a herança dos filhos de Benjamim, segundo as suas famílias.
O “Livro do Pacto” Este é o nome correto e merecido para as obras de Moisés, particularmente não creio que Moisés tenha escrito todo o livro de Gênesis, doravante creio que ele “atualizou os nomes de cidades que antes do diluvio era um e depois do diluvio passou a ser outro nome, e também cidades conquistadas antes da tomada era um nome geralmente de um patriarca fundador, e depois da tomada passa a ter outro nome.
Gênesis 28:19 E chamou o nome daquele lugar Betel; o nome porém daquela cidade antes era Luz.
Gênesis 5:1 Este é o livro da história da família de Adão. Quando Deus criou o homem, ele o fez à imagem de Deus. (Versão Católica), crer-se que o próprio Adão com auxílio de Eva e Enoque ou sem auxilio, mas sob inspiração divina escreveu as narrativas da Criação, Queda, Abel e Caim e sua genealogia.
O registro de sua morte aos 930 anos pode ser obra de Matusalém avô de Noé e contemporâneo de Adão e Noé vendo a primeira geração e da última antediluviana.
Este Livro citado (Gn. 5:1) prossegue com a narrativa do diluvio e o comportamento corrompido do povo antediluviano, em seguida vem os detalhes e as mediadas da arca e de como ocorreu o diluvio seguindo padrões geológico, biológico, climático e de engenharia naval.
· Padrão Climático e Geológico
Gênesis 7:11 No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
Gênesis 8:2 Cerraram-se também as fontes do abismo, e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.
· Padrão Biológico
Gênesis 6:19 De tudo o que vive, de
cada espécie de animais, farás entrar na arca dois, macho e fêmea, para que
vivam contigo.20 De cada
espécie de aves, e de cada espécie de quadrúpedes, e de cada espécie de animais
que se arrastam sobre a terra, entrará um casal contigo, para que lhes
possas conservar a vida.
Gênesis 7:2 De todo o animal limpo tomarás para ti sete e sete, macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea.
· Padrão de Engenharia Naval e Arquitetura
Gênesis 6:14 Faze para ti uma arca
da madeira de Gofer: farás
compartimentos na arca, e a betumarás
por dentro e por fora com betume.15 E desta maneira farás: De
trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura,
e de trinta côvados a sua altura.16 Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta
da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares baixos, segundos e terceiros
Por meio da tradição escrita, o Livro do Pacto/ Aliança já contava com os relatos da Criação, da Queda de Adão e Eva, os nomes dos descendentes de Adão, a Torre de Babel, as Biografias de Abraão, Isaque, Jacó e José. O Diluvio descrito por Noé/ Sem, a Torre de Babel e a Dispersão dos povos Sem e possivelmente Noé na supervisão. Abraão teria escrito sua própria biografia e experiências pessoais com Deus e escrito anexo ao Livro do Pacto/Aliança, assim como os demais patriarcas do Gênesis.
Gênesis 17:9 Disse mais Deus a Abraão: Tu, porém, guardarás a minha aliança, tu, e a tua descendência depois de ti, nas suas gerações. (Conf. Gn 15:18/Gn. 17:10)
Abraão com idade avançada sabia que poderia esquecer, como era douto e prospero escreveu sua própria biografia contendo suas experiências pessoais com Deus Elohim, do mesmo modo Isaque, Jacó e José, constatasse isso nas riquezas de talhes particulares de cada biografia e na confirmação de cada uma delas contada por outros. Os Ritos cerimoniais não são contraditórios, são bem regrados e estabelecidos, as falas não se contradizem, os lugares são citados e atualizados permitindo ao leitor verificar a veracidade da narrativa.
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