O Espírito Santo engravidou Maria? Seria um caso de Partenogêneses?


O Espírito Santo engravidou Maria? Seria um caso de Partenogêneses? 



“Alguns” ateus, céticos, agnósticos e críticos da Bíblia, e até “alguns” lideres religiosos causa confusão quanto a “Conceição” de Maria, pois, “alguns” ou “maliciosa” ou por “insensatez” ou por qualquer outro motivo alegam que Maria “Coabitou” com o Espírito Santo ou com Deus e assim gerou Cristo. Afinal isso foi até tema de filmes sarcásticos de zombaria e sacrilégio.
Maria, mãe de Jesus | Cristãos Amino Amino 
   a)     O Espírito Santo “Coabitou” com Maria?

Lucas 1: 34. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum? 35. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.

Lucas 1: 34. E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?... Esta patente que segundo o texto Bíblico Maria não havia mantido relação sexual com homem algum, nem com José seu noivo, até se ela tivesse tido jamais ela poderia esconder isso do anjo Gabriel, que era enviado de Deus e sabia tudo acerca de Maria.
Lucas 1: 35. E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo... Esse verbo “Descer” tem sido traduzido por alguns como “manter relação sexual”, porém, isso não é consistente quando se observa o texto por inteiro, o próprio versículo 1:15 já refuta essa ideia equivocada. Quando costumeiramente os autores da Bíblia referem-se ao ato sexual utilizam termos como “coabitar” e “Conhecer” como exemplo:

Mateus 1:25 - E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus... Ora, José conhecia sua noiva, aqui o "conhecer" refere-se a relação sexual e não o conhecer por conhecer , tipo saber o nome da pessoa , onde ela mora e outras informações. O verbo “conhecer” geralmente é utilizado na bíblia no sentido de ato sexual, relação sexual, coabitação entre um homem e uma mulher.

Gênesis 4:1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher, e ela concebeu e deu à luz a Caim, e disse: Alcancei do SENHOR um homem.

Lucas 1: 35 -...  E o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra... O Espírito Santo é Deus, ele é onisciente, Onipresente e Onipotente como se ler em Romanos, o Espírito Santo possui os mesmos atributos de Deus como Onisciência, Onipresença e Onipotência. Portanto, não é de se estranhar que as vezes as passagens indicando Deus seja direcionada a pessoas divina do Espírito Santo.  

Romanos 8:26 - E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas *(Onipotência, Onipresença e Onisciência); porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito *(Onipotência, Onipresença e Onisciência) intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
27 - E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; (Onipotência, Onipresença e Onisciência) e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

*(Onipotência, Onipresença e Onisciência) Acréscimo nosso.

Lucas 1: 35 -...  E o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra... Ser coberta pelo poder do Altíssimo, ou está na sombra do altíssimo não tem nada a ver com relação sexual. Portanto, conclui-se como equivoca toda e qualquer interpretação que Lucas 1:35 seja ligada a um ato sexual entre Maria e o Espírito Santo, isso soa como uma blasfêmia contra o Espírito Santo, o que o entristece.
Efésios 4:30 E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.

Lucas 1:35: ... Por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.... Neste caso o Deus aqui é o Deus Espírito como pessoa da Santíssima Trindade.


b)     O Espírito Santo ou José engravidou Maria?
Mateus 1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo. 19 - Então José, seu marido, como era justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.

Capciosamente o texto é distorcido por alguns, mas qualquer analise atenta do texto percebe-se ao menos três pontos que refutam tal ideia nefasta.

        I.            Mateus 1:18 - Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem... Desmonta toda e qualquer ideia de Maria haver mantido relações sexuais com José, o texto é incisivo afirmando que Maria e José não mantiveram nenhuma relação sexual antes do casamento.
      II.            Mateus 1:18 ... Achou-se ter concebido do Espírito Santo.... Esse termo “Concebido” do Espírito Santo. O Termo “conceber” no grego é muito amplo não envolve apenas plantar, procriar, regenerar... Pode também ser compreendida e traduzida como “semear” e “fazer frutificar”, dependendo do estado e colocação. 
O Processo de Partenogêneses é perfeitamente possível conforme Lucas 1:37
Lucas 1:37 - Porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.

Mateus 1:18,19
Isaías 7:14
18. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Que estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, achou-se ter concebido do Espírito Santo.
19. Então José, seu marido, sendo justo, e a não queria infamar, intentou deixá-la secretamente.
14. Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal: Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seu nome Emanuel.

Aqui está uma evidencia que Maria não mantinha relações sexuais com homem algum, nem com José seu noivo. Como era de costume da tradição judaica a moça permanecer pura, casta, até contrair um casamento propriamente dito. Os textos bíblicos não deixam dúvidas acerca da virgindade de Maria. Como também a existência de Deus não impossibilita de uma mulher virgem gerar um filho sem coabitar com um homem. Maria não manteve relações sexuais com José, e nem com homem algum. Tudo nos leva a crer que houve um processo de partenogênese.

c)     A Partenogênese pode ser provocada

VIDAS: MARIA MÃE DE JESUS, MÃE DA IGREJA E NOSSA MÃEÉ possível uma mulher gerar um filho sem inseminação artificial e sem manter relações sexuais com um homem? A Resposta para essa pergunta é sim! A Luz da ciência é possível que uma mulher engravide sem que haja um contato físico com um homem de engravidar. Basta que haja um “Embaralhamento”, uma confusão durante a produção de óvulos. A Estratégia é simples, basta convencer um ovulo humano a achar que ele foi fecundado, com ajuda de substancias que imitam o ambiente uterino quando os espermatozoides estão perto do útero. Um processo como esse aconteceu num laboratório da Califórnia International Stem Cell Corporation realizado pela equipe da cientista Elena Revazova em 2007. Embora a Partogêneses seja muito comum no mundo animal entre as salamandras, lagartos de mancha amarela, dragão de cômodo, algumas espécies de tubarões (tubarões zebra e tubarões martelo). Ente os insetos também são bastante comuns entre pulgões, zangões, abelhas... Se o Deus Eterno assim quisesse dentro de normas cientificas ele poderia realizar o desenvolvimento de um embrião sem fertilização.


d)     O que é a Partenogêneses

Partenogêneses: É o crescimento e desenvolvimento de um embrião sem fertilização, no ovulo feminino, ou seja, sem que a fêmea mantenha relação sexual com o macho. Esse processo geralmente ocorre no mundo animal e entre os insetos. Há casos de Partenogêneses em seres humanos, o que é extremamente raro no mundo, mas, com pouca documentação embasada e registro histórico. A Partenogênese pode o ocorrer se houve uma “Confusão/ Embaralhamento”, exemplo:
Se por acaso um “corpo estranho” adentrar no óvulo, e o ovulo confundir este “corpo estranho” com um sêmen, e nessa ocasião iniciar um processo de fertilização ativando todas as células troncos. 

e)     Classes de Células Tronco

Ø Células Totipotentes: Capazes de se transformar em todos os tecidos do corpo humano e da placenta e adjacências embrionárias. Há 216 tipos de Células tronco totipotente. Exemplo de células totipotentes: Embrião nas primeiras divisões (16-32 células/ 3-4 dias de vida).  Elas são totipotentes porque possui o potencial de dá origem a um ser completo, estas células totipotentes são encontradas no zigoto, logo no inicio do desenvolvimento embrionário, nos primeiros 03 dias de vida.
Ø Células Multipotentes: São quase todas dos tecidos do corpo humano se encontram na polpa dentária, no tecido adiposo, medula óssea, sangue/ tecido do cordão umbilical. São responsáveis pela renovação das células.

Ø Células Pluripotentes: Possui o potencial de se transformar em todos os tecidos do corpo humano, porém, não tem participação na formação da placenta e adjacências da placenta. Sua ação é constatada do quarto ao quinto dia de vida.  São células mais limitadas que a as células totipotentes, não são capazes de dar origem ao ser vivo completo, ela é limitada, não é capaz de originar tecidos extra-embrionários. Exemplo: As células-tronco embrionárias encontradas na fase de blastocisto. Geram células dos folhetos embrionários do ectoderma, mesoderma e endoderma

*    Ectoderma: Folheto embrionário mais externo, uma camada exterior do embrião em fase de desenvolvimento, responsável pela pele, sistema nervoso, pelos órgãos dos sentidos entre outros. Enquanto a endoderme é a camada interna.  Depois do folheto ectoderme vem mais duas camadas de células: a endoderme (interna).
*    Mesoderma: folheto germinativo, localiza-se no centro entre o ectoderma e o endoderma, da camada mesoderma que deriva os tecidos conjuntivos, os músculos, os sistemas urogenital e vascular e o revestimento da cavidade do corpo. A mesoderme é um folheto embrionário que se forma na terceira semana de gestação, após a gastrulação, durante a neurulação no embrião dos animais triploblásticos, como os vertebrados nos  Músculo – cardíaco, esquelético, liso.. Situado entre a endoderme e a ectoderme, envolve uma cavidade com líquido chamada celoma que forma parte do sistema digestivo. Essa camada germinativa intermediária forma tecidos conectivos e músculos por todo o corpo, com exceção da região da cabeça, onde algumas dessas estruturas têm uma origem de crista neural (ectoderme).
Tecidos conjuntivos – cartilagem, osso, sangue, endotélio de vasos sanguíneos, derme, etc.  É a camada que cuida do desenvolvimento dos músculos, ossos, alguns tecidos da pele, tecidos conjuntivos, os sistemas reprodutivo e urinário e outros órgãos internos. (FONTE: PORTAL SÃO FRANCISCO https://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/mesoderma )

*    Endoderma: É a camada mais interna germinativa do embrião, fica abaixo da camada ectoderma e mesoderma, é dessa camada que provem  o sistema respiratório com seu revestimento interno e glândulas anexas, os órgãos do aparelho digestivo, o epitélio da faringe e o resto do tubo digestivo, a bexiga, a uretra etc.
e o revestimento interno do sistema respiratório e glândulas anexas,.[1]

É um folheto embrionário mais interior que os outros dois: a mesoderme e a ectoderme.[1]

Ø Células Onipotentes: Não apresente muita capacidade apesar do nome Onipotente, porém, elas são capazes de formar células do tecido a qual ela pertence, elas se diferenciam em um único tecido Ex. Células Progenitoras.
Ø Células Oligopotentes: Poucos tecidos do corpo humano, produzem células de uma única família. Ex: Células do Trato intestinal, Fígado, entre outras.

f)       Tipos de Células Troncos

    Existem diversos tipos de células-tronco, como as:
    • Célula-tronco Embrionária (CTE)
    • Célula-tronco Neural (CTN)
    • Célula-tronco Germinativa (CTG)
    • Célula-tronco Hematopoiética (CTH)
    • Célula-tronco Mesenquimal (CTM)
    • Células-tronco Pluripotentes Induzidas ou Células Reprogramadas (iPS, do Inglês induced pluripotent stem cell)

g)     Doenças que podem ser curadas com células troncos

Células-tronco são modificadas no interior do organismo de ratos ...   ·        Leucemias e linfomas, como leucemia mielóide aguda, leucemia mielóide crônica, leucemia linfocítica aguda, leucemia linfocítica crônica, leucemia juvenil mielomonocítica, linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin.
    ·        Células troncos são utilizadas no tratamento de doenças do sangue, tais como:  leucemias, linfomas e anemias malignas
    ·        Doenças da medula óssea e doenças em que a medula óssea não funciona corretamente, como anemia aplástica grave, anemia de Fanconi, hemoglobinúria paroxística noturna, aplasia pura da série vermelha e trombocitopenia amegacariocítica congênita.
·         Doenças hereditárias do sistema imune, como imunodeficiência combinada grave (SCID) e síndrome de Wiskott-Aldrich.
·        Doenças que afetam os glóbulos vermelhos do sangue (hemoglobinopatias), como anemia falciforme e beta-talassemia major.
·        Doenças metabólicas hereditárias, como doença de Krabbe, síndrome de Hurler e adrenoleucodistrofia.
·        Síndrome mielodisplásica, um grupo de doenças que afeta o sangue e a medula óssea.
·        Mieloma múltiplo e outras patologias de plasmócitos.


h)     CASO DE PARTENOGENESES NO JAPÃO

Equipe Médica no Japão recebeu uma jovem de 25 anos de idade, que segundo a própria equipe médica, tratava-se de uma moça virgem, e que não tido nenhuma relação sexual com homem algum, foi atendida no hospital, a principio ela foi diagnostica como suspeita de teratomas císticos ovarianos maduros, que são uma espécie de tumores benignos no ovário, esses tumores são componentes ectodérmicos, mesodérmico e endodérmico que geralmente estão desorganizados. Foi documentada em relatório um caso em que a porção sólida de um teratoma ovariano APRESENTOU uma notável diferenciação, formando uma estrutura semelhante a uma boneca. Segue abaixo o caso de Partenogêneses constatado por uma equipe médica no Japão.  

“Uma japonesa de 25 anos de idade, virginal, foi submetida a uma cirurgia para um tumor no ovário, diagnosticado como teratoma maduro. Constatou-se que uma massa sólida dentro do tumor possui cabeça, tronco e extremidades. Consequentemente, essa massa foi diagnosticada como um teratoma fetiforme maduro (homúnculo). Cérebro, olho, nervo espinhal, ouvido, dentes, glândula tireóide, osso, medula óssea, intestino, traquéia, vasos sanguíneos e tecido cavernoso fálico foram confirmados microscopicamente. As características distintivas foram os eixos ântero-posterior, ventral-dorsal e esquerdo-direito, com uma organização espacialmente bem organizada dos órgãos. Um olho estava localizado na frente da cabeça, um nervo espinhal deitado dorsalmente aos ossos da coluna vertebral, a glândula tireóide anterior à traquéia e o intestino profundamente dentro do tronco.”

Ø CONCLUSÕES DA EQUIPE MÉDICA

“Esses achados indicam que as informações necessárias para a organização do plano corporal podem ser conservadas e transmitidas, mesmo com partenogênese. Os teratomas císticos maduros do ovário são principalmente benignos e nem sempre atraem atenção detalhada. No entanto, análises precisas de tais tumores podem melhorar significativamente nossa compreensão do desenvolvimento humano partenogenético e normal.” Pesquisa sobre defeitos congênitos (parte A), 2003. © 2003 Wiley Liss, Inc.

i)        Para Deus nada é Impossível

Lucas 1: 36. E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril... Há aqui mais de um milagre, uma anciã gerando um filho na velhice, Isabel é o nome dela, mãe de João Batista.
        I.            A Idade avançada do casal de idosos
      II.            A Esterilidade de Ana
    III.            Parto Normal sem recursos da Medicina

Lucas 1: 37. Porque para Deus nada é impossível.

Lucas 1:38. Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela... A Submissão de Maria a vontade de Demonstra sua fidelidade para com Deus. Maria estava disposta a tudo até mesmo colocar seu amor e seu relacionamento com José em risco, a situação torna-se ainda mais preocupante ao observarmos na Lei que a mulher estando gravida antes do casamento e sob suspeita de adultério era apedrejada.

Levítico 20:10 Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.

Ela sabia que José poderia condena-la a morte ao denuncia-la prante os anciões do povo (líderes) por isso ele resolveu separar-se dela secretamente, temendo pela vida dela. No caso José poderia denunciar Maria acusando-a de um suposto adultério, por está gravida sem haver mantido relação sexual com ela.

Lucas1:39. E, naqueles dias, levantando-se Maria, foi apressada às montanhas, a uma cidade de Judá, 40. E entrou em casa de Zacarias, e saudou a Isabel... Deduz-se que José e Maria tenha dado “um tempo” para o outro, assim que Maria informou sobre a gravidez, e para esfriar a cabeça e aos ânimos Maria foi a uma Cidade de Judá para aproveitar o ensejo e cuidar de sua prima Isabel que estava gravida no sexto mês. 

ESSA POSTAGEM É UMA HOMENAGEM AOS AMIGOS QUE NOS AJUDARAM A REFLETIR SOBRE O ASSUNTO: 

SANDRA
MARCELO SANTOS 
CRIS PALMEIRA 
PATY 
DANTE
FERNANDO 
DEBATE DE FOGO VS FOGO 
DEBATE A LUZ DA BÍBLIA E 2 

Comentários

Postagens mais visitadas