Quem esmagará a cabeça da Serpente?(Parte I)


Gênesis capítulo 3


Gênesis 3: 1 Ora, a serpente era mais astuta que todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito.... Os termos aqui utilizados indicam uma serpente no sentido literal, “a serpente era mais astuta que todos os animais do campo”, examinando os textos de Gênesis 1:28 entende-se que a serpente por si só não teria capacidade de argumentação para convencer a Eva a alimentar-se do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal…. E Deus lhes disse: ....  E dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. (Gênesis 1:28) Neste caso a serpente não teria a menor chance de enganar Eva, a menos que fosse usada como “Instrumento” (aparelho) de Satanás, que agisse e argumentasse com Eva por meio dela. Há de questionar-se até sobre a capacidade de serpente falar com Eva. Embora que não se duvide que o casal para dominar os animais teria uma espécie de domínio através do comando de voz, e pudesse compreender os sons emitidos por cada animal. ... E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? ... Gênesis 3: 1

Gênesis 3: 2. E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos. Eva não esboça nenhuma admiração, surpresa ou susto ao ver a serpente falando com ela, pelo que parece era comum a comunicação entre o casal e os animais, não se pode afirmar que tipo de comunicação entre o casal e os animais, mas, pode-se afirmar com toda margem de segurança que havia uma comunicação entre eles, e essa comunicação era perfeita e plena, tanto o casal compreendia os animais, como também os animais compreendiam a fala do casal, após o pecado torna-se deficitária.  Basta observar o dialogo desenvolvido entre Eva e a serpente.  

Gênesis 3: 3. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
4. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Satanás por meio da serpente cumpre pelo menos três metas pré-estabelecidas:

a)     Apresentar a Palavra de Deus como Mentira
b)     Apresentar o ser Humano como um ser capaz de viver sem Deus (Ateísmo)
c)      Apresentar o “Mal” como “Bem” e o “Bem” como “Mal”

a)     Apresentando a Palavra de Deus como Mentira...

Gênesis 2:16, mas o Senhor Deus lhe ordenou: “Coma à vontade dos frutos de todas as árvores do jardim,17 Exceto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Se você comer desse fruto, com certeza morrerá”. (FONTE: Bíblia Nova Versão Transformadora)
A Satanás através da serpente apresenta a Palavra do Deus Verdadeiro como “Mentira”. …Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. (Gênesis 3:4) 


HD wallpaper: Photography, Manipulation, Apple, Fantasy, Garden Of ...

b)     Apresentar o ser humano como um ser capaz de viver sem Deus (Ateísmo)

Gênesis 3: 5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos.... O que Deus estava escondendo de Adão e Eva? Nada! Mas Eva achava que Deus estava escondendo algo. Quando desconfiamos de Deus começamos a afundar em todos os sentidos e direções.
Gênesis 3: 5 ....  E sereis como Deus, sabendo o bem e o mal... Adão e Eva já eram a imagem e semelhança de Deus. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gênesis 1: 27.
Mas, Eva duvidou em seu coração, por essa razão não podemos deixar as dúvidas adentrem em nosso coração, devemos buscar o conhecimento da Palavra de Deus e procurar ter nelas a fonte de salvação.  João 5:39 Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

c)      Apresentar o “Mal” como “Bem” e o “Bem” como “Mal”


Satanás mentiu apresentando o “Mal” que traria a morte como um Bem que traria poderes ao casal de ser “como Deus”, quando já eram de algum modo. Gênesis 3:5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
Gênesis 3:6. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Observação: Não encontramos respaldo bíblico e nem na tradição judaica para afirmar que a serpente no Jardim era a figura mitológica de Lilith, a suposta primeira esposa de Adão, (Este é assunto que tratamos em um capítulo anterior), por pelo menos três motivos:

        I.            A Própria Tradição Judaica em sua maior parte declara que Lilith é uma figura mitológica
      II.            Nenhum profeta, nem Cristo e nem os apóstolos fazem alusão a Lilith
    III.            Os textos Bíblicos que alguns defensores de Lilith como uma pessoa real apontam como base, não fazem nenhuma referência direta ou indireta a Lilith

Homenagem a Ronny, Renan, Cris Palmeira, Claudio

Comentários

Postagens mais visitadas