AS DUAS ÁRVORES DO JARDIM DO ÉDEN ERAM LITERAIS?


1.       Estudo: As Três Árvores no Jardim do Éden

Gênesis 2: 15. E tomou o Senhor Deus o homem... Deus planta um Jardim no Éden, depois coloca o homem dentro desse jardim para que possa se alimentar, os animais também tem aceso a acesso a esse Jardim, e aproximando-se de Adão, cada um recebe um nome. Gênesis 2:19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20. E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Adão foi colocado no Jardim para cuidar do Jardim...  E o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar. (Gn. 2:8)

 1a lect. del libro del Génesis 2,7-9;3,1-7. Domingo 13 de Marzo de ...

a)     A Árvores Frutíferas literalmente comestíveis

4. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. 6. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.
7. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais. 8. E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.

Gn. 2: 16. E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do  jardim comerás livremente,

Eram árvores frutíferas literalmente que serviriam para a manutenção do corpo humano; os animais adentravam, no Jardim para alimentar, porque não eram carnívoros. Gênesis 1: 30. E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi. Em torno do Jardim do Éden, não havia alimento para homens e animais, portanto, todos os seres viventes terrestres entravam no Éden para alimentar-se.
Gênesis 2: 5. E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra. 6. Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.

b)     Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal

Gênesis 2: 17. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal... E difícil crer numa árvore literal que gere conhecimento do bem e do mal, e que fruta seria essa? O texto nos diz que nos fala de “fruto” e não “fruta”, e que fruta seria essa capaz de gerar a morte espiritual e consequentemente física? dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás. (Gn. 2:17) E Deus havia falado isso para Adão e Eva estava consciente de que ao comer do fruto dessa árvore morreria Gn. 3: 3. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais. 4. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. 5. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

*   Característica da Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal

·        Árvore possível para alguém comer dela, porém, um fruto proibido por Deus. (Gn. 3:6) Gênesis 3: 3. Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
·        Agradável aos olhos. (Gn. 3:6)
·        Árvore desejável para dar entendimento. (Gn. 3:6)
·        Frutífera. (Gn. 3:6)

Gênesis 3: 6. E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

*   Efeitos do seu Fruto
·        Abre os olhos do entendimento
·        Gera morte espiritual e física
·        Não produz Inteligência, apenas o conhecimento do problema sem mostrar a solução. 
 
Genesis 3: Now the serpent was the most cautious of all the wild ...Gênesis 3: 7. Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.
Analisando os efeitos, entende-se que seja uma árvore espiritual, mas, observando as características físicas da árvore,  compreende-se que trata-se uma árvore física visível, e atraente, colocada no Éden como um teste de obediência, alimenta-se dessa árvore é um ato de desobediência que como recompensa ocasionar a morte espiritual e consequentemente a morte física.  Conclui-se, portanto, que essa árvore era literal, mas seus efeitos eram devastadores primeiro no interior e depois no exterior (corpo) a ponto de nos levar a morte, essa árvore pode ser chamada como “Árvore do Conhecimento do Bem e do Mal através da desobediência a Deus, por conta própria”.



c)     Árvore da Vida

Plantada no Jardim na mesma ocasião em que foi plantada a árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, Gênesis 2:9. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; localizada no centro de todas as árvores.... E a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal. Ao derredor havia toda sore de árvore frutífera. Gênesis 2:9. E o Senhor Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

ü Característica da Árvore da Vida
·        Pode ser vista
·        Eterna
·        Possui folhas
·        Frutífera mensalmente: ... Estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês (Ap. 22: 2)
·        Planta Medicinal que serve como remédio para as nações...  E as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22:2
·        Serve de alimento exclusivamente para os Salvos...  Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14

Efeitos:
·        Gera Saúde... E as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22:2
·        Gera Vida Eterna .... Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus. Apocalipse 2:7
·        Gera Vida Física... No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22:2

ü Somente os que guardam os mandamentos
Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.
Apocalipse 22:14

ü Somente os salvos
... e possam entrar na cidade pelas portas. Apocalipse 22:14
No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. Apocalipse 22:2
Apocalipse 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus.

ü Os Desobedientes são impedidos de Alimentar-se da árvore da Vida
E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida. Gênesis 3:24
Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, Gênesis 3:22




Comentários

Postagens mais visitadas