JEREMIAS 19: 9 DEUS ORDENOU O POVO A COMER SEUS FILHOS? (CANIBALISMO)

 

Jeremias 19: 9 Deus ordenou o povo a devorar seus próprios filhos?

 Jeremias 19:9 - Bíblia

 

No livro do profeta Jeremias encontramos um erro tradução muito comum, tornando texto obscuro e de difícil compreensão e aceitação, mas tudo limita-se a tradução do texto e não ao próprio texto em si.

O Primeiro ponto a esclarecer é o fato de Jeremias 19 relata a situação do povo de Judá, é o primeiro ponto a ser esclarecido a profecia não foi para o povo de Israel e sim para o povo de Judá

Jeremias 19:1 Assim disse o SENHOR: Vai, e compra uma botija de oleiro, e leva contigo alguns dos anciãos do povo e alguns dos anciãos dos sacerdotes; 2 E sai ao Vale do Filho de Hinom, que está à entrada da porta do sol, e apregoa ali as palavras que eu te disser; 3 E dirás: Ouvi a palavra do Senhor, ó reis de Judá, e moradores de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei um mal sobre este lugar, e quem quer que dele ouvir retinir-lhe-ão os ouvidos. 4 Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.

 

v  As Práticas abomináveis como causa da sentença divina  

Jeremias 19: 5 Porque edificaram os altos de Baal,

Jr. 19: 5... para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.

 

v  A Sentença divina

Jeremias 19:6 Por isso, eu, o Senhor, digo que chegará o tempo em que este lugar não se chamará mais Tofete nem vale de Ben-Hinom e sim "vale da Matança".

Jeremias 9:7...  Neste lugar, destruirei todos os planos do povo de Judá e de Jerusalém.

Jeremias 19: 7 .... Deixarei que os inimigos os derrotem e os matem na batalha.

Jeremias 19:7 ... Darei os corpos deles como alimento para as aves e as feras.

Jeremias 19:8 Destruirei esta cidade de modo tão terrível, que cada um que passar por ela ficará espantado e horrorizado ao ver tudo o que aconteceu.

Onde está o problema? Deus fez o povo de Judá comer a carne de seus próprios filhos?

Compare as traduções e entenda o texto:

v  Bíblia King James Atualizada

Jeremias 19:9 E os levarei a comer a própria carne de seus filhos, a carne de suas filhas, e se alimentará cada um da carne do seu próximo, por causa do terrível cerco militar e do desespero provocado por seus inimigos, os que planejam de todas as formas tirar-lhes a vida.

A Tradução King James Atualizada apresenta Deus como aquele que levou o povo a comer a carne dos seus filhos e filhas, quando na verdade, o povo de Judá comeu seus filhos e filhas por causa do cerco da fome, e não porque Deus induziu ao povo a essa pratica tão horrenda. Embora, o povo sacrificasse seus filhos aos deuses falsos no Vale de Hinom.

 

v  João Ferreira de Almeida Atualizada

Jeremias 19: 9 E lhes farei comer a carne de seus filhos, e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu próximo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que procuram tirar-lhes a vida. 

Temos aqui um gravíssimo problema de tradução, a tradução João Ferreira de Almeida Atualizada declara: E Lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.... Esse ficou com uma tradução obscura, difícil de entender. Mas conferindo com o contexto, devorar os filhos e filhas seriam uma consequência da desobediência, e não uma ordem divina. Logo, a tradução perde o sentido e a lógica.

v  Nova Tradução da Linguagem de hoje

 Jeremias 19:9 Os inimigos cercarão a cidade e procurarão matar os seus moradores. O cerco será tão terrível, que a gente que vive em Jerusalém comerá a carne dos seus filhos e filhas e devorará os seus próprios vizinhos.

Por outro lado, temos a Nova Tradução a Linguagem de Hoje: Os inimigos cercarão a cidade e procurarão matar os seus moradores…” Jeremias 19:9 Parece estar mais próxima da realidade do texto, da verdadeira mensagem do Profeta Jeremias. Foi dado um aviso do que iria a acontecer, não foi dada uma ordem divina para comer os filhos e nem seriam obrigados a comerem seus filhos, ora, se houvesse arrependimento em tempo hábil, jamais devorariam seus filhos.

Comentário de Adam Clarke
Farei com que eles comam a carne de seus filhos – Isso foi literalmente cumprido quando Jerusalém foi sitiada pelos romanos. Isso também o profeta poderia ter tido em vista.

Nem de longe Deus foi o responsável imediato pela pratica de canibalismo e infanticídio em Judá, os verdadeiros causadores foram os adoradores de Baal e os responsáveis pelo cerco a Jerusalém.

Jeremias 19: 13 E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, serão imundas como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.

Deus convidou o povo para o arrependimento e evitar a tragédia, previamente avisada para ser evitada, mas o povo prosseguiu na desobediência.

Jeremias 19:15 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas vilas, todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.

Judá foi o principal e maior responsável pelo esse horrendo ato de canibalismo, quando poderia ter evitado. Mas preferiu prosseguir na desobediência.

Comentários

Postagens mais visitadas