DEUTERONÔMIO 22:13 MULHER APEDREJADA E SEUS DIREITOS
a) Acusação contra a honra: “não achei virgem”
Deuteronômio 22 [ACF]:13 - Quando um homem tomar mulher e, depois de coabitar com ela, a desprezar,14 - E lhe imputar coisas escandalosas, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Tomei esta mulher, e me cheguei a ela, porém não a achei virgem;
Qualquer mulher poderia casar-se sem ser virgem, deixando o noivo ciente/ futuro marido ciente que ela não era virgem. Jamais uma moça poderia ser condenada por confessar não ser virgem.
Porém, casar-se afirmando ser virgem quando na verdade não era virgem, era considerado um ato de desonestidade, indecente, impróprio, indecoroso para quem se oferecia como uma pessoa decorosa, e para alguns um ato escandaloso, por usar de má e trair a confiança do marido e da família logo de início.
Todavia, sendo a moça de fato virgem, e o marido tenta acusa-la de não ser virgem, afim de desonra-la, humilha-la perante a sociedade, a família da moça teria de se manifestar perante parentes mais próximos podendo testemunhar e comprovar a virgindade da moça e desmascarando o acusador.
Deuteronômio 22:15 - Então o pai da moça e sua mãe tomarão os sinais da virgindade da moça, e levá-los-ão aos anciãos da cidade, à porta;16 - E o pai da moça dirá aos anciãos: Eu dei minha filha por mulher a este homem, porém ele a despreza;17 - E eis que lhe imputou coisas escandalosas, dizendo: Não achei virgem a tua filha; porém eis aqui os sinais da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa diante dos anciãos da cidade.
Era costume naquele tempo a família da moça guardar roupa/ vestimenta/ vestes compridas ou o cobertor da noite, com manchas de sangue comprovando a virgindade da mulher, de sua juventude sem machas. Guarda-se como um tesouro da família, questão de honra, garantia contra uma acusação dessa natureza.
Deuteronômio 22:18 - Então os anciãos da mesma cidade tomarão aquele homem, e o castigarão.19 - E o multarão em cem siclos de prata, e os darão ao pai da moça; porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. E lhe será por mulher, em todos os seus dias não a poderá despedir.20 - Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça,
v 20 siclos de prata corresponde a cerca de 1 salário de um mês de trabalho, portanto, 100 siclos seria equivalente a 5 meses de trabalho, hoje cerca R$ 7.000,00 (sete mil reais)
https://www.universal.org/noticias/post/qual-o-significado-de-jose-ter-sido-vendido-por-20-siclos-de-prata/
Caso a acusação fosse verdadeira
Deuteronômio 22:21 - Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.
Não comprovada a virgindade da moça, ela seria apedrejada até a morte, por causa da loucura cometida de modo consciente sabendo de todo esse vexame, desonra para a família, do risco e ainda persistir em tentar enganar o esposo, a família e a todos.
Comentários
Postar um comentário
-Moderação nos comentários