PROFECIAS MESSIANICAS NO ANTIGO TESTAMENTO
Filho de Deus no Antigo Testamento

De acordo com o Novo Testamento, a identidade chave de Jesus Cristo é que Ele é o Filho de Deus. Isso é visto na importância da necessidade de entender, confessar e crer nisso sobre Jesus nos seguintes versículos:
13 Quando Jesus chegou ao distrito de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” 14 Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, Elias; mas outros ainda, Jeremias ou um dos profetas.” 15 Ele lhes disse: “Mas vocês, quem dizem que eu sou?” 16 Simão Pedro respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.” 17 Jesus respondeu: “Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.
30 Jesus realizou, pois, muitos outros sinais na presença dos seus discípulos, que não estão escritos neste livro; 31 mas estes foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome.
22 Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, aquele que nega o Pai e o Filho. 23 Qualquer que nega o Filho não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem também o Pai.
9 Se recebemos o testemunho dos homens, o testemunho de Deus é maior; porque o testemunho de Deus é este: que ele deu testemunho de seu Filho. 10 Aquele que crê no Filho de Deus tem o testemunho em si mesmo; aquele que não crê em Deus o fez mentiroso, porque não crê no testemunho que Deus deu a respeito de seu Filho. 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. 12 Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. 13 Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna.
O testemunho bíblico do Filho de Deus, no entanto, não começou com o Novo Testamento – ele aparece pela primeira vez no Antigo Testamento na forma abreviada de “Filho” (com uma exceção). Embora o número de referências do Antigo Testamento ao Filho [de Deus] não seja nem de longe tão numeroso quanto o do Novo Testamento, elas são extremamente significativas e têm ajudado os cristãos a reconhecer que Jesus Cristo é de fato esse Filho de Deus e o que a Bíblia quer dizer com essa frase. O quadro a seguir é uma lista de nove passagens do Antigo Testamento com breves comentários.
Referência | Comentários |
2 Samuel 7:14 Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho; quando ele cometer iniquidade, eu o castigarei com vara de homens e com açoites de filhos de homens, | A primeira frase é citada em Hebreus 1:5 como uma referência a Jesus com relação à Sua superioridade sobre os anjos. Este versículo é aludido ao Salmo 89:26 como uma referência explícita a Davi e, por implicação, seus filhos. Ao comparar o contexto mais amplo do Salmo 89:20-51 ; 2 Samuel 7:12-16 ; e Isaías 55:3-4 com Lucas 1:31-35 e Atos 13:34 , é óbvio que o único que cumpre a descrição de um reino eterno é Jesus, o Filho de Deus, e, portanto, nunca sujeito às consequências de violar a aliança com Deus. Em outras palavras, Jesus é o antítipo profético (ou seja, Ele é o Filho obediente que mantém sua “herança”) para Davi e seus filhos (ou seja, os filhos desobedientes que perderam sua herança). |
Salmo 2:7 “Certamente contarei o decreto do SENHOR: Ele me disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. | Isto é citado em Atos 13:33 como uma referência a Jesus e Sua ressurreição dos mortos. A parte final deste versículo é citada em Hebreus 1:5 como uma referência a Jesus com relação à Sua superioridade sobre os anjos. A parte final deste versículo é citada em Hebreus 5:5 como uma referência a Jesus sendo chamado por Deus para ser o Sumo Sacerdote para aqueles que creem Nele. Muito tem sido escrito sobre o Salmo 2 ser um hino de “coroação” para aqueles que eram herdeiros do trono de Davi. Nem o Salmo 2:7 , 12 é usado na Bíblia para se referir a qualquer filho de Davi além de Jesus, que é mais do que um descendente humano de Davi (veja Mateus 22:41-45 ). |
Salmo 2:11-12 Servi ao SENHOR com temor, E alegrai-vos com tremor. 12 Beijai o Filho, para que não se irrite, E pereçais no caminho, Quando a sua ira se acender em breve. Bem-aventurados todos os que nele confiam. | As pessoas são ordenadas a adorar o “Filho” assim como são ordenadas a adorar “o Senhor” (YHWH). Isso concorda com a declaração de Jesus em João 5:23 : “para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai”. Veja Hebreus 1:8-9 e Salmo 45:6-7 . |
Provérbios 30:4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem ajuntou o vento em seus punhos? Quem envolveu as águas em suas vestes? Quem estabeleceu todas as extremidades da terra? Qual é o seu nome ou o nome de seu filho? Certamente você sabe! | Neste versículo, o “Filho” não é identificado apenas com o Criador, mas também como estando envolvido na Criação, tornando-O, portanto, igual ao Criador. Veja também João 1:1-5 ; Colossenses 1:13-17 ; Hebreus 1:3 . |
Isaías 7:14 “Portanto, o próprio Senhor vos dará um sinal: eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe chamará Emanuel. | Nesta bem conhecida profecia do Messias, dada cerca de 700 anos antes de Jesus nascer de Maria, o “Filho” não apenas nascerá de uma virgem, mas é “Emanuel”, que significa “Deus conosco”. É citado em Mateus 1:23 . Veja Mateus 1:18-25 para contexto. |
Isaías 9:6-7 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. 7 E não haverá fim para o aumento do seu governo e da paz, sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o manter em juízo e em justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isso. | Nesta bem conhecida profecia do Messias, também dada cerca de 700 anos antes de Jesus nascer de Maria, a “criança que nasceria”, que também é o “filho que seria dado”, é chamada de “Deus Poderoso”, “Pai Eterno” e aquele que governa sobre todos, em outras palavras, “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores” (ver Apocalipse 19:16 ). |
Daniel 3:25 Ele respondeu e disse: “Olha! Eu vejo quatro homens soltos e andando sem sofrer dano algum no meio do fogo, e a aparência do quarto é como a de um filho dos deuses!” | Quando Nabucodonosor fez essa declaração, ele descreveu o quarto “homem” como um “filho dos deuses”. Embora “deuses” seja consistente com o contexto pagão dos babilônios, a libertação milagrosa de Sadraque, Mesaque e Abednego, e o fato de que “filho” é traduzido no singular (em oposição a “filhos de Deus” em outras partes do Antigo Testamento), a declaração do rei é corretamente entendida como um reconhecimento de uma teofania do Antigo Testamento ou aparição de Deus ao homem antes da Encarnação do Filho de Deus como o Filho do Homem. |
Oséias 11:1 Quando Israel era jovem, eu o amei, e do Egito chamei o meu filho. | A última parte deste versículo é citada em Mateus 2:15 como uma referência a Jesus e Seu retorno do Egito a Israel. |
Miquéias 5:1-3 “Agora, ajunta-te em tropas, filha de tropas; eles nos cercaram; com uma vara ferirão o juiz de Israel na face. 2 “Mas quanto a você, Belém Efrata, pequena demais para estar entre os clãs de Judá, de você sairá para mim aquele que governará em Israel. Suas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade.” 3 Portanto, Ele os abandonará até o tempo em que aquela que está em trabalho de parto tiver dado à luz um filho. | Nesta bem conhecida profecia do Messias, dada cerca de 700 anos antes de Jesus nascer de Maria, embora “Filho” não seja mencionado, está implícito no versículo 3 que fala sobre uma mulher dando à luz uma criança. Esta “criança” é descrita como tendo existido desde a eternidade, uma característica exclusiva de Deus. Veja Mateus 2:6 , onde Miquéias 5:2 é citado da Septuaginta (ou seja, a tradução grega do Antigo Testamento). A linguagem dos magos em Mateus 2:2 , “Onde está Aquele que nasceu Rei dos Judeus?”, é uma reivindicação implícita à divindade – nenhum humano pode nascer rei, mas sim um príncipe. A declaração de que esta criança nasceu Rei dos Judeus concorda com o testemunho bíblico de que o Filho é Eterno (veja também Isaías 9:6 ; João 17:24 ; Hebreus 7:3 ). Jesus não precisa de coroação porque, como Deus, Ele sempre foi Rei dos Reis! O ato dos magos adorando Jesus ( Mateus 2:11 ) também aponta para a divindade desta criança/Filho. A adoração de Jesus pelos magos é significativa por pelo menos duas razões: 1) os magos eram conhecidos por adorar as estrelas, mas aqui eles seguem uma estrela sobrenatural para adorar Jesus; e, 2) no Novo Testamento, Jesus aceita a adoração de Si mesmo, enquanto Pedro e anjo(s) se recusam a fazê-lo porque não são Deus (veja Atos 10:25-26 ; Apocalipse 19:10 ). |
Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.
E Pedro, respondendo, disse a Jesus: Senhor, é bom estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas, uma para ti, uma para Moisés e uma para Elias. Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu; e eis que dela saiu uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
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