REI DAVI- EVIDENCIAS EXISTÊNCIA - ESTELA DE TEL DAN

 

Uma inscrição contendo a expressão “casa de Davi” foi encontrada numa chapa de pedra basalto preto, e recebeu o nome Estela de Tel Dan. Esta chapa é fragmento de uma grande inscrição encontrada em frente à cidade de Tel Dan. Sob a direção de Avraham Biran, arqueologistas escavaram por mais de 20 anos quando o primeiro fragmento da inscrição de basalto foi descoberto em 1993, durante o projeto da restauração de um antigo portão. No ano seguinte, 2 pedaços menores da inscrição foram encontrados. 

As opiniões teóricas finais do consenso entre os acadêmicos e arqueólogos epigrafistas é que os três fragmentos são uma referência ao Rei Davi, sucessor do Rei Saul e pai do Rei Salomão, reis da primerira monarquia israelita segundo os livros I e II Samuel e I e II Reis, contidos no Tanakh dos judeus ou no Antigo Testamento da Bíblia Cristã. Esta estela faz parte de estudos de uma nova ciência social, a arqueologia bíblica.

Ela é basicamente a única indicação arqueológica, fora da Bíblia, de que um rei chamado Davi realmente existiu há cerca de 3.000 anos.

19429829_1618819428149562_8405587107230958620_n.jpg

(Evidências)

Diferente das escavações arqueológicas no Egito e na Mesopotâmia, objetos com inscrições são relativamente raros em expedições em Israel. Entre as mais famosas está a inscrição aramaica de Tel Dã, no norte daquele país. Trata-se de um documento comemorativo costumeiramente chamado de ‘estela’ que muito provavelmente foi colocado ali por Hazael, um rei arameu de Damasco, atual Síria, para comemorar uma vitória sobre Israel. Os fragmentos da estela foram encontrados entre 1992 e 1994 e todas as evidências apontam para uma origem no século 9 a.C. O texto faz menção de vários personagens bíblicos (Jorão, Acabe, Acazias, Jeú) mas a maior contribuição dessa descoberta, e o motivo de maior discussão, é a expressão “Casa de Davi” (ar. byt dwd) na linha 9 do documento, usada ali para se referir ao reino de Judá. Era muito comum reis do Antigo Oriente chamarem um reino pelo nome do seu fundador ou personalidade mais importante. Por exemplo, os assírios costumavam se referir ao reino de Israel como bit Humri, ‘casa de Omri’, um importante e poderoso rei naquela região no século 9 a.C. Sendo assim, a estela de Tel Dã estaria fazendo referência a um rei chamado Davi que viveu antes do século 9 a.C.

Abaixo você pode conferir a transliteração (a transposição dos caracteres aramaicos para o nosso) da estela bem como sua tradução. As palavras entre colchetes não estão legíveis no texto original e foram reconstruídas pelos epigrafistas, especialistas em inscrições antigas.

Transliteração

[ ]
[ ‘]mr . ‘[ ] wgzr [ ]
[ ] [xxx] l. ‘by .
ysq[. ‘lwh . bh]tlhmh . b'[ ]
wyškb .’by .
yhk . ‘l [. ‘bhw]h .
wy’l . mlky[ś] r’l . qdm . b’rq . ‘by [.]
[w]yhmlk . hdd . ‘[yty] ‘nh
wyhk . hdd . qdmy [.]
[w]’pq . mn . šb’ [ ] y . mlky
w’qtl . ml[kn . šb]’n . ‘sry . ‘[lpy .r]kb . w’lpy . prš .
[qtlt . ‘yt . yw]rm . br . [ b] mlk . yśr’l .
wqtl[t . ‘hz]yhw . br [‘h’b] mlk . yśr’
[w’hp]k . bytdwd .
w’śm . [ ]
[ ]yt . ‘rq . hm . l . [ ]
‘hrn . wlh? [ ]
[wyhw’ . br . nmšy . m]lk . l . yś[r’l] [ ]
[w’śm .] msr . ‘l . [ ]

Tradução

1. [ ]
[ ] e cortou
[ ]
2. [ ] meu pai foi [contra ele quando] ele
lutou em[ ]
3. E meu pai deitou-se(morreu), e foi para seus [antepassados]. E
o rei de I[s-]
4. rael entrou previamente na terra de meu pai. [E]
Hadad me constituiu rei
5. E Hadad foi à minha frente [e] eu parti de
[os] sete[ ]
6. do meu reino, e eu matei [sete]nta rei[s], que
usavam milha[res de car]
7. ros e milhares de cavaleiros. [Eu matei Jeo]rão filho de [Acabe]
8. rei de Israel, e eu matei [Acaz]ías, filhos de
[Jeorão re]i
9. da Casa de Davi. E eu tornei [suas vilas em
ruínas e tornei]
10. sua terra em [desolação ]
11. outro …
[
..e Jeú gover]
12. nou sobre
Is[rael
e eu pus cerco]
13. sobre
[ ]

Para aqueles que leem em inglês, sugerimos as referências:

A. Biran and J. Naveh, “An Aramaic Stele Fragment from Tel Dan,” IEJ 43 (1993) 81-98; idem, “The Tel Dan 14 Inscription: A New Fragment,” IEJ 45 (1995) 1-18.

Kenneth Kitchen, On the Reliability of the Old Testament (Eerdmans, 2003), 452-53.

Rainey, Anson F., “The ‘House of David’ and the House of the Deconstructionists,” Biblical Archaeology Review, 20/6 (1994): 47.

William M. Schniedewind, “Tel Dan Stela: New Light on Aramaic and Jehu’s Revolt.” BASOR 302 (196): 75-90.

 

 

FONTE:  MATERIAL EXTRAÍDO DO  SITE; https://temperancacrista.wordpress.com/category/reis/  DIA 03 DE JULHO  DE  2023

Comentários

Postagens mais visitadas