RESPOSTA A FÁBIO SABINO: JOÃO SE CONTRADISSE OU ERROU? PARTE 1

As visões do Apocalipse do apóstolo João | Lições da Bíblia para crianças

Olá! Mais uma vez venho antes de tudo afrmar que não se trata de um ataque pessoal a pessoa do nobre Prof. Fabio Sabino e todos os inscritos e espectadores de seu excelente canal, por mais que eu discorde, mas defendo um debate sadio. Aqui vou expor brevemente o outro lado da moeda. 

 
No vídeo a pior CONTRADIÇÃO DA BÍBLIA, no canal oficial do Prof. Fábio Sabino, ele cita João 20:9 como uma contradição ou um erro, com base numa tradução ao meu ver equivocada, portanto, o erro e a contradição seria nem do professor e muito menos do apóstolo João.  

No vídeo "longo" e maçante para mim, é alegado que João errou ou se contradisse por mais de uma vez (supondo ainda que o Evangelho de João talvez não fosse de autoria do mesmo). E numa de suas contradições João estariam afirmando que os discípulos de Jesus na Escritura que era necessário Cristo Ressuscitar.
 
1) Temos aqui um "probleminha" de Tradução

João 20:9 - Pois ainda não tinham compreendido a Escritura, que era necessário que ele ressuscitasse dentre os mortos. (Nova Almeida Atualizada) o texto também se encontra de modo semelhante na Almeida Revista e Atualizada.

A Versão Católica nos traz: João 20: 9 Em verdade, ainda não haviam entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dentre os mortos.

João 20: 9 Pois ainda não compreendiam a Escritura, que era necessário ressuscitar ele dentre os mortos.(Sociedade Bíblica Britânica)
Noutra tradução temos:

João 20: 9 Porque ainda não sabiam a Escritura: que era necessário que ressuscitasse dos mortos.(Almeida Revista e Corrigida de 1969/ Almeida Corrigida e Fiel e outras 
 
Neste caso o termo grego dependendo o manuscritos é καταλαβαίνουν referindo-se a entendimento e compreensão, assim sendo "eles" ainda não haviam entendido a escritura.

Aqui me despeço e agradeço ao espaço, mas antes deixando Claro que gosto das aulas do prof. Fábio Sabino, mas tenho o mesmo senso critico e zelo que ele. Não é um ataque pessoal a índole ou a pessoa.

Concluísse portanto que o apóstolo João nem errou e nem se conrtadisse, o nosso problema é de tradução do grego koiné para língua portuguesa que tradutores tentam o tempo todo adaptar para a nossa compreensão. 

 A Questão da Ressurreição no A.T.


Existem ao menos 4 tipos de interpretação da Bíblia, porém, todas precisar usa-las como alicerce, em pelo menos 2 ou mais referencias uma ou mais no A.T ou no N.T.
I - Interpretação literal
II- Interpretação Tipológica
III- Interpretação Midrashtica
IV - Interpretação Figurada/ Simbológica

Oséias 6: 1 Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.2 Depois de dois dias nos dará a vida; ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.3 Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.

O Judaísmo possui várias vertentes, na antiguidade uma delas aguardava ansiosamente o Messias como Redentor Espiritual que viria restaurar o mundo primeiro espiritualmente trazendo a luz a verdadeira palavra de Deus (João 1:1-14) e depois uma restauração na terra por mil anos, terminado esse período o aniquilamento dos maus (incluindo os espíritos maus) e a transportação para uma Nova Terra (descritas em Apocalipse 20 ao 22)

Comentários

Postagens mais visitadas