Resposta para Ateus, Céticos e Agnosticos: Jeremias 19:9 Deus fez o povo comer carne das crianças

O que Justifica o Canibalismo de Jeremias 19: 9?

Geralmente “alguns” ateus, céticos e agnósticos, utilizam a passagem de Jeremias 19:9 com a finalidade de apontar Deus , um ser cruel, sanguinário, e sem amor no coração em relação ao ser humano, e colocam de forma isolada o texto de Jeremias 19:9 como prova, vamos analisar a profecia e tirar as conclusões em cima do texto e contexto, assim teremos uma visão real, concreta e panorâmica.
Antes de tudo é necessário estudarmos as causas que provocaram a ira de Deus, a tal ponto de vir uma profecia tão pesada e cruel. A Profecia é destinada para os moradores de Jerusalém, o Reino de Judá mais especificamente. Quando este povo estava corrompido a tal ponto de sacrificar seus filhos e varias crianças inocentes aos falsos deuses pagãos. Faremos aqui um breve estudo temático sobre o assunto refutando assim toda e qualquer falácia em cima de Jeremias 19:9, relatando toda historicidade do assunto. 

 

Jeremias 19: 2. E sai ao Vale do Filho de Hinom, que está à entrada da porta do sol, e apregoa ali as palavras que eu te disser;
3. E dirás: Ouvi a palavra do Senhor, ó reis de Judá, e moradores de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei um mal sobre este lugar, e quem quer que dele ouvir retinir-lhe-ão os ouvidos.
4. Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.
5. Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.
6. Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança.
7. Porque dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos, e pela mão dos que buscam a vida deles; e darei os seus cadáveres para pasto às aves dos céus e aos animais da terra.
8. E farei esta cidade objeto de espanto e de assobio; todo aquele que passar por ela se espantará, e assobiará por causa de todas as suas pragas.
9. E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que buscam a vida deles.
10. Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo.
11. E dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar.
12. Assim farei a este lugar, diz o Senhor, e aos seus moradores; sim, para pôr a esta cidade como a Tofete.
13. E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, serão imundas como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.
14. Vindo, pois, Jeremias de Tofete onde o tinha enviado o Senhor a profetizar, se pôs em pé no átrio da casa do Senhor, e disse a todo o povo:
15. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas vilas, todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.

a)     As Atividades desenvolvidas no Vale de Hinom

Jeremias 32:35 - E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.

Essas práticas eram desprezíveis diante dos olhos de Deus, que tinha repulsa a esses rituais pagãos e diabólicos.

Jeremias 7:30 Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la. 31 E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.

b)     O Vale de Hinom e seu significado

A Palavra Geena (do hebraico גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl. Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale do Filho de Hinom") é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado. Atualmente é conhecido como Uádi er-Rababi. (FONTE: WIKIÉDIA).  O erudito judeu David Kimhi (1160? -1235?) diz o seguinte como possível explicação sobre Tofete:
“Nome do lugar em que eles faziam seus filhos passarem pelo fogo para Moloque. O nome do lugar era Tofete, e diziam que era chamado assim porque eles dançavam e tocavam pandeiros [hebr.: tuppím] por ocasião da adoração, para que o pai não escutasse os gritos do filho quando o estivessem fazendo passar pelo fogo, e para que seu coração não ficasse agitado e ele o tirasse da mão deles. E esse lugar era um vale que pertencia a um homem chamado Hinom, de modo que era chamado de ‘Vale de Hinom’ e de ‘Vale do Filho de Hinom’. E Josias conspurcou aquele lugar, reduzindo-o a um lugar impuro, para nele se lançarem carcaças e toda impureza, a fim de que nunca mais subisse ao coração do homem fazer seu filho ou sua filha passar pelo fogo para Moloque.” (FONTE: Bíblia Rabbinica, Jerusalém, 1972).


c)     Localização do Vale de Hinom

Localização no Vale de Hinom: O vale de Hinom encontrava-se ao Sudoeste e ao Sul da antiga Jerusalém. (Josué 15:8; Josué 18:16; Jeremias 19:2, Jeremias 19:6). O vale estende-se para o Sul desde as imediações do actual Portão de Jaffa, conhecido em árabe por Bab-el-Khalil, vira abruptamente para o Este no canto Sudoeste da cidade, e segue ao longo do lado Sul ao encontro dos vales de Tiropeom e do Cédron, num ponto perto do canto Sudeste da cidade. Numa zona um pouco acima do local onde este vale converge com os vales do Tiropeom e do Cédron, existe uma área mais larga. Provavelmente era aqui a localização de Tofete (também grafado Tofet ou Tofeth, conforme as traduções), mencionado em II Reis 23:10. No lado Sul do vale, perto da sua extremidade oriental, encontra-se o lugar tradicional de Aceldama (ou Acéldama ou Hacéldama), o "Campo de Sangue", o campo do oleiro comprado com as trinta moedas de prata de Judas Iscariotes (Mateus 27:3-10; Atos 1:18-19). Mais para cima, o vale é bastante estreito e fundo, com muitas câmaras sepulcrais nos socalcos dos seus penhascos. (FONTE WIKIPÉDIA)

d)     O que se realizava no Vale de Hinom?

Práticas de sacrifícios humanos eram constantes, no tempo do governo de Acaz (rei de Judá) e Manassés, os sacrifícios eram ofertados as divindades pagãs de nações vizinhas, entre eles destaca-se Moloque (Moloc ou Moloch, conforme as traduções).

2 Crônicas 28: 1 Tinha Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar, e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi, seu pai. 2 Antes andou nos caminhos dos reis de Israel, e, além disso, fez imagens fundidas a Baalins. 3 Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel. 4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda a árvore verde.
5 Por isso o Senhor seu Deus o entregou na mão do rei dos sírios, os quais o feriram, e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco; também foi entregue na mão do rei de Israel, o qual lhe infligiu grande derrota.

e)     Como o Rei Acaz provocou a Ira do SENHOR, e trouxe Maldição para toda a Nação?

2 Crônicas 28: 21 Porque Acaz tomou despojos da casa do Senhor, e da casa do rei, e dos príncipes, e os deu ao rei da Assíria; porém não o ajudou.
22 E ao tempo em que este o apertou, então ainda mais transgrediu contra o Senhor, tal era o rei Acaz.
23 Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e de todo o Israel.
24 E ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, e fez em pedaços os utensílios da casa de Deus, e fechou as portas da casa do Senhor, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o Senhor Deus de seus pais.
26 Ora, o restante dos seus atos e de todos os seus caminhos, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos no livro dos reis de Judá e de Israel.


f)       O Atos do Rei Acaz e Manassés para Provocar a Ira de Deus em Jeremias 19:9

        I.            Tomar os Despojos da Casa do SENHOR e entrega ao Rei da Assíria
2 Crônicas 28: 21 Porque Acaz tomou despojos da casa do Senhor, e da casa do rei, e dos príncipes, e os deu ao rei da Assíria; porém não o ajudou.
      II.            Transgredir contra o SENHOR, em tempo de aperto ao invés de se arrepender .2 Crônicas 28: 22 E ao tempo em que este o apertou, então ainda mais transgrediu contra o Senhor, tal era o rei Acaz.
    III.            Sacrificar aos deuses estrangeiros, nestes sacrifícios até crianças eram sacrificadas 2º Crônicas 28: 23 Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e de todo o Israel.
   IV.            Ajuntou os Utensílios da Casa do Deus
     V.            Despedaçar parte dos Utensílios da Casa de Deus
   VI.            Fechar as Portas da Casa de Deus
 VII.            Fazer para si altares em todos os cantos de Jerusalém
2ª Crônicas 28: 24 E ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, e fez em pedaços os utensílios da casa de Deus, e fechou as portas da casa do Senhor, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
VIII.            Em cada Cidade do Reino de Judá, Acaz como rei fez um altar para queimar incensos a outros deuses, pratica condenada em Êxodo 20:1-5.  Ver 2º Crônicas 28:25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o Senhor Deus de seus pais.


g)     Manassés, um neto mais pecaminoso do que o Avô

O Rei Manassés teve toda a oportunidade de parar com tais práticas de seu avô Acaz, porém, não fez isso, Manassés intensificou ainda mais as praticas pecaminosas de seu Avô Acaz.
2 Crônicas 33: 1 Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém.

ü Como Manassés provocou ainda mais a Ira de Deus?

        I.            Fazendo o que era mau diante os olhos de Deus. 2 Crônicas 33: 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
      II.            Reedificando os Altos que seu pai Ezequias havia derrubado
    III.            Levantando altares aos Baalins
   IV.            Fazendo bosques para cultos e rituais pagãos
     V.            Prostrando-se diante dos exércitos dos céus e servindo a eles violando êxodo 20:1-5.  2ª Crônicas 33: 3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.
   VI.            Edificando altares a deuses estranhos dentro da própria casa de Deus. 2ª Crônicas 33: 4 E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.
 VII.            Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor. 2ª Crônicas 33: 5 Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor.
VIII.            Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom,
   IX.            Usou de adivinhações
     X.            Usou de agouros,
   XI.            Usou de feitiçarias,
 XII.            Consultou adivinhos
XIII.            Consultou encantadores
XIV.            Fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. 2ª Crônicas 33: 6 Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
XV.            Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus. 2ª Crônicas 33: 7 Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre.
XVI.            E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. 2ª Crônicas 33: 9 E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.

h)     As Reformas do Rei Josias embasadas em 2 Reis 23:10-24

O Rei Josias, neto de Manassés, finalmente acabou com esta prática por profanar este lugar, especialmente em Tofete, tornando-o impróprio para a adoração a deuses estranhos (paganismo) conforme 2 Reis 23:10 que informa:

        I.            Profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
      II.            Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.
    III.            Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito,
   IV.            O rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor;  
     V.            Esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
   VI.            O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel,
 VII.            Profanou altares consagrados a Astarote, a abominação dos sidônios,
VIII.            Profanou altares consagrados a Quemós, a abominação dos moabitas,
   IX.            Profanou altares consagrados a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
     X.            Semelhantemente quebrou as estátuas,
   XI.            Cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens.
 XII.            Derrubou e deixou reduzido ao pó os altares feitos em Betel feitos por Jeroboão, filho de Nabate,
XIII.            Queimou os locais de adoração nos altos e queimou, esmiuçando deixando apenas o pó.
XIV.            Queimou o ídolo do Bosque
XV.            E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhor, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras. E disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria.
XVI.            Sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos humanos sobre eles; depois voltou a Jerusalém.
XVII.            O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito no livro da aliança. Porque nunca se celebrou tal páscoa como está desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
XVIII.            E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.

i)        Conceitos Religiosos Equivocados

A Tradução João Ferreira de Almeida traduziu equivocadamente Geena (Geena = Local do filho de Hinom, ou Vale de Hinom) como Inferno, ou lugar de juízo, outros setores religiosos traduziram como lugar de tormento eterno. Setores como Testemunhas de Jeová entendem a Geena como um símbolo de destruição eterna, e não como um lugar de tormento eterno. E tais conceitos são frutos de uma tradução errada da palavra Geena, que foi repetido há séculos até o presente momento, em pleno 2020; causando dentro de muitos setores religiosos confusão teológica.
Geena na verdade, foi um local antigo, fora da cidade, perto do muro de Jerusalém, como já foi escrito em ponto anterior. Lugar de práticas pagãs onde se sacrificavam seres humanos, animais, e até crianças para honrar e conseguir vitorias contra seus inimigos, era um local de feitiços, agouros, mortes, infanticídios e toda sortes de males e abominações diante os olhos de Deus. O Vale de Hinom durante o reinado de Josias, até o tempo de Cristo Jesus, foi um lugar que servia como lixão, para jogar os entulhos da cidade , onde o fogo era constantemente aceso com enxofre e não se apagava devido a quantidade gigantesca de lixo e cadáveres de animais insepultos, e os vermes não morriam mesmo diante do intenso calor, das chamas, os lixo era incinerado. Há também registros que no Vale de Hinom eram atirados os cadáveres de pessoas consideradas indignas.
Cristo faz uma alusão ao local para como símbolo alegando que no Hades, lugar de tormento, o sofrimento é eterno e não temporário.
Marcos 9:43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno *(Geena), para o fogo que nunca se apaga,
44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
45 E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno *(Geena), no fogo que nunca se apaga,
46 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno *(Geena),
48 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

*Acréscimo nosso (Geena)
Apocalipse 20:10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

j)        As Profecias do Profeta Jeremias alertando o Povo

Jeremias 7:30 Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la.
31 E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.
32 Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar.
33 E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
34 E farei cessar nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação.

Colaboradores: Fernando e Chico Ponte
E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno, no fogo que nunca se apaga,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno,
Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Porque cada um será salgado com fogo, e cada sacrifício será salgado com sal.

Marcos 9:43-49
O que Justifica o Canibalismo de Jeremias 19: 9?

Geralmente “alguns” ateus, céticos e agnósticos, utilizam a passagem de Jeremias 19:9 com a finalidade de apontar Deus , um ser cruel, sanguinário, e sem amor no coração em relação ao ser humano, e colocam de forma isolada o texto de Jeremias 19:9 como prova, vamos analisar a profecia e tirar as conclusões em cima do texto e contexto, assim teremos uma visão real, concreta e panorâmica.
Antes de tudo é necessário estudarmos as causas que provocaram a ira de Deus, a tal ponto de vir uma profecia tão pesada e cruel. A Profecia é destinada para os moradores de Jerusalém, o Reino de Judá mais especificamente. Quando este povo estava corrompido a tal ponto de sacrificar seus filhos e varias crianças inocentes aos falsos deuses pagãos. Faremos aqui um breve estudo temático sobre o assunto refutando assim toda e qualquer falácia em cima de Jeremias 19:9, relatando toda historicidade do assunto.

Jeremias 19: 2. E sai ao Vale do Filho de Hinom, que está à entrada da porta do sol, e apregoa ali as palavras que eu te disser;
3. E dirás: Ouvi a palavra do Senhor, ó reis de Judá, e moradores de Jerusalém. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei um mal sobre este lugar, e quem quer que dele ouvir retinir-lhe-ão os ouvidos.
4. Porquanto me deixaram e alienaram este lugar, e nele queimaram incenso a outros deuses, que nunca conheceram, nem eles nem seus pais, nem os reis de Judá; e encheram este lugar de sangue de inocentes.
5. Porque edificaram os altos de Baal, para queimarem seus filhos no fogo em holocaustos a Baal; o que nunca lhes ordenei, nem falei, nem me veio ao pensamento.
6. Por isso eis que dias vêm, diz o Senhor, em que este lugar não se chamará mais Tofete, nem o Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança.
7. Porque dissiparei o conselho de Judá e de Jerusalém neste lugar, e os farei cair à espada diante de seus inimigos, e pela mão dos que buscam a vida deles; e darei os seus cadáveres para pasto às aves dos céus e aos animais da terra.
8. E farei esta cidade objeto de espanto e de assobio; todo aquele que passar por ela se espantará, e assobiará por causa de todas as suas pragas.
9. E lhes farei comer a carne de seus filhos e a carne de suas filhas, e comerá cada um a carne do seu amigo, no cerco e no aperto em que os apertarão os seus inimigos, e os que buscam a vida deles.
10. Então quebrarás a botija à vista dos homens que forem contigo.
11. E dir-lhes-ás: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se, e os enterrarão em Tofete, porque não haverá mais lugar para os enterrar.
12. Assim farei a este lugar, diz o Senhor, e aos seus moradores; sim, para pôr a esta cidade como a Tofete.
13. E as casas de Jerusalém, e as casas dos reis de Judá, serão imundas como o lugar de Tofete, como também todas as casas, sobre cujos terraços queimaram incenso a todo o exército dos céus, e ofereceram libações a deuses estranhos.
14. Vindo, pois, Jeremias de Tofete onde o tinha enviado o Senhor a profetizar, se pôs em pé no átrio da casa do Senhor, e disse a todo o povo:
15. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Eis que trarei sobre esta cidade, e sobre todas as suas vilas, todo o mal que pronunciei contra ela, porquanto endureceram a sua cerviz, para não ouvirem as minhas palavras.

a)     As Atividades desenvolvidas no Vale de Hinom

Jeremias 32:35 - E edificaram os altos de Baal, que estão no Vale do Filho de Hinom, para fazerem passar seus filhos e suas filhas pelo fogo a Moloque; o que nunca lhes ordenei, nem veio ao meu coração, que fizessem tal abominação, para fazerem pecar a Judá.

Essas práticas eram desprezíveis diante dos olhos de Deus, que tinha repulsa a esses rituais pagãos e diabólicos.

Jeremias 7:30 Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la. 31 E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.

b)     O Vale de Hinom e seu significado

A Palavra Geena (do hebraico גֵיא בֶן-הִנֹּם, transl. Geh Ben-Hinom, literalmente "Vale do Filho de Hinom") é um vale em torno da Cidade Antiga de Jerusalém, e que veio a tornar-se um depósito onde o lixo era incinerado. Atualmente é conhecido como Uádi er-Rababi. (FONTE: WIKIÉDIA).  O erudito judeu David Kimhi (1160? -1235?) diz o seguinte como possível explicação sobre Tofete:
“Nome do lugar em que eles faziam seus filhos passarem pelo fogo para Moloque. O nome do lugar era Tofete, e diziam que era chamado assim porque eles dançavam e tocavam pandeiros [hebr.: tuppím] por ocasião da adoração, para que o pai não escutasse os gritos do filho quando o estivessem fazendo passar pelo fogo, e para que seu coração não ficasse agitado e ele o tirasse da mão deles. E esse lugar era um vale que pertencia a um homem chamado Hinom, de modo que era chamado de ‘Vale de Hinom’ e de ‘Vale do Filho de Hinom’. E Josias conspurcou aquele lugar, reduzindo-o a um lugar impuro, para nele se lançarem carcaças e toda impureza, a fim de que nunca mais subisse ao coração do homem fazer seu filho ou sua filha passar pelo fogo para Moloque.” (FONTE: Bíblia Rabbinica, Jerusalém, 1972).


c)     Localização do Vale de Hinom

Localização no Vale de Hinom: O vale de Hinom encontrava-se ao Sudoeste e ao Sul da antiga Jerusalém. (Josué 15:8; Josué 18:16; Jeremias 19:2, Jeremias 19:6). O vale estende-se para o Sul desde as imediações do actual Portão de Jaffa, conhecido em árabe por Bab-el-Khalil, vira abruptamente para o Este no canto Sudoeste da cidade, e segue ao longo do lado Sul ao encontro dos vales de Tiropeom e do Cédron, num ponto perto do canto Sudeste da cidade. Numa zona um pouco acima do local onde este vale converge com os vales do Tiropeom e do Cédron, existe uma área mais larga. Provavelmente era aqui a localização de Tofete (também grafado Tofet ou Tofeth, conforme as traduções), mencionado em II Reis 23:10. No lado Sul do vale, perto da sua extremidade oriental, encontra-se o lugar tradicional de Aceldama (ou Acéldama ou Hacéldama), o "Campo de Sangue", o campo do oleiro comprado com as trinta moedas de prata de Judas Iscariotes (Mateus 27:3-10; Atos 1:18-19). Mais para cima, o vale é bastante estreito e fundo, com muitas câmaras sepulcrais nos socalcos dos seus penhascos. (FONTE WIKIPÉDIA)

d)     O que se realizava no Vale de Hinom?

Práticas de sacrifícios humanos eram constantes, no tempo do governo de Acaz (rei de Judá) e Manassés, os sacrifícios eram ofertados as divindades pagãs de nações vizinhas, entre eles destaca-se Moloque (Moloc ou Moloch, conforme as traduções).

2 Crônicas 28: 1 Tinha Acaz vinte anos de idade, quando começou a reinar, e dezesseis anos reinou em Jerusalém; e não fez o que era reto aos olhos do SENHOR, como Davi, seu pai. 2 Antes andou nos caminhos dos reis de Israel, e, além disso, fez imagens fundidas a Baalins. 3 Também queimou incenso no vale do filho de Hinom, e queimou a seus filhos no fogo, conforme as abominações dos gentios que o Senhor tinha expulsado de diante dos filhos de Israel. 4 Também sacrificou, e queimou incenso nos altos e nos outeiros, como também debaixo de toda a árvore verde.
5 Por isso o Senhor seu Deus o entregou na mão do rei dos sírios, os quais o feriram, e levaram dele em cativeiro uma grande multidão de presos, que trouxeram a Damasco; também foi entregue na mão do rei de Israel, o qual lhe infligiu grande derrota.

e)     Como o Rei Acaz provocou a Ira do SENHOR, e trouxe Maldição para toda a Nação?

2 Crônicas 28: 21 Porque Acaz tomou despojos da casa do Senhor, e da casa do rei, e dos príncipes, e os deu ao rei da Assíria; porém não o ajudou.
22 E ao tempo em que este o apertou, então ainda mais transgrediu contra o Senhor, tal era o rei Acaz.
23 Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e de todo o Israel.
24 E ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, e fez em pedaços os utensílios da casa de Deus, e fechou as portas da casa do Senhor, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o Senhor Deus de seus pais.
26 Ora, o restante dos seus atos e de todos os seus caminhos, tanto os primeiros como os últimos, eis que estão escritos no livro dos reis de Judá e de Israel.


f)       O Atos do Rei Acaz e Manassés para Provocar a Ira de Deus em Jeremias 19:9

        I.            Tomar os Despojos da Casa do SENHOR e entrega ao Rei da Assíria
2 Crônicas 28: 21 Porque Acaz tomou despojos da casa do Senhor, e da casa do rei, e dos príncipes, e os deu ao rei da Assíria; porém não o ajudou.
      II.            Transgredir contra o SENHOR, em tempo de aperto ao invés de se arrepender .2 Crônicas 28: 22 E ao tempo em que este o apertou, então ainda mais transgrediu contra o Senhor, tal era o rei Acaz.
    III.            Sacrificar aos deuses estrangeiros, nestes sacrifícios até crianças eram sacrificadas 2º Crônicas 28: 23 Porque sacrificou aos deuses de Damasco, que o feriram e disse: Visto que os deuses dos reis da Síria os ajudam, eu lhes sacrificarei, para que me ajudem a mim. Porém eles foram a sua ruína, e de todo o Israel.
   IV.            Ajuntou os Utensílios da Casa do Deus
     V.            Despedaçar parte dos Utensílios da Casa de Deus
   VI.            Fechar as Portas da Casa de Deus
 VII.            Fazer para si altares em todos os cantos de Jerusalém
2ª Crônicas 28: 24 E ajuntou Acaz os utensílios da casa de Deus, e fez em pedaços os utensílios da casa de Deus, e fechou as portas da casa do Senhor, e fez para si altares em todos os cantos de Jerusalém.
VIII.            Em cada Cidade do Reino de Judá, Acaz como rei fez um altar para queimar incensos a outros deuses, pratica condenada em Êxodo 20:1-5.  Ver 2º Crônicas 28:25 Também em cada cidade de Judá fez altos para queimar incenso a outros deuses; assim provocou à ira o Senhor Deus de seus pais.


g)     Manassés, um neto mais pecaminoso do que o Avô

O Rei Manassés teve toda a oportunidade de parar com tais práticas de seu avô Acaz, porém, não fez isso, Manassés intensificou ainda mais as praticas pecaminosas de seu Avô Acaz.
2 Crônicas 33: 1 Tinha Manassés doze anos de idade, quando começou a reinar, e cinquenta e cinco anos reinou em Jerusalém.

ü Como Manassés provocou ainda mais a Ira de Deus?

        I.            Fazendo o que era mau diante os olhos de Deus. 2 Crônicas 33: 2 E fez o que era mau aos olhos do Senhor, conforme às abominações dos gentios que o Senhor lançara fora de diante dos filhos de Israel.
      II.            Reedificando os Altos que seu pai Ezequias havia derrubado
    III.            Levantando altares aos Baalins
   IV.            Fazendo bosques para cultos e rituais pagãos
     V.            Prostrando-se diante dos exércitos dos céus e servindo a eles violando êxodo 20:1-5.  2ª Crônicas 33: 3 Porque tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, tinha derrubado; e levantou altares aos Baalins, e fez bosques, e prostrou-se diante de todo o exército dos céus, e o serviu.
   VI.            Edificando altares a deuses estranhos dentro da própria casa de Deus. 2ª Crônicas 33: 4 E edificou altares na casa do Senhor, da qual o Senhor tinha falado: Em Jerusalém estará o meu nome eternamente.
 VII.            Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor. 2ª Crônicas 33: 5 Edificou altares a todo o exército dos céus, em ambos os átrios da casa do Senhor.
VIII.            Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom,
   IX.            Usou de adivinhações
     X.            Usou de agouros,
   XI.            Usou de feitiçarias,
 XII.            Consultou adivinhos
XIII.            Consultou encantadores
XIV.            Fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira. 2ª Crônicas 33: 6 Fez ele também passar seus filhos pelo fogo no vale do filho de Hinom, e usou de adivinhações e de agouros, e de feitiçarias, e consultou adivinhos e encantadores, e fez muitíssimo mal aos olhos do Senhor, para o provocar à ira.
XV.            Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus. 2ª Crônicas 33: 7 Também pôs uma imagem de escultura do ídolo que tinha feito, na casa de Deus, da qual Deus tinha falado a Davi e a Salomão seu filho: Nesta casa e em Jerusalém, que escolhi de todas as tribos de Israel, porei o meu nome para sempre.
XVI.            E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel. 2ª Crônicas 33: 9 E Manassés tanto fez errar a Judá e aos moradores de Jerusalém, que fizeram pior do que as nações que o Senhor tinha destruído de diante dos filhos de Israel.

h)     As Reformas do Rei Josias embasadas em 2 Reis 23:10-24

O Rei Josias, neto de Manassés, finalmente acabou com esta prática por profanar este lugar, especialmente em Tofete, tornando-o impróprio para a adoração a deuses estranhos (paganismo) conforme 2 Reis 23:10 que informa:

        I.            Profanou a Tofete, que está no vale dos filhos de Hinom, para que ninguém fizesse passar a seu filho, ou sua filha, pelo fogo a Moloque.
      II.            Também tirou os cavalos que os reis de Judá tinham dedicado ao sol, à entrada da casa do Senhor, perto da câmara de Natã-Meleque, o camareiro, que estava no recinto; e os carros do sol queimou a fogo.
    III.            Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito,
   IV.            O rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do Senhor;  
     V.            Esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom.
   VI.            O rei profanou também os altos que estavam defronte de Jerusalém, à mão direita do monte de Masite, os quais edificara Salomão, rei de Israel,
 VII.            Profanou altares consagrados a Astarote, a abominação dos sidônios,
VIII.            Profanou altares consagrados a Quemós, a abominação dos moabitas,
   IX.            Profanou altares consagrados a Milcom, a abominação dos filhos de Amom.
     X.            Semelhantemente quebrou as estátuas,
   XI.            Cortou os bosques e encheu o seu lugar com ossos de homens.
 XII.            Derrubou e deixou reduzido ao pó os altares feitos em Betel feitos por Jeroboão, filho de Nabate,
XIII.            Queimou os locais de adoração nos altos e queimou, esmiuçando deixando apenas o pó.
XIV.            Queimou o ídolo do Bosque
XV.            E, virando-se Josias, viu as sepulturas que estavam ali no monte; e mandou tirar os ossos das sepulturas, e os queimou sobre aquele altar, e assim o profanou, conforme a palavra do Senhor, que profetizara o homem de Deus, quando anunciou estas palavras. E disse: Deixai-o estar; ninguém mexa nos seus ossos. Assim deixaram estar os seus ossos com os ossos do profeta que viera de Samaria.
XVI.            Sacrificou todos os sacerdotes dos altos, que havia ali, sobre os altares, e queimou ossos humanos sobre eles; depois voltou a Jerusalém.
XVII.            O rei deu ordem a todo o povo, dizendo: Celebrai a páscoa ao Senhor vosso Deus, como está escrito no livro da aliança. Porque nunca se celebrou tal páscoa como está desde os dias dos juízes que julgaram a Israel, nem em todos os dias dos reis de Israel, nem tampouco dos reis de Judá.
XVIII.            E também os adivinhos, os feiticeiros, os terafins, os ídolos, e todas as abominações que se viam na terra de Judá e em Jerusalém, os extirpou Josias, para confirmar as palavras da lei, que estavam escritas no livro que o sacerdote Hilquias achara na casa do Senhor.

i)        Conceitos Religiosos Equivocados

A Tradução João Ferreira de Almeida traduziu equivocadamente Geena (Geena = Local do filho de Hinom, ou Vale de Hinom) como Inferno, ou lugar de juízo, outros setores religiosos traduziram como lugar de tormento eterno. Setores como Testemunhas de Jeová entendem a Geena como um símbolo de destruição eterna, e não como um lugar de tormento eterno. E tais conceitos são frutos de uma tradução errada da palavra Geena, que foi repetido há séculos até o presente momento, em pleno 2020; causando dentro de muitos setores religiosos confusão teológica.
Geena na verdade, foi um local antigo, fora da cidade, perto do muro de Jerusalém, como já foi escrito em ponto anterior. Lugar de práticas pagãs onde se sacrificavam seres humanos, animais, e até crianças para honrar e conseguir vitorias contra seus inimigos, era um local de feitiços, agouros, mortes, infanticídios e toda sortes de males e abominações diante os olhos de Deus. O Vale de Hinom durante o reinado de Josias, até o tempo de Cristo Jesus, foi um lugar que servia como lixão, para jogar os entulhos da cidade , onde o fogo era constantemente aceso com enxofre e não se apagava devido a quantidade gigantesca de lixo e cadáveres de animais insepultos, e os vermes não morriam mesmo diante do intenso calor, das chamas, os lixo era incinerado. Há também registros que no Vale de Hinom eram atirados os cadáveres de pessoas consideradas indignas.
Cristo faz uma alusão ao local para como símbolo alegando que no Hades, lugar de tormento, o sofrimento é eterno e não temporário.
Marcos 9:43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno *(Geena), para o fogo que nunca se apaga,
44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
45 E, se o teu pé te escandalizar, corta-o; melhor é para ti entrares coxo na vida do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno *(Geena), no fogo que nunca se apaga,
46 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
47 E, se o teu olho te escandalizar, lança-o fora; melhor é para ti entrares no reino de Deus com um só olho do que, tendo dois olhos, seres lançado no fogo do inferno *(Geena),
48 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.

*Acréscimo nosso (Geena)
Apocalipse 20:10 E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. 13 E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras. 14 E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. 15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

j)        As Profecias do Profeta Jeremias alertando o Povo

Jeremias 7:30 Porque os filhos de Judá fizeram o que era mau aos meus olhos, diz o Senhor; puseram as suas abominações na casa que se chama pelo meu nome, para contaminá-la.
31 E edificaram os altos de Tofete, que está no Vale do Filho de Hinom, para queimarem no fogo a seus filhos e a suas filhas, o que nunca ordenei, nem me subiu ao coração.
32 Portanto, eis que vêm dias, diz o Senhor, em que não se chamará mais Tofete, nem Vale do Filho de Hinom, mas o Vale da Matança; e enterrarão em Tofete, por não haver outro lugar.
33 E os cadáveres deste povo servirão de pasto às aves dos céus e aos animais da terra; e ninguém os espantará.
34 E farei cessar nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém, a voz de gozo, e a voz de alegria, a voz de esposo e a voz de esposa; porque a terra se tornará em desolação.

Colaboradores: Fernando e Chico Ponte

Comentários

Postagens mais visitadas