COMO MORREU SAUL? HÁ CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA ACERCA DA MORTE DE SAUL?


Como morreu o Rei Saul?

Temos aqui três relatos da morte do Rei Saul, e parecem a grosso modo contraditórios, mas, quando observamos os detalhes dos três relatos chegamos a uma conclusão mais clara sobre o que de fato aconteceu.

1 Samuel 31
2 Samuel 1
1 Crônicas 10
3. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e muito temeu por causa dos flecheiros.
4. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
5. Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.
6. Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia. 8. Sucedeu, pois, que, vindo os filisteus no outro dia para despojar os mortos, acharam a Saul e a seus três filhos estirados na montanha de Gilboa.
9. E cortaram-lhe a cabeça, e o despojaram das suas armas, e enviaram pela terra dos filisteus, em redor, a anunciá-lo no templo dos seus ídolos e entre o povo.
10. E puseram as suas armas no templo de Astarote, e o seu corpo o afixaram no muro de Bete-Sã.

1. E sucedeu que, depois da morte de Saul, voltando Davi da derrota dos amalequitas, ficou dois dias em Ziclague;
2. Ao terceiro dia um homem veio do arraial de Saul, com as vestes rotas e com terra sobre a cabeça; e, chegando ele a Davi, se lançou no chão, e se inclinou.
3. E Davi lhe disse: Donde vens? E ele lhe disse: Escapei do arraial de Israel.
4. E disse-lhe Davi: Como foi lá isso? Peço-te, dize-mo. E ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram, e morreram; assim como também Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos.
5. E disse Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes tu que Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos?
6. Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no.
7. E, olhando ele para trás de si, viu-me e chamou-me; e eu disse: Eis-me aqui.
8. E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequitas.
9. Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim.
10. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor.
3. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e temeu muito aos flecheiros.
4. Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.
5. Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava morto, também ele se lançou sobre a espada e morreu.
6. Assim morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente.
7. E, vendo todos os homens de Israel, que estavam no vale, que haviam fugido, e que Saul e seus filhos eram mortos, deixaram as suas cidades, e fugiram; então vieram os filisteus, e habitaram nelas.
8. E sucedeu que, no dia seguinte, vindo os filisteus a despojar os mortos, acharam a Saul e a seus filhos caídos no monte de Gilboa.
9. E o despojaram, e tomaram a sua cabeça e as suas armas, e as enviaram pela terra dos filisteus em redor, para o anunciarem a seus ídolos e ao povo.
10. E puseram as suas armas na casa do seu deus, e a sua cabeça afixaram na casa de Dagom.
11. Ouvindo, pois, toda a Jabes de Gileade tudo quanto os filisteus fizeram a Saul,

 

Saul foi gravemente ferido com uma flecha certeira, que lhe atingiu em ponto vital, a morte de Saul seria lenta e dolorosa, era uma ferida sem cura, e de morte certa.
1 Crônicas 10: 3. E a peleja se agravou contra Saul, e os flecheiros o alcançaram; e temeu muito aos flecheiros.

Resultado de imagem para MORTE DE SAULVendo a morte de perto, com uma flecha que lhe atingiu em ponto fatal, a flecha é tirada, mas Saul ainda estava vivo e gravemente ferido (2 Samuel 1:10), enquanto o exército inimigo se aproxima do Monte Gilboa. Saul previa a chegada de seus algozes, e não queria ser morto por eles. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela. 1 Samuel 31: 4

O Cronista confirma abertamente o relato do autor de 1 Samuel, declarando “Assim morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente. ” 1 Crônicas 10:6. Os dois escritores declaram a mesma coisa: Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia (1 Samuel 31:6)
 Porém, três dias depois vem o amalequitas informar a Davi, acerca do Rei Saul, e neste relato há algumas inconsistências:

Embora, os adversários de Saul tenham chegado ao local de sua morte no dia seguinte, nesse intervalo, veio o amalequitas, antes deles, e encontrando o cadáver de Saul, se apoderou de seus pertences mais valiosos a coroa e seu bracelete.
Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor. 2 Samuel 1:10

Talvez pelo porte de Saul, sendo um homem de elevada estatura, e forte por ser guerreiro de muito treinamento. Este tinha um filho, cujo nome era Saul, moço, e tão belo que entre os filhos de Israel não havia outro homem mais belo do que ele; desde os ombros para cima sobressaía a todo o povo.1 Samuel 9:2 e por falta de coragem não tenha se lançado completamente sobre sua espada, e vendo seu escudeiro tendo a impressão que ele estava morto, se matou sem antes concluir que de fato Saul estava morto, porém, isso é improvável, diante dos dois textos 1 Samuel 31:6 e 1 Crônicas 10:6. Que informa que Saul morreu ao se lançar sobre a espada.

     Refletindo sobre o Texto: Sobre a Morte do Rei Saul  

*      O Amalequita vai até Davi três dias depois da morte de Saul, tempo suficiente para “maquinar uma mentira”(2 Sm 1:1,2) , se fosse um fato iria até Davi no mesmo dia.
*      O Amalequita se apresenta premeditadamente com vestes rotas e com terra sobre a cabeça, programando a cena.
*      Informa que escapou do arraial de Israel, o que faria um amalequita num cenário de guerra?
*      Saul outrora havia atacado Agague chefe dos amalequitas, e Saul pedir para um amalequita mata-lo seria no mínimo estranho demais, porque era rival dos amalequitas.
*      O Amalequita começa narrando a notícia que todos já sabiam, que os Israelitas foram derrotados no campo de batalha e que Jônatas e Saul haviam morrido no conflito.
*      Primeiro conflito: O Amalequita diz que Saul havia morrido com Jônatas. E disse-lhe Davi: Como foi lá isso? Peço-te, dize-mo. E ele lhe respondeu: O povo fugiu da batalha, e muitos do povo caíram, e morreram; assim como também Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos.2 Samuel 1:4
*      Segundo Conflito: Segundo o amalequita, Saul estava encostado na Lança, mas Saul não estava com uma lança e sim com uma espada. Confira:
Relato do Amalequita
1 Samuel 31:4
1 Crônicas 10:4
2 Samuel 1:6 Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no.
4. Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.

*      Terceiro Conflito: O Exército adversário de Saul não sabia onde ele estava, só descobriram o local de Saul no dia seguinte. Saul teria escapado do combate com vida se não fosse ferido mortalmente com uma flecha. Embora, Saul previsse que uma hora ou outra seria encontrado, mas, somente foi encontrado pelos adversários no dia seguinte.
*      Quarto Conflito: O Amalequita diz que Saul estava apoiado sobre a “Lança” e não sobre a “espada”.
*      Quinto Conflito: Era do conhecimento de todos que Saul havia sido ferido em combate, mas, há forte e vários indícios que a flecha que atingiu Saul foi arrancada. O Amalequita alega que Saul estava angustiado e ferido, mas toda vida ainda estava em Saul “Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. 1 Crônicas 10:9. Por outro lado, os registros do autor de Samuel, notifica que Saul foi ferido e estava vivo, de certo a morte seria lenta e dolorosa, pois foi atingido por uma flecha de longe. O Amalequita não informa o paradeiro da espada de Saul, pois segundo os relatos registrados por 1 Samuel 31:4 e 1 Crônicas 10:4, foi com sua própria espada que Saul partiu para o suicídio.
*      Sexto Conflito: Saul já estava morto quando amalequita chegou, ele veio antes do exército adversário comparecer ao local e decapitar Saul. Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no.
*      Sétimo Conflito: Saul estava com todas as suas armas como se ler em 1 Samuel 31: 9,10 e 1 Crônicas 10:9,10. O Amalequita contabilizou apenas a lança, se é que Saul estava com uma Lança.
*      Oitavo conflito: Como Saul pressentiu o amalequita por trás dele? 2 Samuel 1: 7 E, olhando ele para trás de si, viu-me, e chamou-me; e eu disse: Eis-me aqui. 8. E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Ora, Saul estava esperando ser atacado, teria se colocado de pé e se colocado em posição de ataque, e não em condição de diálogo.
*      Nono conflito: Estranho Saul pedir para um amalequita mata-lo quando era um de seus desafetos. E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita. Sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim. Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te 2: Samuel 1:8 9. Não faz sentido Saul pedir para morrer nas mãos de um amalequita quando era inimigo desse povo.
*      Decimo Conflito: O Pajem de Saul foi omitido, o amalequita nada diz sobre o paradeiro do escudeiro, ele deveria estar vivo.  

O Amalequita veio antes dos filisteus invadirem o local e tomar posse dos despojos, e tomou posse indevidamente da coroa e do bracelete do Rei, e matou um rei (ungido) que deveria socorre-lo, mesmo sabendo que o mesmo ainda assim morreria, foi desleal, mesmo diante do pedido do rei gravemente ferido.  
2 Samuel 1:10. Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor.

Comentários

Postagens mais visitadas