Teologia da Prosperidade vs Teologia da Miséria
Segundo o Sábio Agur Tanto a Pobreza como a Riqueza são perigosa para a salvação, o rico pode adorar a Riqueza como Mamom e o pobre pode blasfemar contra Deus e roubar o seu próximo.
9 para que eu de farto não te negue, e diga: Quem é o Senhor? ou, empobrecendo, não venha a furtar, e profane o nome de Deus.
Muito se fala na Teologia da Prosperidade e pouco se fala da Teologia da Miséria, porquê? Porque a Teologia da Prosperidade está na Moda e evidencia, enquanto a Teologia da Miséria já caiu de moda há tempo, mas não de evidencia.
Os Defensores da Teologia da Prosperidade creem que Jesus Morreu no Calvário para que o ser humano seja:
- Seja Rico
- Próspero em todos os sentidos, e através de seus votos em dinheiro vivo,
- Afortunado
- Para adquirir mansões de luxo,
- Carros do anos,
- lojas e mais lojas,
- Fazendas,
- empresa de grande porte
- Abundantes de Recursos Materiais
- Ricos para honra e Glória de Deus.
- Creem ainda que a pobreza é simbolo de maldição divina.
- Pobreza é Pecado ou é resultado de pecado.
Enquanto os Defensores da Teologia da Miséria creem que Jesus morreu no calvário para que o ser humano seja:
- Seja pobre,
- Miserável
- Desgraçado,
- Desafortunado,
- tendo o que que comer já basta,
- sem teto,
- sem terra,
- descamisados,
- sem carro
- escassos de recursos materiais ...
- Miseráveis para honra e gloria de Deus .
- Creem que a Riqueza é simbolo de Maldição Divina
- Riqueza é pecado ou resultado de Pecado
Tem mais coisas incomuns nestas duas Teologias, não sou a favor de nenhuma dessas duas teologias, sou a favor da Teologia de Cristo, onde Paulo sabia ter muito, e também ter pouco.
Fl. 4: 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz será convosco.
10 Ora, muito me regozijo no Senhor por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo; do qual na verdade andáveis lembrados,
mas vos faltava oportunidade.
11 Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre.
12 Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade.
13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Sempre haverá Pobre e Ricos para Honra e Glória de Deus, na Igreja sempre haverá pobres e ricos muito úteis para a Igreja e para Cristo, como também sempre haverá pobres e ricos inúteis.
Há Cristãos que sempre serão Pobres, porque se prosperem se corromperão, colocarão seus corações em suas riquezas em seus bens materiais e serão condenados, levando também gente com eles para o inferno.
Há cristãos que serão Ricos , porque se não prosperar se corromperão, nas murmurações, na revolta contra Deus, não sabem lidar com as dificuldades financeiras da vida, nem com a escassez de recursos, morrem cedo porque não conseguem viver na miséria e leva gente junto para o inferno.
Pois no Inferno há muito Ricos e Pobres, no Céu também, Deus não despreza o Rico e nem o pobre, quando manda a Chuva é para todos. Há Ricos que são inúteis, assim como há pobres inúteis,
Há Pobres que são Muitos úteis como há Ricos muito Úteis;
Há Ricos genuínos no Amor de Cristo assim como Pobres genuínos no Amor de Cristo
Há Pobres que doam Tudo para Obra de Deus, e Ricos que não Doam Nada
Há Ricos que Doam tudo e não sabe dizer 'NÃO' para Obra de Deus,
Há Pobres que não Doam Nada para Obra de Deus, e somente dizem 'NÃO'.
Pv. 30: 14 Há gente cujos dentes são como espadas; e cujos queixais são como facas, para devorarem da terra os aflitos, e os necessitados dentre os homens.
15 A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá. Há três coisas que nunca se fartam; sim, quatro que nunca dizem: Basta;
Pv. 22: 2 O rico e o pobre se encontram; quem os faz a ambos é o Senhor.
Se as Riquezas no Antigo Testamento era simbolo de Benção, na vida de Abel, Abraão, Isaque, Jacó, Davi , Salomão, Jó e tantos outros, porque no Novo Testamento a Riqueza será simbolo de Maldição? Seria porque é mais fácil um camelo entra num buraco de uma agulha do que um rico no Reino do Céu? Mas Cristo salientou que para Deus nada é impossível.
É verdade que a maioria dos ricos colocam o coração nas riquezas, assim como muitos pobres são de olhos altivos e também colocam seu coração nos poucos bens materiais que possuem.
Seria a Pobreza uma maldição? Porque Cristo no seu trono de Glória escolheu um lar pobre para nascer? Ele muitas tem razões especiais para tal pergunta, é uma delas seria para confundir a muitos, como de fato confunde.
Conclusão: A Verdade pura e cristalina é essa tanto Ricos como pobres precisam de um Salvador, e este Salvador é Cristo. E mais No Evangelho de Cristo sempre há espaço para Ricos e Pobres, ao longo da História da Igreja de Cristo temos personagens Pobres como a Viúva e sua oferta, e ricos como José de Arimateia e Zaqueu. Entre os servos de Deus desde Gênesis ao Apocalipse encontramos pessoas de poucos recursos e muitos recursos a serviço do Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, que veio ao mundo como pobre, mas rico dono de todo ouro e toda prata. No Reino de Deus todos são iguais e no Reino Celestial todos serão iguais.
Querido Pr Jéferson.
ResponderExcluirTem muita gente confundindo pobreza com humildade e riqueza com soberba.Eu conheço pobres soberbos e ricos humildes,tenho certeza que o irmão também.Logo,estes sentimentos nada tem a ver com ter ou deixar de ter recursos e sim com aquilo que o inimigo semeie em nosso coração.
Quando ao pedido que fez esteja a vontade para utilizar o material que o irmão desejar.
Que tudo seja feito para a glória e a honra do nosso Senhor.
Paz!