FELIZ AQUELE QUE PEGAR EM TEUS FILHOS E DER COM ELES NAS PEDRAS???


Sl 137:9. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Resultado de imagem para feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedrasEssa frase que os céticos, ateus, agnósticos e outros atribuem a Deus, quando na verdade é um “Clamor do povo de Jerusalém”, é injusto e desonesto atribuir a Deus uma frase que ele não falou, tal frase acima escrita como tema dessa postagem é uma prece (oração) do povo de Jerusalém, clamando por justiça diante das atrocidades sofridas diante dos Babilônios. 

        I.            

 A Saudade da Terra Natal e das Benevolências do SENHOR

O Texto sagrado trata de uma ocasião em que o povo de Jerusalém estava em cativeiro na Babilônia, este povo estava com saudades de Sião e das benevolências do SENHOR Deus. Sl. 137: 1. JUNTO aos rios da Babilônia, ali nos assentamos e choramos, quando nos lembramos de Sião. 2. Sobre os salgueiros que há no meio dela, penduramos as nossas harpas.
Os babilônios ouviam a fama dos louvores em Jerusalém, que eram tocantes na alma e no espírito dos ouvintes, e por motivo de escarnio ou carência solicitavam aos judeus para cantar tais hinos, mas havia uma recusa.  Sl 137: 3. Pois lá aqueles que nos levaram cativos nos pediam uma canção; e os que nos destruíram, que os alegrássemos, dizendo: Cantai-nos uma das canções de Sião.4. Como cantaremos a canção do Senhor em terra estranha?

      II.            Promessas de Restauração

Nesse salmo há uma prece, invocando socorro ao SENHOR Deus, e nela contem promessas do Deus Eterno. Sl. 137: 5. Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, esqueça-se a minha direita da sua destreza. 6. Se me não lembrar de ti, apegue-se-me a língua ao meu paladar; se não preferir Jerusalém à minha maior alegria.
Os Edomitas foram um dos povos que motivaram os Babilônios para “arrasar” com Jerusalém e seus moradores. Sl 137: 7. Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.

    III.            Os Requintes de Crueldade

Os requintes de maldade e crueldade com que os Babilônios fizeram com o povo de Jerusalém foram indescritíveis e dos mais diversos. Cito apenas 03:
1.      O Desterro: Arrancando de suas terras o povo e levando cativo causam pelos 03 impactos:
a)     Sensação de Impotência perante os inimigos
b)     Sensação de grande perda ocasionando profunda angustia (depressão) ao ficar distante da terra natal contra sua própria vontade
c)      Sensação de Estranheza e dificuldade de adaptação a nova terra, onde residia um povo de língua estranha e de cultura diferente.

2.      Destruição da Cidade: Queimaram os olivais, as videiras e todas as plantações que serviam de sustento, além de destruírem casas, assaltarem os palácios, templos e as casas dos mais ricos e poderosos da cidade. Colocando os senhores e poderosos na condição de servidão, submetendo-os ao serviço escravo.

3.      Morte de Inocentes e Indefesos: Idosos foram mortos covardemente, mulheres gestantes tiveram seus ventres rasgados ao fio da espada e tirado de seu interior as crianças na frente de seus familiares, os doentes foram executados por não puderem andar até Babilônia. Os poucos que resistiam eram mortos porque o número de soldados babilônios era maior.

   IV.            Clamor de Justiça que ateus, céticos, agnósticos e outros atribuem a Deus como se ele tivesse dito

“Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras. (Sl. 137:9)

O Clamor por Justiça do povo de Jerusalém foi confundido com a “Palavra de Deus”, ora, não foi Deus que disse a famosa frase:Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras. (Sl. 137:9) Este era o clamor do povo de Jerusalém, essa fala não pode e nem deve ser compreendida com a fala de Deus. O Povo de Jerusalém clamava por vingança e justiça e nas suas preces foram registradas as palavras que seguem abaixo:
Sl 137: 7. Lembra-te, Senhor, dos filhos de Edom no dia de Jerusalém, que diziam: Descobri-a, descobri-a até aos seus alicerces.
Sl 137: 8. Ah! Filha de Babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.
Sl 137:9. Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.

Essa narrativa é do povo de Jerusalém, eles estão invocando a Deus por justiça, e são eles, os habitantes de Jerusalém, e mais precisamente o salmista possivelmente o profeta Jeremias, pois Davi morreu muitos anos antes do Cativeiro, e o salmo foi escrito por um salmista quando estava no cativeiro babilônico, por volta de 580 a.C. Então, é um ato de desonestidade intelectual, ou ignorância alegar que foi Deus que disse ou que ordenou arrebentar crianças em rochas.

Comentários

Postagens mais visitadas