ISAIAS 43 E O MESSIAS

 Os textos bíblicos trazem consigo interpretações literais, tipológicas, figuradas e midrashticas, embora não seja de particular interpretação, deve ser respeitado e colocado acima de tudo o conteúdo do texto e contexto, deturpações são possíveis, porém, não aceitáveis, para interpretação correta e coerente deve-se ser analisado texto e contexto, concordância com o texto, analise histórica, as condições, época e tudo aquilo que envolve o texto sem sair dele, e as motivações do escritor.

 


Isaías 43 [ACF]:1 - Mas agora, assim diz o SENHOR que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.

A Promessa inicialmente refere-se ao patriarca Jacó, e na sequencia dirige-se a todos os descendentes de Jacó, e analisando sob esta realidade, compreende-se e aceita-se o Cristo incluso entre os descendentes de Jacó, portanto, a profecia abrange o patriarca Jacó, a nação Israel e todos os descendentes de Jacó, incluindo o Cristo, descendente da tribo de Judá, filho de Jacó.

 

Proteção

Isaias 43:2 - Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

O Deus Elohym assegura proteção em qualquer circunstância e perigo, pelas águas, pelo fogo, e pode ser compreendido da seguinte maneira:

Aguas= Tragédias naturais semelhante ao Grande Diluvio e diante do Mar Vermelho e Jordão assiste-se o sobrenatural de Deus.

Fogo = Guerras

Exemplo, os misseis disparados pelo Irã de 13 e 14 de abril, ironicamente num shabat, mais de 90% foram dispersos pelo domo, escudo antimíssil de Israel, e há relatos de haver falhas no sistema durante os ataques e nesses períodos de falhas, técnicos, autoridades israelenses e militares presenciaram “milagres” na defesa de Israel cobrindo aquilo que o campo de ferro não poderia cobrir durante a falha. Episódios semelhantes temos nas Guerras dos Seis Dias (5 a 10 de julho de 1967).

Em relação ao Cristo, será que ouve livramento? Sim! Diante das águas, o apóstolo Pedro questionou: Quem é este que até os ventos e os mares lhe obedecem?

Marcos 4 [ACF]:41 - E sentiram um grande temor, e diziam uns aos outros: Mas quem é este, que até o vento e o mar lhe obedecem?

Cristo venceu a morte e cumpre-se profecias acerca do mesmo

Oseias 13 [ACF]:14 - Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos.

Compare

Coríntios I 15 [ACF]:55 - Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?56 - Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.57 - Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo. 58 - Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

 

Isaias 43:3

Porque eu sou o SENHOR teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador: dei o Egito por teu resgate, a Etiópia e Seba por ti.


Existe um Deus que peleja por Israel, e pelo seu ungido/Messias, nesse padrão enquadra-se o Cristo, na condição humana.

4 - Visto que foste precioso aos meus olhos, também foste honrado, e eu te amei, assim dei os homens por ti, e os povos pela tua vida.

Considerando o hebraico como uma língua atemporal tanto Israel, como Cristo foram, são e sempre serão preciosos perante os olhos de Deus, honrados, exaltados sobre a terra, amados, homens e povos são dados por Israel e por seu Ungido/Messias, o Cristo.

Nações do mundo aprenderam a amar o Deus Verdadeiro através de Cristo e de seus seguidores, algo negligenciado por Israel por muito tempo, o êxito do cristianismo em levar ao Mensagem dos Deus de Israel nos quatro cantos do mundo é devidamente reconhecido por qualquer pessoa observadora.  

Atos dos Apóstolos 2 [ACF]: 4 - E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.5 - E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.

Atos 2:6 - E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.7 - E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?8 - Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?

Atos 2: 9 - Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,10 - E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,11 - Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.

O que Israel não conseguiu fazer em 1.000 anos Cristo conseguiu em menos de 100 anos, levar ao mundo todo a mensagem da Lei, dos Salmos e dos profetas na integra sem corrompe-los, sem sincretismo no mundo inteiro,

Isaias 43:9 - Todas as nações se congreguem, e os povos se reúnam; quem dentre eles pode anunciar isto, e fazer-nos ouvir as coisas antigas? Apresentem as suas testemunhas, para que se justifiquem, e se ouça, e se diga: Verdade é.

Pelo menos 2/3 da população mundial conhece O Deus de Israel associado ao Cristo que veio há quase 2.000 anos atrás. Contando com o Islamismo, Maomé encara o Cristo como um grande profeta e inseriu parte do antigo testamento e do novo no Alcorão e conseguiu 1/3 da população mundial. E o cristianismo noutra ponta conseguiu arrebanhar mais 1/3 da população da superfície da terra.

Compare

Isaias 43:5 - Não temas, pois, porque estou contigo; trarei a tua descendência desde o oriente, e te ajuntarei desde o ocidente.6 - Direi ao norte: Dá; e ao sul: Não retenhas; trazei meus filhos de longe e minhas filhas das extremidades da terra,7 - A todos os que são chamados pelo meu nome, e os que criei para a minha glória: eu os formei, e também eu os fiz.

 

Os Sinais e Prodígios

 

Isaias 43:8 - Trazei o povo cego, que tem olhos; e os surdos, que têm ouvidos.

Quando judeus convictos fora do cristianismo conseguiu abrir os olhos dos cegos? Qual judeu além de Cristo abriu os ouvidos dos surdos literal e simbolicamente nos quatro cantos do mundo? Onde acontece milagres sobrenaturais invocando o Deus de Israel, dentro das sinagogas ou dentro das igrejas cristãs?  

 

Ø  Meu Servo, e não meus servos, minha testemunha e não minhas testemunhas  

Isaias 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que antes de mim Deus nenhum se formou, e depois de mim nenhum haverá.

Deus não apresenta um povo, e sim uma pessoa como servo fiel e testemunha. O Masshia vem com a finalidade de restabelecer a verdadeira pratica do judaísmo autentico e cristão, revelando a Lei, interpretando os Salmos e os profetas da maneira correta sem erros, sem mentiras, sem corrupção, sem heresias...

A Lei

Mateus 5 [ACF]:17 - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.18 - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.

 

Ø  Salmos e Profetas

Lucas 24 [ACF]:44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.45 - Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

Lucas 24:46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,47 - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. 48 - E destas coisas sois vós testemunhas.

Analisando as “interpretações” de supostos rabinos e “doutores” de Israel, tem se distanciado muitíssimo do verdadeiro conteúdo e mensagem dos profetas, distorções dos salmos, e principalmente interpretações da Lei Mosaica (Torah), tudo com apenas um objetivo negar Cristo como o Messias, ou um Messias.

 

Ø  Nenhum Deus se formou, Único Deus

Isaias 43:11 - Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador.12 - Eu anunciei, e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e Deus estranho não houve entre vós, pois vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor; eu sou Deus.

Cristo vindo em carne não apresentou outro Deus além do Deus de Israel, porém, revelou um Deus Elohym, numa unidade composta de Pai, Filho e Espírito Santo, apoiando-se nas Escrituras Sagradas.

O Espírito de Vida que pairava sobre a face das águas desde a fundação do mundo

Génesis 1 [ACF]:2 - E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

O Papel regenerador do Espírito Santo

Génesis 6 [ACF]:3 - Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

Ezequiel 36 [ACF]:27 - E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis.28 - E habitareis na terra que eu dei a vossos pais e vós sereis o meu povo, e eu serei o vosso Deus.

O Deus Filho que viria como o Messias/ Masshia encarnado, vivendo com os homens, comendo e bebendo, em comunhão com Deus e os homens, o único intermediário entre Deus e os homens, diante do fracasso de Israel que se corrompeu e negligenciou em sua missão de servir de intermediário entre Deus e os homens.

Percebe-se uma Divindade trabalhando em favor da humanidade, por meio e seu Espírito Santo convencendo o homem do pecado, e Cristo servindo de intermediário entre Deus e o homens.

 

Não há outro Salvador

Isaías 6 [ACF]:8 - Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Isaías 53 [ACF]:1 - Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do SENHOR?2 - Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos.

Isaias 53: 3 - Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.4 - Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

O Cristo foi enviado como único e suficiente Salvador, enviado por Deus, é a oportunidade única, não pode ser recusado, primeiro ele resgata o homem espiritualmente, depois ele é entronizado no mundo, como rei dos Reis e SENHOR dos senhores.

João I 4 [ACF]:13 - Nisto conhecemos que estamos nele, e ele em nós, pois que nos deu do seu Espírito.14 - E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo.15 - Qualquer que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus está nele, e ele em Deus.

João I 4:16 - E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele.    

 

Profecia emitida para quem estava no Cativeiro de Babilônia

Isaias 43:13 - Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?14 - Assim diz o SENHOR, vosso Redentor, o Santo de Israel: Por amor de vós enviei a Babilônia, e a todos fiz descer como fugitivos, os caldeus, nos navios com que se vangloriavam.

A Profecia possui tripla referência, passado, presente e futuro, Deus sempre enviará socorro em favor dos justos, e adoradores, seja judeu ou gentílico, assim fez ao ouvir o clamor de Nínive no tempo do ministério de Jonas quando o povo genuinamente se arrepender e invoca-lo ele ENVIARÁ socorro, ele não precisa salvar, basta enviar “SALVADORES”.

Crónicas II 7 [ACF]:14 - E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

 

Isaias 43:15 - Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei.16 - Assim diz o Senhor, o que preparou no mar um caminho, e nas águas impetuosas uma vereda;17 - O que fez sair o carro e o cavalo, o exército e a força; eles juntamente se deitaram, e nunca se levantarão; estão extintos; como um pavio se apagaram.

Compare

Salmos 135 [ACF]:8 - O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais;9 - O que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos;10 - O que feriu muitas nações, e matou poderosos reis:11 - A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã;

Salmos 136 [ACF]:10 - O que feriu o Egito nos seus primogênitos; porque a sua benignidade dura para sempre;15 - Mas derrubou a Faraó com o seu exército no Mar Vermelho; porque a sua benignidade dura para sempre.

Faraó e seus exércitos foram extintos, e de certo seus cronistas tiveram muita dificuldade para escrever sua biografia composta de sucessivas derrotas para um povo visto como “verme”, bichinho” de Israel. Faraó sem sucessor para o trono, quem daria continuação a sua história? Senão os vitoriosos, que o diga: Israel.

43:18 - Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas.19 - Eis que faço uma coisa nova, agora sairá à luz; porventura não a percebeis? Eis que porei um caminho no deserto, e rios no ermo.

Ø  O Reino Milenial do Cristo por que ainda não foi estabelecido?

Isaias 43: 20 - Os animais do campo me honrarão, os chacais, e os avestruzes; porque porei águas no deserto, e rios no ermo, para dar de beber ao meu povo, ao meu eleito.21 - A esse povo que formei para mim; o meu louvor relatarão.

As Promessas para com Israel, a não estão de pé, mas, o povo, tem de voltar ao primeiro amor, amar o Deus Eterno com todo coração, força, alma e mente, e ao próximo como a si mesmo.

O Messias / Masshia não pode ser entronizado antes da conversão autentica e de coração do povo de Israel, há 2 milênios crucificaram um homem que defendia a Lei de Moisés, recitava os salmos e apontava o cumprimento das profecias em si mesmo, causando confusão em alguns setores religiosos e políticos do judaísmo e da política.

Isaías 43:22 - Contudo tu não me invocaste a mim, ó Jacó, mas te cansaste de mim, ó Israel.23 - Não me trouxeste o gado miúdo dos teus holocaustos, nem me honraste com os teus sacrifícios; não te fiz servir com ofertas, nem te fatiguei com incenso.24 - Não me compraste por dinheiro cana aromática, nem com a gordura dos teus sacrifícios me satisfizeste, mas me deste trabalho com os teus pecados, e me cansaste com as tuas iniquidades.

Ø  Deus apto a perdoar

Isaias 43:25 - Eu, eu mesmo, sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro.26 - Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar.

Ø  Por que Jacó foi entregue ao Anátema e a Vergonha?

Isaias 43: 27 - Teu primeiro pai pecou, e os teus intérpretes prevaricaram contra mim.28 - Por isso profanei os príncipes do santuário; e entreguei Jacó ao anátema, e Israel ao opróbrio.

Hoje Israel está debaixo de maldição, devido aos seus falsos mestres, denunciados por Pedro, Paulo e outros profetas. E pelo próprio Cristo, a nação é envergonhada e desprezada por causas de rabinos negligentes, é logico que não se aplica a todos por que há ressalvas, há doutores e rabinos compromissados com o Reino de Deus. E um rabisco de Israel, um remanescente que ainda clama ao Deus Verdadeiro, por causa disso a nação é consumida.

Os supostos interpretes de Israel negligenciado, distorcido, vilipendiado... a Lei de Moisés (Torah) e distorcido as profecias dos profetas colocando em xeque a própria palavra de Deus.

A Lei, os Salmos e os profetas foram divinamente inspirados por Deus, e Deus é um excelente comunicador, e mestre, sua fala e instrução não são complexas, e seu Espírito Santo, está a nossa disposição para nos explicar os supostos “enigmas” das Escrituras Sagradas.

 Jeremias 24 [ACF]:7 - E dar-lhes-ei coração para que me conheçam, porque eu sou o Senhor; e ser-me-ão por povo, e eu lhes serei por Deus; porque se converterão a mim de todo o seu coração.

Jeremias 31 [ACF]:33 - Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.

Jeremias 31:34 - E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados.

Portanto, dispensa-se interpretes, doutores, contrários a palavra de Deus, é a distorção da Palavra que Satanás usou 

Comentários

Postagens mais visitadas