ISAIAS 53 TEM ALGUMA COISA HAVER COM CRISTO OU COM ISRAEL?

 


Isaias 53 é uma Profecia Messiânica?

 Isaías 53 :1 Quem deu crédito à nossa pregação? E a quem se manifestou o braço do Senhor?

Isaías 53 :1 Quem deu crédito à nossa pregação? A Mensagem de Cristo, trazendo o Evangelho genuíno, autentico e verdadeiro composto não penas de palavras, mas, também de autoridade acompanhada de milagres e sinais prodigiosos  

1 Coríntios 2:4 E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;

1 Coríntios 4:20 Porque o reino de Deus não consiste em palavras, mas em poder.

Isaías 53: 1... E a quem se manifestou o braço do Senhor? ... O braço do SENHOR se manifestou não penas a favor de Israel, mas, também em favor de todas as nações.

João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

 O Braço do SENHOR se manifestou principalmente  em favor do Senhor  Jesus Cristo, um profeta tão surpreendente quanto Moisés.

 

Deuteronômio 4:34 Ou se Deus intentou ir tomar para si um povo do meio de outro povo com provas, com sinais, e com milagres, e com peleja, e com mão forte, e com braço estendido, e com grandes espantos, conforme a tudo quanto o Senhor vosso Deus vos fez no Egito aos vossos olhos?

 

Deuteronômio 18: 15 O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis; 16 Conforme a tudo o que pediste ao Senhor teu Deus em Horebe, no dia da assembleia, dizendo: Não ouvirei mais a voz do Senhor teu Deus, nem mais verei este grande fogo, para que não morra. ...18- Eis lhes suscitarei um profeta do meio de seus irmãos, como tu, e porei as minhas palavras na sua boca, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.

 

Isaias 53: 2 Pois foi crescendo como renovo perante ele, e como raiz que sai duma terra seca…O Mestre teve a oportunidade de nascer num tempo mais recente com diversos recursos tecnológicos e abundancia de alimentos e recursos naturais, porém, contrariando a tudo e a todos nasce num tempo de escassos recursos tecnológicos e naturais, a fome, as doenças, a miséria era gritante dentro do Império Romano e de suas províncias.

 

Lucas 1: 28 E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres. 29 E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta. 30 Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.

O Messias poderia também haver nascido dentro dos palácios de Cesar Augusto, o imperador, ou no Palácio de Herodes, todavia, escolhe uma simples manjedoura, e casal humilde e simples, compromissados com Deus.  

 

Lucas 2: 7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.

Isaias 53: 2... não tinha formosura nem beleza e quando olhávamos para ele... O Rosto de Cristo estava deformado em virtude dos espancamentos, seu rosto estava com vários hematomas.

Marcos 15:19 E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.

Mateus 27: 29 E, tecendo uma coroa de espinhos, opuseram-lhe na cabeça, e em sua mão direita uma cana; e, ajoelhando diante dele, o escarneciam, dizendo: Salve, Rei dos judeus.

Mateus 27: 67 Então cuspiram-lhe no rosto e lhe davam punhadas, e outros o esbofeteavam,

Isaias 53:2... nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos.

 

Isaias 53: 3 Era desprezado, e rejeitado dos homens; homem de dores, e experimentado nos sofrimentos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

 

Esses caracteres não cabem em Israel como nação, e se cabe, cabe também no Messias, o Cristo.

 

Isaias 53: 4 Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades... Quando Israel como nação levou sobre si as nossas enfermidades? Nunca! ... Porém, o Cristo de fato ... carregou com as nossas dores; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

 

Isaias 53: 5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; Deus nunca feriu Israel por causa dos gentílicos, jamais a nação de Israel foi esmagada por causa das iniquidades dos povos.

Isaias 53: 5... o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.... Em qual momento o castigo que nos traz a paz estava sobre Israel, senão em Cristo?

 

João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

João 16:33 Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.

 

Isaias 53: 6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas.... Não somente Israel estava como ovelhas desgarradas, doravante, todas as nações, a humanidade inteira estava como ovelha desgarrada e “”cada um se desviava pelo seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. ” Isaias 53:6

 

Isaias 53:7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a boca... Ele permaneceu calado o tempo todo, e somente falava quando invocado em nome de Deus ou obrigado pelas autoridades, porém, tinha tudo para falar em sua defesa e nada falou para se defender “Como um cordeiro que é levado ao matadouro, e como a ovelha que é muda perante os seus tosquiadores, assim ele não abriu a boca. ” Isaias 53:7

 

Isaias 53: 8 Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado.... Em qual ocasião a nação de Israel oi arrebatada? Nenhum! Sempre esteve entre nós. Mas, o Cristo fisicamente foi arrebatado do meio de nós, ascendeu aos céus e do modo que subiu

Lucas 24: 51 E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu.

Atos 1: 9 E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. 10 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. 11 Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

Isaias 53:8... E quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo? .... Todos nós! Infelizmente alguns tentam negar essa realidade. Israel nunca foi ferido por causa da transgressão do povo, mas, Cristo sim, esse foi ferido.

Isaias 53: 9 E deram-lhe a sepultura com os ímpios.... Esse ponto de modo algum cabe em Israel, quando a nação de Israel foi sepultada? Jamais! Porém, o Cristo foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou e foi sepultado no tumulo do senado romano José de Arimáteia, homem rico, a profecia se encaixa perfeitamente no perfil de Cristo em todos os pontos.

Isaias 53:9... e com o rico na sua morte, embora nunca tivesse cometido injustiça, nem houvesse engano na sua boca.

Isaías 53: 10 Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar... Podemos concordar no sentido de Israel como nação haver em algum momento histórico ter sido esmagado e enfermado perdendo sua identidade como nação, todavia, não há como negar que esses caracteres proféticos também se encaixam em Cristo.

Isaias 53: 10.... Quando ele se puser como oferta pelo pecado... A Nação de Israel nunca se colocou como oferta pelo pecado das nações.

Isaias 53:10...verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos.

O Cristo fez a sua posteridade, Israel, sua igreja, seus seguidores, prolongar seus dias, e a vontade do SENHOR prosperou em suas mãos, algo que não aconteceu com Israel, a vontade de Deus não prosperou em Israel por muito tempo.

 

Isaias 53:11 Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si. 

Hoje no mundo inteiro 1 em cada 3 seres humanos são cristãos, 1 em cada 3 habitante do mundo encara Cristo como um grande profeta (islâmico), ou seja, 2/3 da humanidade conhece a Cristo. Sem contar o fato de entre os hinduístas, budista e outras crenças e religiões muitos são simpatizantes de Cristo entre seus diversos deuses.

Isaias 53:12 Pelo que lhe darei o seu quinhão com os grandes, e com os poderosos repartirá ele o despojo;

Isaías 53: 12.... Porquanto derramou a sua alma até a morte a Nação de Israel não se enquadra nessa profecia, porque nunca derramou sua alma até a morte em favor da humanidade, no entanto, Cristo fez isso.

 

Mateus 26:28 Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

 

Isaias 53: 12... e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

 

Marcos 15:28 E cumprindo-se a escritura que diz: E com os malfeitores foi contado.

Isaias 53: 12..., mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu.

 

Romanos 8:34 Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Lucas 23:34 E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes.

 

A Nação de Israel não se identifica com o Isaias 53:12, apenas o Cristo, quanto aos demais versículos são de dupla referência, referindo ao Messias e a nação, com predominância a profecia messiânica.

Comentários

Postagens mais visitadas