CONTRADIÇÃO NA BÍBLIA? DEUS PERMITE COMER TODOS ANIMAIS, DEPOIS APENAS ALGUNS!

Cristão Declarado † - SERÁ QUE SÓ OS CHINESES COMEM O QUE NÃO DEVEM? 🤔 Em  Levítico 11 mostra os tipos de animais que podemos (não significa que  devemos) comer. Deus permitiuVai da consciência de cada se vai ou não se abster dos animais impuros, não existe uma proibição expressa, existe uma lista de animais puros e impuros e um conselho de quais podemos consumir.

     

  Deus diz para Noé:

" Tudo o que se move e tem vida servirá de alimento para ele, e também toda a vegetação. Só não poderá comer da carne ainda com vida, ou seja, com sangue". (Gênesis 9:3-4). 


Deus diz que nem todos os animais podem ser consumidos (Deuteronômio 14:7-20).

Sim! Tudo o que se move e tem vida pode servir de alimento, mas, nem tudo convém, nem tudo faz bem, por isso Deus passa uma lista de animais puros e impuros e orienta de quais devemos nos alimentar fazendo algumas restrições.

Basta observar os hábitos alimentares dos animais impuros, o ambiente de vida deles, e podemos facilmente entender porque não são recomendados. Alguns se alimentam de cadáveres, outros de dejetos, impurezas, uma dieta alimentar imunda, portanto, a frase somos o que comemos ganha sentido não somente no mundo humano como também no mundo animal.   

Deuteronômio 14 [ACF]:7 - Porém estes não comereis, dos que somente ruminam, ou que têm a unha fendida: o camelo, e a lebre, e o coelho, porque ruminam mas não têm a unha fendida; imundos vos serão.8 - Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.

Deut.14:10 - Mas tudo o que não tiver barbatanas nem escamas não o comereis; imundo vos será.

Deut. 14:11 - Toda a ave limpa comereis.12 - Porém estas são as que não comereis: a águia, e o quebrantosso, e o xofrango,13 - E o abutre, e o falcão, e o milhafre, segundo a sua espécie.14 - E todo o corvo, segundo a sua espécie.15 - E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião, segundo a sua espécie.16 - E o bufo, e a coruja, e a gralha,17 - E o cisne, e o pelicano, e o corvo marinho,18 - E a cegonha, e a garça, segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.19 - Também todo o inseto que voa, vos será imundo; não se comerá.

 

Observação 1 -  No tempo de Moisés (c. 1.400 a. C) o morcego era classificado como ave, o morcego deixou de ser considerado ave e passou a ser classificado como mamífero no século XVIII d.C.   

 Observação 2 – João Batista se alimentava de uma espécie de gafanhoto comestível se bem que  a classificação de insetos também mudou recentemente, existem cerca de 70 espécies de gafanhotos e cerca de 5 delas são comestíveis e consideradas bem nutritivas.

Comentários

Postagens mais visitadas