CONTRADIÇÕES DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO?

  As Mulheres saem para Anunciar a Ressurreição aos Apóstolos


Lucas24:10 - E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.11 - E as suas palavras lhes pareciam como desvario, e não as creram.12 - Pedro, porém, levantando-se, correu ao sepulcro e, abaixando-se, viu só os lençóis ali postos; e retirou-se, admirando consigo aquele caso. 

As mulheres vão primeiro anunciar a Pedro conforme a orientação do anjo:

Marcos 16 [ACF]:6 - Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou...7- Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

Na sequência vão avisar a João, Maria Madalena decide deixar as outras mulheres e acompanhar Pedro e João, retornando para o sepulcro com eles, porém, eles ‘correm’ em direção ao sepulcro deixando-a para   trás.      

 João 20 [ACF]: 2 - Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.3 - Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.4 - E os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais apressadamente do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro.5 - E, abaixando-se, viu no chão os lençóis; todavia não entrou.

 

v  Cenário do sepulcro encontrado por Pedro e João

Ao receberem as Boas Novas Pedro e João não acreditaram, pelo contrário, achavam que haviam levado o corpo de Jesus para   outro lugar sem se que eles soubessem.

João 20 [ACF]: 2 - Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.

Chegando ao local se deparam com o seguinte cenário:

§  Lençóis no chão

§  Tumulo vazio

Diante do   exposto João não entra, mas, Pedro ao chegar entra no tumulo e constata:

§  O Lenço da cabeça de Jesus estava enrolado

Joao 20:6 - Chegou, pois, Simão Pedro, que o seguia, e entrou no sepulcro, e viu no chão os lençóis,7 - E que o lenço, que tinha estado sobre a sua cabeça, não estava com os lençóis, mas enrolado num lugar à parte.

 

§  O Apostolo João é o primeiro a constatar a Ressurreição pela fé

João 20:8 - Então entrou também o outro discípulo, que chegara primeiro ao sepulcro, e viu, e creu.9 - Porque ainda não sabiam a Escritura, que era necessário que ressuscitasse dentre os mortos.10 - Tornaram, pois, os discípulos para casa.

 

v  Maria perto do sepulcro pela segunda vez

Marcos 16 [ACF]:9 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.10 - E, partindo ela, anunciou-o àqueles que tinham estado com ele, os quais estavam tristes, e chorando.

Maria Madalena depois de avisar aos discípulos sobre a Ressurreição de Cristo, retorna para o sepulcro pela segunda vez, apesar de haver ouvido dos anjos sobre a ressurreição de Cristo por causa da incredulidade deles ela também fica incrédula acerca da ressurreição de Cristo.

João 20:11 - E Maria estava chorando fora, junto ao sepulcro. Estando ela, pois, chorando, abaixou-se para o sepulcro.

 

Ø  O que Maria Madalena ver na segunda vez?

Estando fora do sepulcro chorando, abaixando-se ver:

§  2 anjos vestidos de branco

§  1 anjo na cabeceira e outro aos pés

§  Jesus ressuscitado

João 20::12 - E viu dois anjos vestidos de branco, assentados onde jazera o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.13 - E disseram-lhe eles: Mulher, por que choras? Ela lhes disse: Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram.14 - E, tendo dito isto, voltou-se para trás, e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.15 - Disse-lhe Jesus: Mulher, por que choras? Quem buscas? Ela, cuidando que era o hortelão, disse-lhe: Senhor, se tu o levaste, dize-me onde o puseste, e eu o levarei.16 - Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, disse-lhe: Raboni, que quer dizer: Mestre.

João 20: 17 - Disse-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu Pai, mas vai para meus irmãos, e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus.18 - Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos que vira o Senhor, e que ele lhe dissera isto.

 

 

v  As ‘outras mulheres’ anunciam Jesus Ressuscitado

Nas primeiras horas do domingo pouca gente sabia da ressurreição, os 11 ainda estavam sendo avisados, os dois primeiros dos 11 a saber da   boa nova foram João e Pedro, havia pelo menos 3 grupos de pessoas comunicado a Boa Nova da Ressurreição de Cristo, Pedro e João, Maria Madalena e talvez mais uma pessoa (João 20: 18) Maria, mãe de Tiago, Joana, Salomé e mais uma mulher que foram noticiar para os 11.  (Mateus 28:8-10)    

Cinco mulheres chegaram ao sepulcro ao despontar do sol na manhã de domingo, eram Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Salomé, Joana e mais uma mulher (Marcos 16:1/ Lucas 26:10)

O grupo de mulheres se dividiram em dois a partir do momento da Boa Nova,  nota-se  a presença  apenas  de  Maria Madalena anunciada a Pedro e João, Maria Madalena se separa delas, os apóstolos Pedro e João correm ao sepulcro, Madalena retorna ao sepulcro e depara com dois anjos e com Cristo ressuscitado.

Enquanto, as outras prosseguem para anunciar por outro caminho aos discípulos, no caminho encontram-se com Jesus.  

Mateus 28 [ACF]:8 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.9 - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.10 - Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.

 

v  Grupo de mulheres dividido em dois

 

O Primeiro grupo é o de Maria Madalena que ao sair do sepulcro anuncia para Pedro e João

João 20 [ACF]:1 - E no primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu a pedra tirada do sepulcro.2 - Correu, pois, e foi a Simão Pedro, e ao outro discípulo, a quem Jesus amava, e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro, e não sabemos onde o puseram.3 - Então Pedro saiu com o outro discípulo, e foram ao sepulcro.

O Segundo grupo é o de Maria, mãe de Tiago, Joana, Salomé e uma quarta mulher, vão proclamar aos 9 discípulos e no caminho se deparam com Cristo ressuscitado. 

Mateus 28 [ACF]:8 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.9 - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.10 - Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.

 

v  Cinco Mulheres chegam juntas ao sepulcro

Apoiando-se nos Evangelhos de Lucas e Marcos temos o nome de 4 delas, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, Joana, Salomé e uma quinta mulher de nome não citado.

Lucas 24 [ACF]:1 - E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas.10 - E eram Maria Madalena, e Joana, e Maria, mãe de Tiago, e as outras que com elas estavam, as que diziam estas coisas aos apóstolos.

Compare

Marcos 16 [ACF]:1 - E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.2 - E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.

As cinco mulheres sozinhas não conseguiriam mover a pedra, de tão grande e pesada, porém, um só anjo da parte do SENHOR move a pedra sozinho e senta—se em cima dela diante dos guardas.

Mateus 28 [ACF]: 2 - E eis que houvera um grande terremoto, porque um anjo do Senhor, descendo do céu, chegou, removendo a pedra da porta, e sentou-se sobre ela.3 - E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve.

Chegando ao local a pedra já estava removida,

Mt.   28:4 - E os guardas, com medo dele, ficaram muito assombrados, e como mortos.5 - Mas o anjo, respondendo, disse às mulheres: Não tenhais medo; pois eu sei que buscais a Jesus, que foi crucificado.6 - Ele não está aqui, porque já ressuscitou, como havia dito. Vinde, vede o lugar onde o Senhor jazia.7 - Ide pois, imediatamente, e dizei aos seus discípulos que já ressuscitou dentre os mortos. E eis que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis. Eis que eu vo-lo tenho dito.8 - E, saindo elas pressurosamente do sepulcro, com temor e grande alegria, correram a anunciá-lo aos seus discípulos.

9 - E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram.

10 - Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão.

 

 

 

Marcos 16 [ACF]:

 

1 - E, passado o sábado, Maria Madalena, e Maria, mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.

2 - E, no primeiro dia da semana, foram ao sepulcro, de manhã cedo, ao nascer do sol.

3 - E diziam umas às outras: Quemnos revolverá a pedra da porta do sepulcro?

4 - E, olhando, viram que já a pedra estava revolvida; e era ela muito grande.

5 - E, entrando no sepulcro, viram um jovem assentado à direita, vestido de uma roupa comprida, branca; e ficaram espantadas.

6 - Ele, porém, disse-lhes: Não vos assusteis; buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado; já ressuscitou, não está aqui; eis aqui o lugar onde o puseram.

7 - Mas ide, dizei a seus discípulos, e a Pedro, que ele vai adiante de vós para a Galiléia; ali o vereis, como ele vos disse.

8 - E, saindo elas apressadamente, fugiram do sepulcro, porque estavam possuídas de temor e assombro; e nada diziam a ninguém porque temiam.

Maria Madalena, Joana, Salomé, Maria, mãe de Tiago, provavelmente Maria, mãe dos filhos de Zeedeu(Marcos15:47), pegaram as especiarias compradas na sexta-feira, guardaram o sábado e perto do levantar do sol se reuniram e foram juntas até o sepulcro. Lá chegando constataram o sepulcro vazio e um anjo com vestes resplandecentes e rosto como relâmpago e são comunicados sobre a Ressurreição de Cristo.

Marcos 15 [ACF]:1 - E, logo ao amanhecer, os principais dos sacerdotes, com os anciãos, e os escribas, e todo o Sinédrio, tiveram conselho; e, ligando Jesus, o levaram e entregaram a Pilatos.2 - E Pilatos lhe perguntou: Tu és o Rei dos Judeus? E ele, respondendo, disse-lhe: Tu o dizes.3 - E os principais dos sacerdotes o acusavam de muitas coisas; porém ele nada respondia.4 - E Pilatos o interrogou outra vez, dizendo: Nada respondes? Vê quantas coisas testificam contra ti.5 - Mas Jesus nada mais respondeu, de maneira que Pilatos se maravilhava.

Marcos 15: 6 - Ora, no dia da festa costumava soltar-lhes um preso qualquer que eles pedissem.7 - E havia um chamado Barrabás, que, preso com outros amotinado- res, tinha num motim cometido uma morte.8 - E a multidão, dando gritos, começou a pedir que fizesse como sempre lhes tinha feito.

Marcos 15:9 - E Pilatos lhes respondeu, dizendo: Quereis que vos solte o Rei dos Judeus?10 - Porque ele bem sabia que por inveja os principais dos sacerdotes o tinham entregado.

Marcos 15: 11 - Mas os principais dos sacerdotes incitaram a multidão para que fosse solto antes Barrabás.12 - E Pilatos, respondendo, lhes disse outra vez: Que quereis, pois, que faça daquele a quem chamais Rei dos Judeus?13 - E eles tornaram a clamar: Crucifica-o.14 - Mas Pilatos lhes disse: Mas que mal fez? E eles cada vez clamavam mais: Crucifica-o.

Marcos 15:15 - Então Pilatos, querendo satisfazer a multidão, soltou-lhe Barrabás e, açoitado Jesus, o entregou para ser crucificado.16 - E os soldados o levaram dentro à sala, que é a da audiência, e convocaram toda a coorte.

Marcos 15: 17 - E vestiram-no de púrpura, e tecendo uma coroa de espinhos, lha puseram na cabeça.18 - E começaram a saudá-lo, dizendo: Salve, Rei dos Judeus!

Marcos 15:19 - E feriram-no na cabeça com uma cana, e cuspiram nele e, postos de joelhos, o adoraram.20 - E, havendo-o escarnecido, despiram-lhe a púrpura, e o vestiram com as suas próprias vestes; e o levaram para fora a fim de o crucificarem.

 

 

 

 

João 19:38 - Depois disto, José de Arimatéia (o que era discípulo de Jesus, mas oculto, por medo dos judeus) rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então foi e tirou o corpo de Jesus.

Morto Jesus, o corpo tirado da cruz, a pedido do senador José de Arimatéia, o corpo de Jesus foi envolvido em lençóis e preparado para o sepulcro conforme o costume dos judeus.

João 19 [ACF]:39 - E foi também Nicodemos (aquele que anteriormente se dirigira de noite a Jesus), levando quase cem arráteis de um composto de mirra e aloés.40 - Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro. 

 

 O Corpo foi sepultado no horto, num sepulcro novo ninguém havia sido sepultado lá.

João 19:41 - E havia um horto naquele lugar onde fora crucificado, e no horto um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto.42 - Ali, pois (por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro), puseram a Jesus.

Maria Madalena, Joana, Salomé, Maria, mãe de Tiago, e Maria (Zebedeu)  acompanharam , desde do memento do corpo de Jesus retirado, até a condução para o horto e sepultado no sepulcro novo para no domingo (primeiro dia).

Lucas 23 [ACF]:49 - E todos os seus conhecidos, e as mulheres que juntamente o haviam seguido desde a Galiléia, estavam de longe vendo estas coisas.50 - E eis que um homem por nome José, senador, homem de bem e justo,51 - Que não tinha consentido no conselho e nos atos dos outros, de Arimatéia, cidade dos judeus, e que também esperava o reino de Deus;52 - Esse, chegando a Pilatos, pediu o corpo de Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas