QUANDO A MULHER DO FLUXO DE SANGUE TOCOU EM JESUS ELE FICOU IMPURO?

Mateus 9 20 E eis que uma mulher que havia já doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegando por detrás dele, tocou a orla de sua roupa;21 Porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar a sua roupa, ficarei sã. 22 E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã.

Três dos 04 Evangelistas fazem alusão ao milagre da mulher do fluxo de sangue; os críticos dizem que Jesus ficou ‘imundo’ ou impuro ao ser tocado por uma mulher com fluxo de sangue e prosseguiu no seu ministério naquele dia quando deveria se purificar durante um período (Lv. 15: 19). E usam o seguinte texto como base:

Levítico 15: 19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.20 E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.21 E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. 22 E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.

 A mulher do fluxo de sangue - Revista Renascer Versão Digital

Levítico 15.23 Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.24 E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundície estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda. 25  Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundície será imunda, como nos dias da sua separação.

Levítico 15;26 Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundície da sua separação.27 E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.28 Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.

Façamos observações necessárias nos textos dos Evangelistas e compara-los com Levítico 15: 9-26

Levítico 15: 19 Mas a mulher, quando tiver fluxo, e o seu fluxo de sangue estiver na sua carne, estará sete dias na sua separação, e qualquer que a tocar, será imundo até à tarde.... Qual seria esse fluxo de sangue? O fluxo de sangue Menstrual! Ora, o fluxo de sangue menstrual não é doença.

Levítico 15:19 "Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.

·         Ponto Curioso: A Mulher não é imunda e sim a impureza menstrual  

O fluxo de sangue é considerado impuro, porém, a mulher não é impura ou imunda.

Levítico 15:24 E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundície estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda.

Portanto, se ela tocar em alguém e/ou coisa não é considerado (a) impuro (a) o texto não diz explicitamente que é impuro. Torna-se impuro quem lhe toca, será impuro até a tarde. (Lv. 15:19)

 Pode-se ler a Bíblia por inteiro a mulher não considerada impura, e a prova disso é a criança quando está sendo alimentada pela mãe (amamentação)  

Moisés estava se referindo a fase menstrual e não uma doença, são casos completamente distintos. Logo, não se aplica ao fluxo de sangue da mulher citada por Mateus, Marcos e Lucas, portadora de uma doença, possivelmente câncer num estado avançado talvez já em fase terminal:

 Mateus 5 25 E certa mulher que, havia doze anos, tinha um fluxo de sangue, Marcos 5 26 E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior.

 O Relato de Marcos deixa claro não ser um problema no fluxo de sangue prolongado, e sim uma doença, exigindo tratamento prolongado, 12 anos. O Evangelista Lucas era médico e faz as seguintes observações:

 Lucas 8: 43 E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada,

Um fluxo de sangue não pode durar 12 anos, dispensa-se a ideia de fluxo sangue daquela mulher está num longo período menstrual. Façamos uma análise no texto de Levítico e depois nos Evangelhos. 

 

 Fluxo de sangue  

 Levítico 15: 19 Trata de fase menstrual e não doença veja:

 Levítico 15:19 "Quando uma mulher tiver fluxo de sangue que sai do corpo, a impureza da sua menstruação durará sete dias, e quem nela tocar ficará impuro até à tarde.

 

Tocar na mulher durante o fluxo Menstrual 

 

Jesus em momento algum tocou na mulher, e nem a mulher em Jesus, ela tocou na orla do manto.

·         Jesus não foi à casa da mulher do fluxo de sangue

Levítico 15: 20 E tudo aquilo sobre o que ela se deitar durante a sua separação, será imundo; e tudo sobre o que se assentar, será imundo.

Embora ele fosse até a casa da mulher do fluxo de sangue, e sentasse na cadeira ou tocasse nalguma coisa, não ficaria impuro, por não se tratar para um fluxo menstrual.

Levítico 15:21 E qualquer que tocar na sua cama, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. 22 E qualquer que tocar alguma coisa, sobre o que ela se tiver assentado, lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde. 23 Se também tocar alguma coisa que estiver sobre a cama ou sobre aquilo em que ela se assentou, será imundo até à tarde.

·         Proibido o Homem deitar com a mulher no ciclo Menstrual?

Levítico 15:24 E se, com efeito, qualquer homem se deitar com ela, e a sua imundícia estiver sobre ele, imundo será por sete dias; também toda a cama, sobre que se deitar, será imunda. ...26 Toda a cama, sobre que se deitar todos os dias do seu fluxo, ser-lhe-á como a cama da sua separação; e toda a coisa, sobre que se assentar, será imunda, conforme a imundícia da sua separação.

Não é proibido! O texto orienta, caso o homem se deite (também em conotação de ato sexual) com a esposa ele ficará impuro sete dias. Recomenda-se não manter relações sexuais no período do menstrual, devido ao fato de estar num período de purificação física. 

Levítico 15: 25 Também a mulher, quando tiver o fluxo do seu sangue, por muitos dias fora do tempo da sua separação, ou quando tiver fluxo de sangue por mais tempo do que a sua separação, todos os dias do fluxo da sua imundícia será imunda, como nos dias da sua separação.

·         Tocar na mulher no período menstrual

Levítico 15:27 E qualquer que a tocar será imundo; portanto lavará as suas vestes, e se banhará com água, e será imundo até à tarde.28 Porém quando for limpa do seu fluxo, então se contarão sete dias, e depois será limpa.

Tocar na mulher no fluxo de sangue (menstruada) no tempo da Lei, mas o sangue de Cristo superou e muito.

 Romanos 8:1 Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus,2 porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.3 Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne,4 a fim de que as justas exigências da lei fossem plenamente satisfeitas em nós, que não vivemos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

 

·         Os médicos lidavam com uma doença

 Marcos 5 26 E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior;

Lucas 8: 43 E uma mulher, que tinha um fluxo de sangue, havia doze anos, e gastara com os médicos todos os seus haveres, e por nenhum pudera ser curada.

 Sabiam estar lidando com uma doença grave, e não um fluxo de sangue de longa duração.  

 Conclui- se, portanto, Cristo não pecou, não se fez impuro, por ser tocado pela mulher do fluxo de sangue. A virtude sobre ele curou a mulher, não pode ser considerado culpado e modo algum, ou acusado de violar a Lei, pois, não violou. 

Comentários

Postagens mais visitadas