JESUS CRISTO MORREU NUMA ESTACA OU NUMA CRUZ?

Cristo morreu numa Cruz ou numa Estaca?

 Alguns teólogos defendem a ideia que Cristo tenha sido colocado sobra uma estaca /madeiro, outros em sua maioria defendem a ideia que Cristo tenha sido crucificado, sendo o seu corpo posto numa cruz, resta-nos saber qual corrente teológica está correta.

 Essa dúvida a própria Escritura Sagrada pode nos responder, lendo atentamente o versículo: Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Alegraram-se, pois, os discípulos ao verem o Senhor. ” (João 20:20), O texto revela que as mãos de Jesus não foram amarradas, mas, perfuradas, as marcas poderiam ser vistas. 

 Jesus morreu na Cruz ou em uma Estaca? | Defendendo a Fé

 

Faça-se a seguinte observação: O termo “Cruz” vem do latim, não provem nem do grego e nem do hebraico (línguas originais da Bíblia), seria um problema insolúvel? Não! O termo “madeiro” existente tanto no grego como no hebraico em seu significado abrange “cruz, madeiro, estaca...”.

O texto ajuda-nos a identificar se Cristo foi crucificado ou posto numa estaca, leia:

 João 20: 24 Ora, Tomé, um dos doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. 25 Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei.

 Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos... Se Tomé não visse os “sinais dos cravos” ele simplesmente não iria crer.

 Tomé viu Cristo na cruz, tanto é que viu os cravos, não foi um cravo, foram os cravos, ele usa o plural “cravos”. Porque foram mais de um cravo, foram dois, um em cada mão. Portanto, se Cristo fosse pendurado num madeiro ou estaca, haveria apenas “um cravo”, o termo estaria no singular e não no plural “cravos”.

 É vazia, e desprovida de fontes arqueológicas consistentes, que a letra “T” e a cruz, sejam um modo de homenagear ao deus Tamuz. Muito pelo contrário, a letra T nada tem a ver com cultos de adoração a Tamuz, ela simplesmente é a primeira letra de seu nome, e por isso ela não recebia nenhuma adoração. Não faria sentido algum os cristãos adorarem a letra “J” por ser a primeira letra do nome Jesus ou Jeová.

 

Comentários

Postagens mais visitadas