O DEUS ELOHYM/ELOHIM E A CONFUSÃO QUE FAZEM COM A TRINDADE

O campo teológico é dividido entre os que acreditam na trindade e os que não acreditam, são poucas as explicações sobre a trindade, nessas postagem vou citar apenas uma a qual ajuda muito a elucidar o assunto. 

 

O Deus Elohim

O Deus que criou os céus e a terra, é apresentado em Gênesis 1:1 como Elohim, que significa:

אלהים / אֱלוֹהִים= Elohim= (E-lor-rim) = Seres Adoráveis, “Deuses”, é o plural de Eloha = Deus. Elohim tem como raiz Eloha = Deus no singular.

                        

A Bíblia nos apresenta um Deus trino composto de Pai, Filho e Espírito Santo, tudo que ele cria, é trino como ele é, exemplo:

a)    Homem- Dividido em corpo, alma e espírito

b)    Tempo – Dividido em passado, presente e futuro

c)    Espaço – Altura, Largura e Profundidade

👉Singular = Deus = Eloha: Quando um dos seres da trindade atua sozinho.

👉Plural = “Deuses/ Seres Adoráveis” Elohim, para indicar a ação conjunta de dois ou três seres adoráveis.

Temos uma Divindade Pluralizada, “três pessoas em um só Deus”, uma Unidade Composta.

Não seriam três deuses separados, mas três pessoas em um só Deus. A Afirmação que são três deuses separados, é equivoca, e assume o politeísmo. O Correto é que são três pessoas distintas em um só Deus, uma tríade, como o ser humano composto de alma, corpo e espírito. Ora, não somos três pessoas, somos alma, corpo espírito.

 

Exemplos de Trindade:

 

a)        Ser Humano

Composição:

         Alma

         Corpo

         Espírito

         Somos uma trindade, a imagem e semelhança de Deus, o corpo difere da alma, o espírito difere do corpo e da alma, deste modo corpo, alma e espírito são completamente diferentes um do outro, porém, são três elementos que atuam distinta e conjuntamente formando um único Ser.

 

b)        O Tempo

         Passado

         Presente

         Futuro

 

         O Passado é tempo, o Presente é tempo, e o futuro é tempo, assim o fator Tempo é formado de três faces: passado, presente e futuro.

 

c)        A Família

         Pai

         Mãe

         Filhos

 

         Os 03 elementos somados formam uma Família, o pai coabitando com a mãe gera filhos, formando assim uma família.  São três ou mais pessoas (depende do numero de filhos) formando uma família.

 

d)        O Estado

         Executivo

         Judiciário

         Legislativo

 

         A Organização estrutural de um Estado é formado por três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Os três poderes atuam conjuntamente para boa administração de um Estado.

 

Elohim é usado 35 na narrativa da criação, sempre quando ocorre o termo “Elohim = Seres Adoráveis”, sempre vem seguido pelo verbo no singular. João Calvino um dos maiores teólogos protestante aponta o Elohim como plural de majestade, pois se Elohim for entendido como plural numérico nos tornaremos politeístas, e não é isso que nos ensina as Sagradas Escrituras. 

Assim o termo Elohim é um plural sempre acompanhado do verbo no singular. Não há uma pluralidade de deuses. É completamente desaprovada a ideia de pluralidade numérica por causa da aplicação do verbo no singular todas as vezes que Elohim aparece.

 

Elohim é citado mais de 2.700 em todo Velho Testamento, é traduzido como deuses 239 vezes, cito como exemplo.

Porque Deus sabe que no dia em que comerdes do fruto, abrir-se-vos-ão os olhos, e sereis como Deus *[Deuses], conhecendo o bem e o mal. Gênesis 3:5

                                                     *[Deuses] Acréscimo

Ai de nós! quem nos livrará da mão destes deuses excelsos? Estes foram os deuses que feriram aos egípcios com toda a sorte de pragas no deserto. 1 Samuel 4:8

Mas por fim entrou na minha presença Daniel, que tem por nome Beltessazar, segundo o nome do meu deus, e no qual há o espírito dos deuses santos; e diante dele contei o sonho, dizendo:

Ó Beltessazar, chefe dos mágicos, porquanto eu sei que há em ti o espírito dos deuses santos, e nenhum segredo te é difícil, dize-me as visões do meu sonho que tive e a sua interpretação.

Daniel 4:8,9

No teu reino há um homem que tem em si o espírito dos deuses santos, e nos dias de teu pai se acharam nele luz e entendimento e sabedoria, como a sabedoria dos deuses; o rei Nabucodonozor, teu pai, o rei, digo, teu pai, fê-lo chefe dos mágicos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros;

Daniel 5:11

 

Tenho ouvido a teu respeito que há em ti o espírito dos deuses, e que se acham em ti luz e inteligência e excelente sabedoria.

Daniel 5:14

 

         O Tamanho de Deus

Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado?

2 Crônicas 6:18

 

Elohim com pronomes no Plural

 

Disse também Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança: domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todo o réptil que se arrasta sobre a terra. Gênesis 1:26

 

Disse Deus Jeová: Eis que o homem se tem tornado como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora para que ele não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente,

Gênesis 3:22

 

Triângulo: significado e simbologia - Dicionário de Símbolos 

 

O Triangulo é um perfeito exemplo de trindade, se faltar qualquer uma das três pontas deixa de ser um triangulo.

Vinde, desçamos e confundamos ali a sua linguagem, para que não entendam a linguagem um do outro. Gênesis 11:7

 

Ouvi a voz de Jeová dizer: Quem enviarei eu, e quem irá por nós? Disse eu: Eis-me aqui; envia-me a mim. Isaías 6:8

 

Respondeu Jesus: Se alguém me amar, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e faremos nele morada.

João 14:23

 

E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós. João 17:11

 

21 - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22- E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

23- Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

João 17:21-23

 

No Evangelho segundo escreveu João, a partir do capítulo 14, Jesus utiliza pronomes pessoais de 1º, 2º e 3º graus, mais de 160 vezes falando com Deus Pai e falando do Deus, ou seja, Jesus ensina que o Deus Pai e o Deus Filho trabalham em unidade, como se fossem apenas um, com o Espírito Santo, analise os textos:

Comentários

Postagens mais visitadas