Guerra Russia X Ucrânia- Opinião Independente

 

Em meio a essa guerra de informações, onde as fake News se tornam fatos divulgados pela grande mídia manipuladora, é lógico haver algumas ressalvas, há grupos midiáticos desejando fazer de Vladimir Putin um monstro, e o palhaço profissional Volodymyr Zelensky (humorista e roteirista do cinema ucraniano) com baixa popularidade (20%) que procura se promover com a guerra. Decidi escrever esse artigo para a mídia independente.

Rússia x Ucrânia

 Ucrânia uma Republica com pouco mais de 30 anos, pertencia a antiga União Soviética (URSS), sendo uma das Republicas socialistas em transição para o comunismo, com a falência do comunismo na URSS causado grande crise econômica, social e cultural, o país proclamou sua independência na ocasião pacificamente, durante os 30 anos de republica livre o país teve dois presidentes envenenados, e dois ex presidentes presos por corrupção. Ocupando um espaço territorial de 603 mil km², um tamanho muito perto do Estado de Minas de 586 km².

O País é multiétnico no Leste os russos, no Oeste os poloneses, no centro os Ucraniano, no Sul é dividido entre Crimeios (Sudoeste) e moldavos (perto do Sudeste), europeus estão espalhados por todo o pais. Parte da população deseja continua com a cultura, costumes e herança russa, outros, desejam um “Estado Puro” de Ucranianos totalmente independente de qualquer influência Russa, no ponto de vista político a Rússia tem interferido muito nas políticas e economia da Ucrânia, causando desconforto e conflitos interno entre os habitantes de origem russa e da Ucrânia.

Há pelo menos três grupos separatistas com grande influência na Ucrânia, os mais populares são os Donetsk e Lugansk (compostos por paramilitares), os provocando uma guerra civil há anos, esses grupos são liderados por maioria de cidadãos russos, que desejam regressar a antiga aliança com a Rússia.

O terceiro grupo é pró governo Ucraniano, dentro desse grupo de sustentação do Governo da Ucrânia existem dois setores o Pravy Sektor e o Azov Battalion que executam sem piedade e com requintes de crueldades, assemelhando-se aos nazistas querendo uma raça pura de ucranianos e perseguindo o que se opõe com força bélica os grupos separatistas pró Rússia. Obrigando o governo russo Vladimir Putin intervir na Ucrânia.

Apesar da violência desses grupos, a saber Pravy Sektor e Azov Battalion, conta com o apoio do governo ucraniano Volodymyr Olexandrovytch Zelensky (político, ator, roteirista, comediante e produtor/diretor cinematográfico ucraniano). Parte da população ucraniana consideram tais movimentos violentos benéficos, e consideram os membros desses grupos Pravy Sektor e Azov Battalion como heróis nacionais e não como nazistas apesar das práticas desses grupos serem parecidas com as dos nazistas. O Governo Russo justifica eu ataque a Ucrânia alegando que é necessário combater esses grupos “cúmplices de Hitler” nazistas e defender os cidadãos russos residentes na Ucrânia, com sofrem com genocídio enquanto o mundo assiste calado e omisso.

 

Outras razões para o conflito seria o reconhecimento das Republicas separatistas, onde os simpatizantes das políticas da Rússia vão residir, e por outro lado a proclamação da República da Ucrânia com cidadãos inclinados as ideologias e práticas ocidentais, podendo inclusive filiar-se a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Outra razão é a ocupação da Crimeia porque é uma península estratégica numa possível guerra, dá acesso ao mar Negro e ao mar Azov (Azov é a região de onde se levanta o grupo terrorista Azov Battalion apoiado pelo governo da Ucrânia)

Otan é uma aliança militar formada pelos EUA, Canadá e mais 10 países Europeus, os quais se recusam entrar na guerra em defesa da Ucrânia com receio da guerra atingir proporções maiores, e por causa do poder de fogo da China e da Rússia juntas. Vale lembrar que a Península da Crimeia foi dada como um presente a Ucrânia em 1954 pelo ex presidente russo Nikita Khrushchev para ampliar a união entre Ucrânia e Rússia.

Comentários

Postagens mais visitadas