A SABEDORIA DE SALOMÃO

 

A Sabedoria de Salomão

 

"Salomão, (em hebraico: שְׁלֹמֹה‎, Šəlōmō; em árabe: سليمان, Sulaymān; em grego: Σολομών; em latim: Salomon) também chamado de Jedidias (em hebraico: יְדִידְיָהּ‎, Yeḏīḏyāh; em grego: Τζεντίντια; em latim: Iedidias), foi um rei de Israel (mencionado, sobretudo, no Livro dos Reis), filho de Davi com Bate-Seba, que teria se tornado o terceiro rei de Israel, governando durante cerca de quarenta anos (segundo algumas cronologias bíblicas, de 966 a 926 a.C.). Salomão também é o escritor de Provérbios, Eclesiastes e Cântico dos Cânticos, além de livros sapienciais da Bíblia."

Origem: Salomão - https://pt.wikipedia.org acesso 19 de fevereiro de 2022

 

Mesmo vendo seu irmão Adonias usurpar o trono, Salomão manteve-se quieto apenas observando a movimentação ao seu redor, deixou a poeira baixar como no dito popular. Sua mão Bete-Seba nesse interim conversou com o rei Davi, estando ele com avançada idade e sem saber a usurpação de Adonias com apoio de seu comandante chefe (cargo ao equivalente a general). Assim Bete Seba cobra de Davi a sua promessa feita há muitos anos atrás, sobre a sucessão do trono, Salomão seria o rei sucessor de Davi, e todos sabiam disso. E Adonias aproveitou o movimento da doença e velhice de Davi. Bete Seba contava com o aval de Sacerdote Zadoque.

 King Solomon's Trouble: Emptiness

 

1 Reis 4: 29 E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar.

30 E era a sabedoria de Salomão Maior do que a sabedoria de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.

31 E era ele ainda mais sábio do que todos os homens, e do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, e Calcol, e Darda, filhos de Maol; e correu o seu nome por todas as nações em redor.

32 E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

33. Também falou das árvores, desde o cedro que está no Líbano até ao hissopo que nasce na parede; também falou dos animais, e das aves, e dos répteis, e dos peixes.

34 E vinham de todos os povos a ouvir a sabedoria de Salomão e de todos os reis da terra que tinham ouvido da sua sabedoria.

 

Ø  Grandíssimo Entendimento: Capacidade de compreender algo, habilidade de discernir e verificar o verdadeiro significado de um contexto.

Ø  Sua Inteligência é comparada muitíssima com a areia do mar: Capacidade armazenas informações e resolver problemas. Algo imprescindível para um governante.

Ø  Sua sabedoria ultrapassava a sabedoria dos Orientais: Naquela época (c. 1000 a.C.) os orientais já eram reconhecidos como grandes sábios com invenções e provérbios.

Ø  Mais sábio que os Egípcios: Os Egípcios se destacavam por causas das grandes construções e outros feitos.  

Ø  Mais sábio que todos os homens de seu tempo e de tempos passados.

Ø  Mais sábio do que Etã (autor do Salmo 89 e um dos filhos de Zerá? / 1 Crônicas 2:6)

Ø  Mais sábio que Emã (autor do salmo 88? Irmão de Etã e filho de Zerá?)

Ø  Mais sábio do que Hemã, profeta, sábio do reino, compositor, musico, poeta, um dos conselheiros do rei Davi, neto do profeta Samuel. Ao lado de Emã compôs o salmo 88.

Ø  Mais sábio que Cacol e Darda filhos de Maol, homens de liderança e destacavam-se por suas habilidades raras entre os homens comuns, filhos de um reputado patriarca em Israel chamado Maol.

Ø  Salomão era afamado no mundo antigo por causa de sua sabedoria.

Ø  Compôs 3.000 provérbios

Ø  1005 Cânticos

Ø  Discorria sobre todas as plantas, conhecimento sobre botânica em vastidão, desde o cedro até o Hissopo que brota no muro

Ø  Sabia sobre os animais

Ø  Sobre os repteis

Ø  Sobre as aves

Ø  Sobre os peixes

 

*       O Território de Israel como Reino foi o mais extenso durante o reinado de Salomão, cerca de 130 mil km².

Comentários

Postagens mais visitadas