QUEM SÃO AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE?

 

 

 

Introdução

Apocalipse 11 1 E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.2 E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.

3 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.4 Estas são as duas oliveiras e os dois castiçais que estão diante do Deus da terra.5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.

6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.

7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.8 E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito, onde o nosso Senhor também foi crucificado.

Existem várias interpretações para esse texto apocalíptico, algumas bem conhecidas, todavia questionáveis e facilmente refutadas se consideradas e comparadas com outras passagens da Bíblia. Cita-se aqui algumas questões sobre o tema. 

 

a)    Por que Duas Testemunhas e Não mais ou menos? 

 

 Two Witnesses” Are Killed and Brought Back to Life (Revelation 11)

Deuteronômio 17:6- Por boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, será morto o que houver de morrer; por boca de uma só testemunha não morrerá.

Deuteronômio 19:15 - Uma só testemunha contra alguém não se levantará por qualquer iniquidade, ou por qualquer pecado, seja qual for o pecado que cometeu; pela boca de duas testemunhas, ou pela boca de três testemunhas, se estabelecerá o fato.

1 Timóteo 5:19 - Não aceites acusação contra o presbítero, senão com duas ou três testemunhas.

Hebreus 10:28 - Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas.

2 Coríntios 13:1 - É esta a terceira vez que vou ter convosco. Por boca de duas ou três testemunhas será confirmada toda a palavra.

As Duas testemunhas são mais do que suficiente para espalhar a mensagem pelo mundo por meio da palavra, sinais e prodígios estupendos, convencendo judeus, gregos e todos os povos espalhados na terra.

b)   A Duração do Ministério das Duas Testemunhas

Apocalipse 11:1 E foi-me dada uma cana semelhante a uma vara; e chegou o anjo, e disse: Levanta-te, e mede o templo de Deus, e o altar, e os que nele adoram.2 E deixa o átrio que está fora do templo, e não o meças; porque foi dado às nações, e pisarão a cidade santa por quarenta e dois meses.

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Tiago 5:17

Ministério de curta duração, mas o suficiente para convidar o mundo inteiro para o arrependimento. De Jerusalém eles vão anunciar uma mensagem pura, genuína e fiel as Sagradas Escrituras, sem corromper o Evangelho anunciado por Cristo. De certo ao pregar o Evangelho com Poder e com palavras persuasivas de modo claro e inteligível, facilitando a compreensão de todos, suas mensagens serão repassadas para o mundo inteiro via satélite ao vivo e em cores. Haverá uma reprodução em massa nas redes de mídia ganhando destaques nos principais meios de comunicações.

Como as mensagens de Moisés e Arão eram transmitidas no quatro cantos do Egito e de lá para vários países vizinhos. Num suposto espaço de tempo de 3 anos e meio, quando todas as pragas foram proferidas e cumpridas sobre a terra do Egito. Sabemos que o Nilo ficou transformado em rio de sangue por uma semana. As Pragas seguintes teriam uma duração semelhante entre 3 dias a sete. E contando o espaço de uma para outra entre o anuncio, a trégua e a profecia de uma praga vindoura e seu cumprimento presume-se 42 meses.

Apocalipse 113 E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco... Serão profetas apocalípticos anunciando o fim do Governo do Anticristo e início de um Novo Tempo onde Cristo é o único governo e há um único Deus, denunciando o pecado e heresias acerca do verdadeiro Messias, de Deus e de sua Palavra. Convidando o povo em geral para um arrependimento genuíno. 

Apocalipse 114 Estas são as duas oliveiras...As Oliveiras são dois ungidos para anunciar a Mensagem de Deus para todas as Nações, tribos, povos e línguas, suas mensagens ganharam repercussão a nível mundial e traduzidas simultaneamente para todos idiomas e códigos. As duas Oliveiras são duas testemunhas guardadas para o Fim do Mundo. Seus nomes não são revelados pelos profetas, mas há de ser revelado nos últimos tempos.

Apocalipse 11: 4... E os dois castiçais que estão diante do Deus da terra... Luz para todos os povos mergulhados nas mais densas trevas. Evidentemente dois castiçais de sete braços, porque como judeus deverão guardar os sábados convidando o povo judeu para arrependimento e recordando a antiga aliança entre Deus e o Israel (12 tribos) quebrada, convida a renovação Jerusalém e todo o povo para a renovação da aliança apresentando o Messias crucificado e rejeitado de Isaias 53. Serão Luz para o mundo.

   *    Castiçal: Símbolo judaico Derivado do Menorá com sete braços referindo aos seis dias da criação e o sétimo representa o sábado para trazer memoria aos judeus para guardar o sábado recordando um dos principais sinais entre o Deus criador e o povo de Israel.  Existe o castiçal de sete braços com seis da criação, o sábado, e um dia de festa/ feriado o nono seria dedicado ao Deus Shamash, Deus e Rei de todos os reis, profanado por antigas civilizações.

 

c)    Os Profetas do Fogo e das águas

 Apocalipse 11:5 E, se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos...

Elias e os profetas de Baal no Monte Carmelo2 Reis 1:9 Então o rei lhe enviou um capitão de cinquenta com seu cinquenta; e, subindo a ele (porque eis que estava assentado no cume do monte), disse-lhe: Homem de Deus, o rei diz: Desce.10, Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e ao teu cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.11 E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com o seu cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa.12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta.

13 E tornou a enviar um terceiro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; então subiu o capitão de cinquenta e, chegando, pôs-se de joelhos diante de Elias, e suplicou-lhe, dizendo: Homem de Deus, seja, peço-te, preciosa aos teus olhos a minha vida, e a vida destes cinquenta teus servos.14 Eis que fogo desceu do céu, e consumiu aqueles dois primeiros capitães de cinquenta, com os seus cinquenta; porém, agora seja preciosa aos teus olhos a minha vida.15 Então o anjo do Senhor disse a Elias: Desce com este, não temas. E levantou-se, e desceu com ele ao rei. Respondeu Elias: Se sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.

Foram consumidos pelo fogo divino descido do céu dois capitães e 100 soldados e o terceiro foi poupado porque clamou por misericórdia em favor dele e dos cinquenta soldados que chefiava. Assim Elias no passado fazia descer fogo do céu a duas testemunhas terão autoridade semelhante, mas isso não quer dizer que Elias seria uma das duas testemunhas. A Bíblia contém o registro de três ocasiões nas quais Elias orou e desceu fogo (1 Reis 18: 36-41/ 2 Reis 1: 14)

Apocalipse 11:5 ... e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.... Possivelmente terá um rebanho e novos convertido e de pessoas sinceras que se arrependeram após o arrebatamento da Igreja em seu favor, também terão à disposição anjos para executar suas ordens. Apocalipse 11 6 Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova, nos dias da sua profecia... DE igual modo como Elias determinou que não chovesse em Israel trinta e seis meses. Vale enfatizar que Elias determinou que não chovesse por 36 meses, três anos e meio, por coincidência ou não, o mesmo período do ministério das duas testemunhas.

Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. Tiago 5:17

Apocalipse 11: 6... e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.... Como outrora, Moisés e Arão as margens do rio Nilo fizeram por meio de ordem divina para Egito, Israel e todas as nações do mundo como hoje se ver.

 

Elias e Moisés foram pequenas amostras do poder de Deus por meio do ser humano, e os danos que podem causar uma nação, porém, desta feita será ampliado as nações. A Mensagem e as manifestação do poder de Deus se manifestará em toda a terra.

Moisés e Elias trabalharam com fogo e água, Elias impedindo a chuva por 42 meses, além de atravessar o Jordão em terra seca. Moisés tocando na rocha e extraindo água e ferindo as águas do grande rio Nilo o segundo maior rio do mundo com mais de 6.850 km de água corrente com fogo ao conversar com Deus no Monte Sinai

 Apocalipse 13: 5 E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.6 E abriu a sua boca blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu.7 E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação.8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

Pelo que tudo indica as duas testemunhas darão o testemunho de Deus no início da Grande Tribulação, assim que o Anticristo se auto proclama como governante mundial. Depois serão três anos e meio as duas testemunhas, os arautos do Reino de Deus serão perseguidos e mortos após a morte e ascensão aos céus das duas testemunhas. 

Apocalipse 11: 7 E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará.... Serão mortos por causa da profecia, profetizaram por 42 meses, é lícito isso acontecer e retornem para diante do Deus Eterno, o lugar que estavam desde a antiguidade. (Zc. 4:11-14). Morrerão com permissão divina e por haverem cumprido sua missão.

Apocalipse 11: 8E jazerão os seus corpos mortos na praça da grande cidade que espiritualmente se chama Sodoma e Egito onde o nosso Senhor também foi crucificado.... Denunciado a Devassidão e imoralidade da antiga Sodoma e a Idolatria em conjunto com feitiçarias ocultistas do antigo Egito.

 Apocalipse 11:9 E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seus corpos mortos por três dias e meio, e não permitirão que os seus corpos mortos sejam postos em sepulcros.... Uma espécie de intimidação e forma de punição com aviso para todos aqueles que pregarem o Evangelho não ousam fazer o mesmo, pois terão o mesmo fim. 

Apocalipse 11:10 E os que habitam na terra se regozijarão sobre eles, e se alegrarão, e mandarão presentes uns aos outros; porquanto estes dois profetas tinham atormentado os que habitam sobre a terra. 11 E depois daqueles três dias e meio o espírito de vida, vindo de Deus, entrou neles; e puseram-se sobre seus pés, e caiu grande temor sobre os que os viram. 

Os corpos deverão vigiados durante os três dias e meio dia e noite, serão escarnecidos, zombados..., Todavia, ao serem ressuscitados serão exaltados por Deus ao ascenderem aos céus diante das câmeras para todos verem e muitos verão e temerão... E ouviram uma grande voz do céu, que lhes dizia: Subi para aqui. E subiram ao céu em uma nuvem; e os seus inimigos os viram (Apocalipse 11:12).


Na sequência um grande terremoto... e caiu a décima parte da cidade, e no terremoto foram mortos sete mil homens; e os demais ficaram muito atemorizados, e deram glória ao Deus do céu. (Apocalipse 11:13)

 Apocalipse 11:14. É passado o segundo aí; eis que o terceiro aí cedo virá.... As coisas vão ficar muito complicada após a partida destes, as dores serão indescritíveis para a humanidade.

 

d)   Quem são as duas Testemunhas

Zacarias 4:11. Respondi mais, dizendo-lhe: Que são as duas oliveiras à direita e à esquerda do castiçal... O Castiçal está no meio das duas testemunhas, uma à esquerda e outra à direita.

Zacarias 4:12 E, respondendo-lhe outra vez, disse: Que são aqueles dois ramos de oliveira... São ramos da Oliveira que serão retirados para cumprir a missão num tempo determinado por Deus no fim do Mundo.

Zacarias 4: 12 ... que estão junto aos dois tubos de ouro, e que vertem de si azeite dourado? O Castiçal não é aceso com velas e sim com azeite de oliveira que queima e iluminar. Assim as duas testemunhas vão anunciar as Boas Novas no início da Grande tribulação por três anos e meio, até a morte (queima) que transborda ao serem arrebatados com seus corpos transformados e glorificados diante do mundo apocalíptico vindouro.

Zacarias 4:13 E ele me falou, dizendo: Não sabes tu o que é isto? E eu disse: Não, senhor meu... Observa-se Zacarias não saber e nem associas as duas testemunhas a Moisés, Elias ou Enoque, ele simplesmente não sabia a identidade das duas testemunhas.

Zacarias 4:14. Então ele disse: Estes são os dois ungidos, que estão diante do Senhor de toda a terra... O Anjo não citou o nome das duas testemunhas, se Moisés, Enoque ou Elias fossem citados seus nomes não seriam omitidos, são duas pessoas desconhecidas do profeta Zacarias, neste caso nem Elias, nem Moisés e nem Enoque foram citados.

 

e)    As Dificuldades de Identificar a Duas Testemunhas Seria Elias e Enoque ou Moisés?

Existem correntes teológicas diversas citarei apenas três mais difundidas no meio dos teólogos, a primeira que seriam Moisés e Elias, a segunda Elias e Enoque, a terceira referindo a dois grupos de pessoais ou conceitos.

 

Ø  Moisés

Moisés morreu com 120 anos exerceu seu ministério durante 40 anos, deixando a Lei, o pentateuco, portanto sua obra e missão foi devidamente cumprida. Não havendo necessidade de vir outra vez para realizar alguma tarefa, sendo ele bem-sucedido em seu papel.

 

euteronômio 34:5 - Assim morreu ali Moisés, servo do Senhor, na terra de Moabe, conforme a palavra do Senhor.


Para Moisés ser uma das duas testemunhas teria que nascer de novo, isso contradiz. Hebreus 9:27

Hebreus 9: 27 E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

Moisés morreria duas vezes desobedecendo a ordem divina, e já usufruído de seu galardão.

Ø  Elias

Conforme a carta de Tiago Elias estava num corpo semelhante ao nosso sujeito as mesmas paixões, com a mesma natureza terrena e pecaminosa, fica difícil crer que Elias não teve seu corpo mortificado por Deus. Por certo Deus transformou e glorificou o corpo de Elias que ele pudesse ingressar na carruagem de fogo sem se queimar (se interpretar a carruagem literalmente a ponto de Eliseu ver a carruagem). Elias não poderia de modo algum adentrar nas regiões celestes com o corpo pecaminoso e mortal.

Tiago 5:17 Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra.18 E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto. 

Elias provavelmente morreu, cessando assim suas atividades terrenas, como se descreve em Eclesiastes 9:4-6, tendo seu corpo transformado e glorificado conforme descrito em:

1 Coríntios 15 48 Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.49 E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.50 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção....

1 Coríntios 15: 52 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.53 Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.54 E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória.

Segundo as Escrituras a corrupção não pode herdar a imortalidade, estaria Enoque com cerca de 5.400 anos de idade e Elias com cerca de 2.900 anos de idade. A Promessa que alguém viria no Espírito de Elias foi cumprida em João Batista que foi usado por Deus com o mesmo ímpeto e inspiração de Elias.

Malaquias 4:5- Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;

Malaquias 4:5 ... antes que venha o grande e terrível dia do Senhor... Nos dias de nosso Senhor Jesus Cristo, o Deus encarnado na terra, João no mesmo Espírito de Elias, com a mesma graça e virtude veio e anunciado a chegada do Cordeiro de Deus que purifica o ser humano de toda sua iniquidade.  João Batista não foi a reencarnação de Elias, mas, foi um profeta do mesmo nível e qualidade ao ponto de ser considerado o maior de todos os profetas anteriores a ele pelo Senhor Jesus.

Lucas 7:28 - E eu vos digo que, entre os nascidos de mulheres, não há maior profeta do que João o Batista; mas o menor no reino de Deus é maior do que ele. 

Conclui-se, portanto, que a missão de Elias está concluída em todos os sentidos.

Durante o tempo que este na terra presume-se que tenha profetizado por um tempo de 25 anos (teria nascido por volta de 580 a.C e seu ministério profético entre 560 a. C a 535 a. C). Depois veio a promessa que alguém viria como Elias o precursor profético para anunciar a vinda de Cristo. 

 

Seria Reencarnação? Não! João deixou claro isso em respostas aos fariseus quando vieram lhe questionar se ele era o Elias.

João 1:20 E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.21 E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou..25 E perguntaram-lhe, e disseram-lhe: Por que batizas, pois, se tu não és o Cristo, nem Elias, nem o profeta?

Considerando Elias como um homem sujeito as mesmas paixões que nós, estando ele num corpo corruptível, considerando também que no céu o corpo corruptível não pode entrar e nem viver para sempre. Considerando ainda Coríntios 1550 E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção.

 Elias não passou por uma morte dolorosa, mas teve seu corpo transformado para entrar nos céus.

 EEnoque

Hebreus 11: 5 Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.

 Enoque foi transladado ainda com vida, como outros num tempo muito próximo do fim dos tempos, porém seu corpo foi transformado para obter a imortalidade. Muitos argumentam que Elias e Enoque não passaram pela morte e por isso voltariam para passar pela morte, porém, essa visão está comprometida se todos os que forem arrebatados sem passar pela morte tiverem que voltar para morrer. Perde-se a lógica e a razão.

 

Enoque cumpriu sua jornada na terra vivendo 365 anos, andando com Deus, apregoando as Boas Novas para a humanidade de seu tempo sem se corromper num mundo corrompido.

Para que Elias e Enoque possam ser as duas Testemunhas teriam que nascer literalmente de novo, contradizendo Hebreus 9:27 pois está ordenado aos homens morrer uma só vez. Entraria em conflito com o próprio Jesus

João 4:4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?

Elias e Enoque nasceram da água e do Espírito e assim entraram no Reino de Deus. João 3: 5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.

 

f)     Quem seriam de fato as duas Testemunhas?

Empregar nomes as duas testemunhas como Elias, Enoque ou Moisés é perigoso. Já que nem João, nem Zacarias ou o próprio Deus citou. Os nomes das duas testemunhas são incógnitos. Se fosse Moisés, ou Elias, Ou Enoque com certeza os escritores da Bíblia Sagrada não omitiriam.

Baseando-se na Bíblia podemos tranquilamente afirmar que as duas testemunhas hão de ser reveladas em tempo oportuno durante a grande tribulação, serão possivelmente um gentílico e outro judeu que em escolhem a Cidade de Jerusalém para anunciar a Mensagem redentora do Deus eterno dissipando judeus e gentílicos das densas trevas espirituais naquele tempo.

Ambos serão usados nas áreas de sinais prodígios como Moisés e Elias, farão descer fogo do céu, reterão as chuvas, e pregarão o Evangelho genuíno de Cristo convidando a todos para o arrependimento.

Temos que admitir que não passa de especulação ou dedução alegar que as duas testemunhas sejam Elias e Enoque ou Moisés e Elias, ou inda grupos e conceitos. Quando os textos reforçam a ideia que Enoque, Elias e Moisés já cumpriram com suas obrigações. E os textos de Zacarias 4:10-14 e Apocalipse 11:1-14 em nenhum ponto refere-se a Elias, Enoque e Moisés. 

Nenhum dos pais da Igreja primitiva defendiam a ideia que as duas testemunhas sejam Moisés, Elias ou Enoque. Portanto são apenas hipóteses e teorias que não podem ser adotadas como doutrinas, e de nada serve para a salvação desta geração.

Podemos afirmar que as duas testemunhas ainda não vieram, que Moisés, Elias e Enoque cada um deles cumpriram sua missão. E não precisam vir aqui para pregar para as futuras gerações. Podemos também concluir que não são dois grupos de pessoas ou conceitos porque conceitos nem sempre tem o poder de trazer juízo sobre a humanidade e grupos de pessoas terão que está unânimes naquele tempo de perseguição, ora como seriam mortos em praça pública? E seriam levados aos céus e como ficaram aqueles que ficaram? Parece estranho porque a Igreja será arrebatada num outro momento que grupo seria este? 

É prudente ater-se a Bíblia se a Bíblia não diz quem é, seria uma aventura nós dizermos quem é! Pode-se se afirmar que as duas testemunhas se apresentarão em Jerusalém de onde virão não se sabe. Mas lá ficaram até sua morte, ressurreição e arrebatamento.

Comentários

Postagens mais visitadas