Porque não levar ouro, prata, nem cobre nos cintos, alforges nem duas túnicas, nem bordão, sandálias e nem bordão? 02 - Porque sacudir o pó dos pés? 03 - Porque ser prudente como serpentes simples como pombas? 04 - O que Jesus quis dizer: o que escutai nos ouvidos pregai nos telhados? 05 - O que Jesus quis dizer: Não vim trazer a Paz, mas a espada? 06 - O que Cristo quis dizer: Quem achar a sua vida perde-la á e Quem perder a sua vida achá-la-á?


Curiosidades:
 
01 - Porque não levar ouro, prata, nem cobre nos cintos, alforges nem duas túnicas, nem bordão, sandálias e nem bordão?
02 - Porque sacudir o pó dos pés?
03 - Porque ser prudente como serpentes simples como pombas?
04 - O que Jesus quis dizer: o que escutai nos ouvidos pregai nos telhados?
05 - O que Jesus quis dizer: Não vim trazer a Paz, mas a espada?
06 - O que Cristo quis dizer: Quem achar a sua vida perde-la á e Quem perder a sua vida achá-la-á?

Respostas

                                            01 - Porque não levar ouro, prata, nem cobre nos cintos, alforjes nem duas túnicas, nem bordão, sandálias e nem bordão? (Mt. 10: 9,10) É um Desafio a viver da fé, na total dependência da obra de Deus/ A Resposta está no próprio texto de Mateus 10/ Na terra dos judeus é comum o povo levar até o Homem de Deus presentes (1ª Sm. 9: 7) os discípulos estavam encaminhados para Missão em terra de judeus (Mt. 10: 5,6)/ Os apóstolos poderiam ter certeza que suas necessidades seriam supridas naquela missão, pois na instrução Jesus disse: ‘Quem recebe um Profeta na qualidade de profeta receberá galardão de profeta; e quem recebe um justo na qualidade de justo, receberá galardão de justo. E qualquer que tiver dado só um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulos, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão. ’ (Mt. 10: 41,42). / Nesse sentido nada faltaria nessa missão/ Mais tarde Jesus torna a enviar seus Mensageiros numa Missão semelhante e pergunta: “Quando vos mandei sem bolsa, alforje ou sandálias, faltou-vos, porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada?.”(Lc. 22:35) Já que os discípulos haviam aprendido a viver pela fé e a depender inteiramente da Obra de Deus, Jesus envia para mesma missão de modo diferente e diz: ‘Mas, agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e o que não tem espada, venda a sua veste e compre-a .’ (Lc.22: 36).   

                                 02 - Porque sacudir o pó dos pés?(Mt. 10: 14) A Repugnância dos judeus mais extremos com os não judeus (gentios) era tão grande que consideravam o pó da terra deles como impuro/ O Ato de Sacudir o Pó dos pés significa total separação, desprezo, descaso, afastamento/ repudio... / Alguns pregavam a Lei de Moisés para os gentios, quando rejeitados sacudiam o pó das sandálias ou dos pés, querendo dizer ‘estou isento de culpa’/ Com a Proclamação do Evangelho os Cristão foram orientados por Jesus a fazer o mesmo com os judeus, sacudi o pó dos pés caso o Evangelho fosse rejeitado por eles. 

                                      03 - Porque ser prudente como serpentes simples como pombas? (Mt. 10: 16) Porque como ovelhas estavam sendo enviadas ao meio de lobos/ Os Filhos deste mundo são prudentes na sua geração. (Lc. 16: 8) Diante disso os filhos da Luz precisam ser prudentes como serpentes, não como uma ameaça ou perigo real, mas simples como uma pomba agindo com amor e não com ódio, diante do perigo voar aos braços do pai.

                                      04 - O que Jesus quis dizer: o que escutai nos ouvidos pregai nos telhados?(Mt. 10: 27) Um Habito comum no clima mais arejado os moradores da casa fazer reunião no telhado, semelhante a uma laje de concreto servindo como cobertura. As casas eram muito próximas uma das outras possibilitando a comunicação de um vizinho com outro sem sair de casa. / Ao contrário de Sociedades Secretas que estão cheia de segredos, o Evangelho do Senhor Jesus não tem segredo para o simples, o Evangelho é escondido para os sábios e inteligentes segundo o parâmetro do mundo e não segundo o parâmetro de Deus (Lc. 10: 21).

                                    05 - O que Jesus quis dizer: Não vim trazer a Paz, mas a espada? (Mt. 10: 34) O Evangelho não coaduna com o Pecado da terra, não existe comunhão entre a luz e as trevas, o mal e o Bem não andam do mesmo lado, a Santidade e o Pecado são separados/ Existe uma antiga contenda entre Deus e os Homens por causa do pecado (Gn. 6:3). A Armadura de Divina apresentada por Paulo (Ef. 6: 10-18) A Palavra de Deus é vista como uma Espada contra toda força Maligna. / A Palavra de Deus, como Evangelho contra-ataca o Reino das trevas expulsando Demônios, Enfermidades e todo mal. (Sl. 46: 6/ 1ª Jo. 2: 14) Geralmente um lar sofre constantes conflitos quando nem todos estão dentro do Evangelho, num lar como esse é comum a dissensões entre pais e filhos, marido e mulher e assim em diante. (Lc. 12: 49-53) Todas as vezes que a Luz do Evangelho é acesa há um conflito intenso com as Trevas (1ª Jo. 3:8)
    
                                       06 - O que Cristo quis dizer: Quem achar a sua vida perde-la á e Quem perder a sua vida achá-la-á?(Mt. 10: 39) “Assim, pois, qualquer de vós que não renunciar a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo” (Lc. 14: 33) Isto inclui a vida (alma) Jesus solicita nossa vida para fazer dela um verdadeiro instrumento na terra (Jo. 14: 13,14) Seu primeiro mandamento é Amar a Deus com todo coração, força, alma e mente (Mc. 12: 30) Quem entrega a sua vida à Cristo, já não mais vive, mas Cristo vive nele (Gl 2: 20) assim perder sua vida terrena e mortal, mas ganha uma vida celeste e imortal. (1ª Co. 15: 53,54/ Fl. 1: 21) Vive para o Evangelho e morre para o pecado.     

Comentários

Postagens mais visitadas