O Cego Bartimeu, um Homem de Percepção


O Cego Bartimeu, um Homem de Percepção
 
                                 Batimeu era um cego conhecido naquela região, sabendo que Cristo estava realizando uma missão naquele território, ficou assentado-se entre as duas Jericó, a antiga na terra de Cananéia e a nova Jericó construída por Herodes. Apesar de cego Bartimeu VIU Jesus como o Filho de Davi, o Messias Ungido, o Cristo capaz de curar os cegos, sanar os paralíticos e extirpar todo tipo de enfermidades...
                                Esta visão os fariseus, os herodianos, os “doutores da Lei”, os Saduceus, enfim os religiosos daquele tempo não conseguiam enxergar, mesmo com as Escrituras nas mãos porque não liam. Estes religiosos cometiam um erro muito parecido com os erros de muitos cristãos atuais que mesmo com a Bíblia nas mãos não conhecem a Escritura Sagrada e nem o Poder de Deus. São capazes por ignorância crucificar o Cristo novamente e matar seus profetas alegando que profecias não existem mais, somente na bíblia.
                            O Ex Cego Bartimeu não chama Jesus de modo sereno e tranqüilo, ele percebia que ao redor de Cristo havia uma multidão, sabia que chamar Jesus naquela hora como se chama um amigo qualquer de nada adiantaria. Sabia perfeitamente que era preciso gritar, clamar com todas as forças, chamando Jesus de “Filho de Davi”. Bartimeu sabia que chamando o Cristo de Filho de Davi, estava admitindo Jesus como seu Salvador, Libertador, Senhor e aquele que era capaz de cura-lo apenas com uma Palavra.
                         Bartimeu apesar de cego conseguia ver seus pecados, algo muitos religiosos de seu tempo não conseguia ver. Bartimeu Clama não só pela Cura, mas também pelo perdão. Ele percebia o poder de Cristo para perdoar pecados.
                         Ele era persistente com sua percepção percebia fácil as coisas espirituais, entendia as Escrituras Sagradas e Conhecia o poder de Deus, porque sua cegueira não foi capaz de cega-lo espiritualmente. Mesmo diante de seus “opressores” que mandavam calar a boca. Bartimeu como cego via as oportunidades e não deixava passar, pois ele deixasse Cristo passar naquele dia, quando viria ele novamente? A percepção de Bartimeu era gigante, do tamanho de sua Fé.
                       É Interessante que Cristo ouve o clamor de Bartimeu desvia de sua rota e vem ao encontro de Bartimeu e faz a interessante pergunta: O Que Queres que eu te faça?
                      Bartimeu não chamou Jesus ali para bater um papo, vai direto ao assunto: Que eu torne a Ver!
                        O Ex Cego Bartimeu outrora enxergava, não se sabe o que causou a sua cegueira, mas Bartimeu percebia em Cristo uma Unção Real, pois Cristo era Filho de Davi, e não só isso Bartimeu sentia o cheiro de Deus em Cristo, o qual caso quisesse seria capaz de curá-lo daquela cegueira.
                       
Lc 18: 42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

Bartimeu também sabia ser “GRATO” , agradecido pelas coisas que Deus lhe fez, estando cego, poderia culpar a Deus pela sua cegueira, e procurar fugir da presença de Deus. Todavia Bartimeu procurou se aproximar de Deus cada vez mais para adquirir sua cura. E Recebendo a cura, não ficou estático, parado como uma estatua, Bartimeu começou a Glorificar a Deus com todo seu coração e começou a contagiar aqueles que estavam em torno de Cristo, que antes falavam qualquer assunto, mas agora diante da alegria e gratidão de Bartimeu e do milagre recebido por ele, começaram a glorificar o Filho de Davi, Jesus, o Deus Vivo na terra.  

Lc. 18: 43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.

                    Mensagem com Base no Texto de Lucas

Lc. 18: 35 Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.
36 Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.
37 Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.
38 Então ele se pôs a clamar, dizendo:
Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
39 E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!
40 Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem.
Tendo ele chegado, perguntou-lhe:
41 Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.
42 Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.
43 Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus.



Comentários

Postagens mais visitadas