Os Prejuízos Causados pelas Dez Pragas no Egito: As Rãs, os Piolhos e as Moscas - 2ª Parte

I - As Pragas das Rãs, Piolhos e Moscas  - 

A Praga das Rãs – 2ª Praga
Êx. 8: 3 O rio produzirá rãs em abundância, que subirão e virão à tua casa, e ao teu dormitório, e sobre a tua cama, e às casas dos teus servos, e sobre o teu povo, e aos teus fornos, e às tuas amassadeiras.
4 Sim, as rãs subirão sobre ti, e sobre o teu povo,
 e sobre todos os teus servos.
5 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua mão com a vara sobre as correntes, e sobre os rios, e sobre as lagoas,
e faze subir rãs sobre a terra do Egito.
6 Arão, pois, estendeu a mão sobre as águas do Egito, e subiram rãs, que cobriram a terra do Egito.

 

A Praga das Rãs por mais simples e inofensiva que parece causa nojo e prejuízo.

                               Você seria capaz de comprar pães de um forno repleto de rãs? Comprar bolos e biscoitos de uma amassadeira onde as rãs estão passeando?  Ou comprar Doces e salgados de um lugar onde você sabe que o forno, a cozinha e as panelas estiveram invadidos por rãs?
                                A Resposta para cada uma das perguntas acima é não! O Mercado Consumidor de dentro e fora do Egito possuíam o mesmo pensamento. Não compravam mais alimentos dessa natureza no Egito, isso acarretou em grande soma de prejuízos na produção e no consumo.                       
                                  

II - A Praga dos Piolhos- 3ª Praga

Êx. 8: 16 Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra,
para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito.

17 E assim fizeram. Arão estendeu a sua mão com a vara, e feriu o pó da terra, e houve piolhos nos homens e nos animais; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.
18 Também os magos fizeram assim com os seus encantamentos para produzirem piolhos, mas não puderam. E havia piolhos, nos homens e nos animais.

Você seria capaz de comprar alimento de um povo infestado de piolhos? Correr o risco de ser contrair piolhos ao negociar com um grupo de pessoas infestadas de piolhos? Essa imagem causa uma repugnância, era está à imagem formada do Egito por nações vizinhas.


III – A Praga das Moscas – 4ª Praga

Êx. 8: 21 Porque se não deixares ir o meu povo., eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e nas tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, bem como a terra em que eles estiverem.
22 Mas naquele dia separarei a terra de Gósem em que o meu povo habita, a fim de que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra.
23 Assim farei distinção entre o meu povo e o teu povo;
amanhã se fará este milagre.
24 O Senhor, pois, assim fez. Entraram grandes enxames de moscas na casa de Faraó e nas casas dos seus servos; e em toda parte do Egito a terra foi assolada pelos enxames de moscas.
                              A Imagem do Egito já estava desgastada com a Praga de rãs e piolhos, agora vem a pragas das Moscas para comprometer ainda mais a produção e o consumo de alimentos no Egito, quando todos achavam que as coisas iriam melhorar.

A Invasão das Rãs somada a Praga dos Piolhos e das Moscas causaram imenso prejuízos nas indústrias de alimentos trouxeram uma imagem muito ruim dos egípcios lá fora, entre os povos vizinhos. Comprometeu os derivados do Leite do gado em geral e as carnes.
Causando uma queda nas vendas e no consumo nos produtos alimentícios provindos do Egito.
Qual imagem que o consumido levaria dos egípcios vendo rãs nas cozinhas e amassadeiras?

                                 A População egípcia com piolhos? E Moscas espalhadas em todos os lugares principalmente sobre cadáveres e alimentos?
                             Você seria capaz de compra um queijo de local dominado por moscas? Comprar comida provinda de um povo infestado de piolhos? Comprar carnes de um ambiente repleto de moscas? Comprar pão de um local que o forno e a amassadeira estão ocupados por rãs?
                               Valem acrescentar que as pragas não atingiam somente alimentos provindos de massa (trigo e cereais) as pragas infestavas as frutas as verduras, os legumes...
                              Isso comprometia a qualidade dos alimentos do Egito e a imagem do povo Egípcio, que até então era de um povo limpo, acostumado com a boa higiene.
                                Evidentemente houve desperdícios de alimentos em abundancia, numa nação que já estava com sua economia comprometida. 

Comentários

Postagens mais visitadas