O Uso de Jóias e a Bíblia - 1ª parte


                               Nosso Pai na Fé Abraão enviou seu servo ELiezer com joias para presentear a sua futura nora, (Gn. 24:33) se isto fosse uma abominação para Deus Abraão faria isso? Sendo Abraão Amigo de Deus?  



Gn. 24: 21 E o homem a contemplava atentamente, em silêncio, para saber se o Senhor havia tornado próspera a sua jornada, ou não.
22 Depois que os camelos acabaram de beber, tomou o homem um pendente de ouro, de meio siclo de peso, e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro;

                                          O Pendente de ouro pesava meio siclo o equivalente a 12 gramas, deu pulseiras para as mãos de Rebeca, seria isso  vaidade? Dote? Se vaidade Abraão estava abrindo as portas para vaidade para dentro de sua casa depois de um longo período de oração e experiências profundas com Deus?Insisto Vaidade? Não ! Prosperidade, presente, dádivas...  
                       Seria fosse um Dote, não poderia ser outro tipo de dote? Abraão errou? Deus não lhes avisaria antes disso?  

Gn. 24: 47 Então lhe perguntei: De quem és filha? E ela disse: Filha de Betuel, filho de Naor, que Milca lhe deu. Então eu lhe pus o pendente no nariz e as pulseiras sobre as mãos;
                                 Pendentes de nariz? Sim! Segundo essa passagem bíblica pode ser usado, pois Abraão enviou tal adorno para sua nora. Todavia, o uso com MODERADAMENTE desses adornos se faz necessário, mas se teu irmão ou tua irmão escandaliza, ou ainda tem pastor, te dou dois conselhos:

01 - Retire os adornos para evitar contendas 
02 - Mude de Ministério, procure uma igreja onde se permita o uso MODERADAMENTE de tais adornos e que atenda aos princípios bíblicos. 

Seja qual for sua decisão não deixe orar antes e se decidir usar jóias use o que quiser com Ordem e decência 

                              1ª Co. 14: 40 Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

                               Podemos ser contra o uso de jóias ou a favor, mas com moderação, o uso de Jóias segundo os preceitos Bíblicos estão liberados MODERADAMENTE ("Moderadamente" veja quantas vezes vou utilizar esse termo)  
                        O Patriarca Jacó ao Erigir um Altar em Betel convidou a sua familia para um conserto com Deus, neste Pacto, ele pediu para que sua familia mudasse as vestes, porque afinal de contas Deus se importa com as vestes de seu povo (Mt. 6:31).  

Gn. 3: 21 E o Senhor Deus fez túnicas de peles para Adão e sua mulher, 
e os vestiu.


Uso de Jóias como Idolatria e/ou Superstição
Adornos de Idolatria
 Adornos supersticiosos




                                    Gn 35:3 Levantemo-nos, e subamos a Betel; ali farei um altar ao Deus que me respondeu no dia da minha angústia, 
e que foi comigo no caminho por onde andei.
4 Entregaram, pois, a Jacó todos os deuses estranhos, que tinham nas mãos, e as arrecadas que pendiam das suas orelhas; e Jacó os escondeu debaixo do carvalho que está junto a Siquém.

                               Entre os pertences dos filhos de Jacó, os adornos que faziam parte das vestimentas deles havia pendentes (espécie de argolas) usados por homens, mulheres e crianças. 
                                
                               As Arrecadas que pendiam nas orelhas porque eram objetos de idolatria, culto a outros deuses, amuletos, e peças supersticiosas. Neste sentido deveriam ser dispensados. 


                                  Deus e as Jóias
Êx. 3: 21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.
22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.
Deus, o próprio Deus de Abraão, Isaque e Jacó recomenda a Moisés a orientar as filhas de Israel, pedir as mulheres egípcias jóias de ouro e prata, além de vestimentas. Note que é Deus quem está liberando o uso de jóias  enquanto alguns pastores proíbem, mas alguns deles fazem isso para evitar o uso abusivo de jóias, outros por falta de conhecimento, ainda outros só Deus sabe porque.  
                               A Rainha Elisabeth é riquissima, deve contar com um baú de jóias  mas ninguém ver a rainha igual a uma arvore de natal, ela usa as joias Moderadamente. 

Comentários

Postagens mais visitadas