As 10 Pragas do Egito: 4ª Praga - As Moscas

Êx. 8: 20 Disse mais o Senhor a Moisés: levanta-te pela manhã cedo e põe-te diante de Faraó:; eis que ele sairá às águas; e dize-lhe: Assim diz o Senhor: Deixa ir o meu povo, para que me sirva.21 Porque se não deixares ir o meu povo., eis que enviarei enxames de moscas sobre ti, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, e nas tuas casas; e as casas dos egípcios se encherão destes enxames, bem como a terra em que eles estiverem.22 Mas naquele dia separarei a terra de Gósem em que o meu povo habita, a fim de que nela não haja enxames de moscas, para que saibas que eu sou o Senhor no meio desta terra.23 Assim farei distinção entre o meu povo e o teu povo; amanhã se fará este milagre.24 O Senhor, pois, assim fez. Entraram grandes enxames de moscas na casa de Faraó e nas casas dos seus servos; e em toda parte do Egito a terra foi assolada pelos enxames de moscas.25 Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e oferecei sacrifícios ao vosso Deus nesta terra.26 Respondeu Moisés: Não convém que assim se faça, porque é abominação aos egípcios o que havemos de oferecer ao Senhor nosso Deus. Sacrificando nós a abominação dos egípcios perante os seus olhos, não nos apedrejarão eles?27 Havemos de ir caminho de três dias ao deserto, para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus, como ele nos ordenar.28 Então disse Faraó: Eu vos deixarei ir, para que ofereçais sacrifícios ao Senhor vosso Deus no deserto; somente não ireis muito longe; e orai por mim.29 Respondeu Moisés: Eis que saio da tua presença e orarei ao Senhor, que estes enxames de moscas se apartem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente não torne mais Faraó a proceder dolosamente, não deixando ir o povo para oferecer sacrifícios ao Senhor.30 Então saiu Moisés da presença de Faraó, e orou ao Senhor.31 E fez o Senhor conforme a palavra de Moisés, e apartou os enxames de moscas de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não ficou uma sequer.32 Mas endureceu Faraó ainda esta vez o seu coração, e não deixou ir o povo.
                              Como Deus Onisciente, Onipresente e Onipotente, Deus sabia tudo sobre faraó e suas atividades, com antecedência. Deus informa a Moisés que faraó sairia de manhã para as águas. Mais uma vez Deus precede por meio de Moisés mais uma praga que há de vir, desta feita é a praga das moscas. 
                
                          Observamos que o meio ecológico no território egípcio está bem danificado, a partir dessa praga a terra de Gosén seria poupada (Êx. 8:22), porque as pragas anteriores também afligiram os habitantes de Gósen. Como Deus faz separação entre Justos e ímpios, No Juízo Divino não é diferente.   
                           A Casa de Faraó, de seus oficias, e todo o povo de faraó seriam atingidos pelas pragas subsequentes a partir das moscas. Cientistas explicam que as moscas foram resultados da morte das rãs e ainda sequelas dos rios que permaneceram uma semana infectado com suas águas avermelhadas como sangue, e muitas mortes ao longo do leito do rios e suas fontes, isto inclui a terra de Gósen.                          
                            Gósen foi atingida pelas primeiras três pragas, porém, a partir das pragas das moscas Gósen e seus habitantes foram poupados. Ao acompanhar as 10 Pragas do Egito assistimos um Desastre Natural, desencadeando vários outros, que nem foram citados na Bíblia. 
                       Como se explica a exclusão da Cidade de Gósen nas pragas subsequentes? Pela Lógica Gósen deveria ser incluída, mas não foi o que aconteceu. Alegar que Gósen não havia fontes de água é um erro, porque ninguém vive em terra sem água. O antigo faraó benévolo de quase 400 anos atrás era amigo do patriarca israelita José e cedeu uma terra boa para José e seus familiares para cuidar dos rebanhos, gado, ovelhas... Esta terra precisava de água(Gn. 45:10) 
                         A Divindade pagã Humilhada foi o deus Belzebu, Príncipe dos Demônio e senhor das Moscas 
Belzebu, príncipe dos demônios
e senhor das moscas
Deus desafia a Faraó, se faraó de fato fosse deus, teria que livrar-se das moscas, livrar seus oficias e sua nação das moscas. O Desafio divino não era apenas para faraó, mas também para os deuses e seus magos no Egito com suas Ciências ocultas, a mesma Ciência Oculta que atrai a muitos esotéricos e "sábios" de hoje. 
Observa-se que Faraó desta feita não chamou os magos para conter as moscas, pois nas vezes anteriores, eles foram chamados e não conseguiram exito para impedir a expansão da praga (Êx. 7:22/ Êx. 8:7/Êx. 8:18). 
O deus pagão venerado no antigo Egito, Belzebpossuía segundo a crença de seus adeptos o controle total sobre tudo aquilo que existe, especialmente as moscas, das quais ele era senhor em absoluto. Com o Enxame das Moscas predito por Moisés mostra para faraó e toda a sua gente, que o deus Belzebu perdeu o controle das moscas, e diante desse episodio Belzebu foi desmoralizado.
Faraó foi obrigado a convocar Moisés por que sabia da incapacidade de seus magos com suas ciências ocultas, Moisés veio orou ao SENHOR Deus Onipotente e Reis dos Reis. 
Êx. 8:31 E fez o Senhor conforme a palavra de Moisés, e apartou os enxames de moscas de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; não ficou uma sequer. 



Comentários

Postagens mais visitadas