Previsão Otimista sobre o El Ninõ




Segundo o Climatologista Luiz Carlos Molion os número de furacões provocado pelo El Ninõ deverá diminuir nos últimos anos devido ao Esfriamento do Oceano Pacifico e a diminuição de atividade do Sol, o climatologista lembra que o Oceano Pacifico corresponde a um terço da face da terra e pode influenciar muito no clima.
Se professor Luiz Carlos Molion estiver certo o temor de furacões em cidades litorâneas pode ser descartado.Mas vale salientar que Molion não desconsiderou a possibilidade de furacões, todavia não tão numerosos como se divulga na mídia.  


O Conceito do Fenômeno El Ninõ segundo a Wikipédia, a Enciclopédia Livre. (sublinhado) 




Os fenómenos El Niño são alterações significativas de curta duração (12 a 18 meses) na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico, com profundos efeitos noclima. Estes eventos modificam um sistema de flutuação das temperaturas daquele oceano chamado Oscilação Sul e, por essa razão, são referidos muitas vezes como OSEN (Oscilação Sul-El Niño, ver abaixo). Seu papel no aquecimento e arrefecimento global é uma área de intensa pesquisa, ainda sem um consenso.
Nino.gif
O El Niño foi originalmente reconhecido por pescadores da costa oeste da América do Sul, observando baixas capturas, à ocorrência de temperaturas mais altas que o normal no mar, normalmente no fim do ano – daí a designação, que significa “O Menino”, referindo-se ao “Menino Jesus”, relacionado com o Natal.
Durante um ano “normal”, ou seja, sem a existência do fenômeno El Niño, osventos alísios sopram no sentido oeste através do Oceano Pacífico tropical, originando um excesso de água no Pacífico ocidental, de tal modo que a superfície do mar é cerca de meio metro mais alta nas costas da Indonésia que no Equador. Isto provoca a ressurgência de águas profundas, mais frias e carregadas denutrientes na costa ocidental da América do Sul, que alimentam o ecossistemamarinho, promovendo imensas populações de peixes – a pescaria de anchoveta noChile e Peru já foi a maior do mundo, com uma captura superior a 12 milhões de toneladas por ano. Estes peixes, por sua vez, também servem de sustento aos pássaros marinhos abundantes, cujas fezes depositadas em terra, o guano, servem de matéria prima para a indústria de fertilizantes.
Quando acontece um El Niño, que ocorre irregularmente em intervalos de 2 a 7 anos, com uma média de 3 a 4 anos, os ventos sopram com menos força em todo o centro do Oceano Pacífico, resultando numa diminuição da ressurgência de águas profundas e na acumulação de água mais quente que o normal na costa oeste da América do Sul e, consequentemente, na diminuição da produtividade primária e das populações de peixe.

Comentários

Postagens mais visitadas