GEAZI, O LEPROSO E A OPORTUNIDADE PERDIDA

A oportunidade perdida de Geazi, o Leproso

Sabemos que Eliseu, Homem de Deus, se espelhou no profeta Elias, seu precessor, obteve a porção dobrada do Espírito Santo em sua vida e em vida operou o dobro dos Milagres de Elias, e até no sepulcro os desejos de seu coração de cumpriram.
Geazi teve a mesma oportunidade de Eliseu, e poderia ir além se fizesse o mesmo que Eliseu, solicitando a porção dobrada. Seria possível imaginar como Geazi seria descrito na Bíblia:

·        
     Geazi poderia haver multiplicado duas vezes a quantidade de azeite
·        Geazi poderia haver multiplicada duas vezes a quantidade de farinha
·        Geazi poderia 4 vezes dividir o Jordão
·        Geazi poderia ressuscitar quatro pessoas que morreram.
·        Geazi poderia haver feito descer fogo do céu pelo menos 08 vezes, ou seja o dobrou ou triplo do profeta Elias.
·        Geazi poderia conter quatro vezes mais a porção do Espírito em sua vida e realizar o dobro dos milagres de Eliseu e o quadruplo dos milagres de Elias.
·        Geazi poderia ser um profeta mais reverenciado do que Elias e Eliseu.

Entretanto, ele escolheu fazer o contrário, seguir um caminho diferente de Elias e Eliseu que nunca se venderam e não se deixaram seduzir-se por presentes e nem pela avareza. O Foco de Eliseu e Elias era o Poder de Deus em suas vidas, seres canais transmissores da mensagem de Deus.

·        Defeitos de Geazi 

a)     Ganancia
b)    Vacilante
c)     Falta de Vigilância
d)    Incauto
e)     Impreciso
f)      Mentiroso
g)     Tolo
h)    Desleal
i)       Inoportuno
j)       Importuno
k)     Inconveniente
l)       Enganador
m)  Egoísta
n)    Leproso

Então Geazi, servo de Eliseu, homem de Deus, disse: Eis que meu senhor poupou a este sírio Naamã... Ganancioso, avaro, queria os tesouros de Naamã para si, sem saber o proposito de Deus por trás daquilo.

... Não recebendo da sua mão alguma coisa do que trazia; porém, vive o SENHOR que hei de correr atrás dele, e receber dele alguma coisa. Comportando-se como um crente vacilante, interesseiro e meticuloso. Desenvolvendo assim um comportamento impróprio e inconveniente para aquela ocasião.


E foi Geazi a alcançar Naamã; e Naamã, vendo que corria atrás dele, desceu do carro a encontrá-lo... Recalcitrante insistindo no erro.  e disse-lhe: Vai tudo bem?


E ele disse: Tudo vai bem; meu senhor me mandou dizer: Eis que agora mesmo vieram a mim dois jovens dos filhos dos profetas da montanha de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupas. Mentiroso, manipulador, usou de engano para com Naamã, aproveitando da sua boa fé do mesmo.

 
E disse Naamã: Sê servido tomar dois talentos. E instou com ele, e amarrou dois talentos de prata em dois sacos, com duas mudas de roupas; e pô-los sobre dois dos seus servos, os quais os levaram diante dele.
E, chegando ele a certa altura, tomou-os das suas mãos, e os depositou na casa; e despediu aqueles homens, e foram-se.

Tolo acreditou que poderia também enganar o Homem de Deus Eliseu, como fizera com os demais companheiros e Naamã.


Então ele entrou, e pôs-se diante de seu senhor. E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte.
Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou do seu carro a encontrar-te? Era a ocasião para receberes prata, e para tomares roupas, olivais e vinhas, ovelhas e bois, servos e servas?

O Triste e Desastroso fim de Geazi


Portanto a lepra de Naamã se pegará a ti e à tua descendência para sempre. Então saiu de diante dele leproso, branco como a neve. 2 Reis 5:27


O Fim de Geazi poderia ser outro, mais honroso, mais prósperos e mais feliz, se porventura houvesse se dedicado em servir ao Homem de Deus e buscar a Deus como Eliseu assim o fizera. Doravante seguiu seu caminho leproso contaminando toda sua descendência com a Lepra. 

Comentários

Postagens mais visitadas