JOSÉ DENTRO DA CISTERNA E ALGUMAS SEMELHANÇAS COM CRISTO

Meditei na situação de José dentro da Cisterna, enquanto seus irmão arquitetavam contra sua alma no fundo do poço. De fato, no fundo do poço há uma mola que nos atira para cima.  


a) Um Drama Psicológico dentro da Cisterna 


Gn. 37: 23 Logo que José chegou a seus irmãos, estes o despiram da sua túnica, a túnica de várias cores, que ele trazia;

24 e tomando-o, lançaram-no na cova; mas a cova estava vazia, não havia água nela.
25 Depois sentaram-se para comer; e, levantando os olhos, viram uma caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam tragacanto, bálsamo e mirra, que iam levar ao Egito.

b) José no Egito

No Egito José chega conduzido pelos Ismaelitas entre tragacantas, balsamo e mirra. E com toda a certeza para o Egito, José foi um balsamo, enquanto sua alma amargava como mirra, mas, mesmo assim de José ainda podia se exalar o cheiro do Espírito Santo. E como uma goma de tragacanta José estava sendo moldado, recomeçando do pó. 


Para José, Deus foi o Balsamo, mesmo em meios as angustias da escravidão no Egito, a mirra espiritual escorria sobre a alma de José para curá-la. 

Vale lembrar que os Ismaelitas eram descendentes de Abraão por meio de Hagar, a serva egípcia, seria mera coincidência? Não! Deus tem uma meta a ser cumprida com a Nação dos faraós. Afinal de contas, em fuga o menino Jesus foi conduzido para o Egito, para se livrar da ira de Herodes. 


 E esteve lá, até à morte de Herodes, para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor pelo profeta, que diz: Do Egito chamei o meu Filho. Mateus 2:15/Oseias 11:1

c) Os Planos dos Irmãos de José

Gênesis 37:27 Vinde, vendamo-lo a esses ismaelitas, e não seja nossa mão sobre ele; porque é nosso irmão, nossa carne. E escutaram-no seus irmãos.
28 Ao passarem os negociantes midianitas, tiraram José, alçando-o da cova, e venderam-no por vinte siclos de prata aos ismaelitas, os quais o levaram para o Egito.



- Nu dentro de uma cisterna vazia, sinal de vergonha, desprezo e dor, numa cisterna que esvaziava a sua alma e esperanças;

Os Irmãos de José por motivos de ódio e inveja rasgaram a Túnica de José, expondo a nudez de José a todos. Podemos imaginar a violência utilizada por eles para rasgar a Túnica tão cara que seu pai Jacó havia comprado para ele. Como José se sentiu ficando nu diante de seus irmãos? Ora, sabemos o SENHOR Jesus também passou por isso, ficando nu em público para ser chicoteado publicamente. Evidentemente José se sentiu humilhado e grande constrangimento ao ser exposto nu diante dos irmãos. 

- Seus irmãos comiam enquanto José estava preso dentro da cisterna;

José havia trazido o alimento para seus irmão, em obediência a seu pai Jacó, eu me pergunto: Como eles poderiam alimentar-se daquele alimento com a consciência tão tranquila? Creio que não houve tranquilidade e sim, inquietação de espírito, e nem mastigavam o alimento apenas engoliam, e nem sentiram o real sabor da comida. 

O que se passava na cabeça de José enquanto seus irmão planejavam o que fazer da vida dele? Não foram estranhos que traíram José, muito pelo contrário, foram conhecidos, foram seus próprios irmãos, os quais durante a infância brincavam juntos, comiam juntos, dormiam na mesma cabana, possuíam o mesmo pai. 
Assim também foi Jesus traído por aquele que molhava o pão no mesmo prato, foi beijado e traído por um amigo intimo, e rejeitado por seus próprio irmãos. 

Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.
Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu.
Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome;
Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. João 1:9-13

  
- O mais dramático talvez seja saber que os irmãos de José estavam planejando contra a dele, enquanto comiam a refeição que o próprio José havia trazido para eles. 
Semelhantemente Judas Iscariotes na mesa enquanto comia com Jesus planejava e esperava a hora oportuna para entregar o Mestre Jesus. 

Entre os que conversavam sobre o destino de José um deles sugeriu matá-lo.  Enquanto ele escutava tudo e nada podia fazer.


Gênesis 37: 26 Disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar nosso irmão e encobrir o seu sangue?

 -  Vendo a Caravana de Ismaelita alguém sugere vende-lo para que seja escravo e morra ao poucos. A Vida de um escravo era muito dura, penosa e dolorosa, muitos morriam na mais tenra idade por maus tratos, sem contar com o grande risco de abusos. 

- A maioria de seus irmãos concordam com exceção a Rubem que decidiu protege-lo, mas saiu ao campo e quando retornou seus irmãos em consenso haviam vendido seu próprio irmão, carne de sua carne, sangue de seu sangue. 

Não há registro que dentro da cisterna José tenha murmurado contra o SENHOR.

Depois disso o irmão de José simularam um terrível encontro entre José e uma fera, que o matou. Levaram as Túnica de José ensanguentada para Jacó, o qual chorou muito de dor na alma.

d) Os Sonhos de José foram realizados

No Egito, Deus cuidou de José, que logo, que chegou no Egito caiu nas graças de um homem muito bom, chamado Potifar, onde trabalhou vários anos, e ficou como mordomo de confiança. Até a mulher de Potifar acusar José de tentativa de estupro e José ser preso. 
Em prisão  também caiu nas graças do diretor do presidio que entregou a diretoria do presidio em suas mãos. Estando preso, José recebe a visita de dois homens que serviam na mesa de faraó, o padeiro-mor e o copeiro-mor, os quais sonham e José por divina revelação interpreta. Mais tarde Faraó tem dois sonhos, e ninguém consegue discernir, é quando copeiro mor que fora salvo conforme a interpretação de José e restituído ao cargo, enquanto padeiro mor foi morto na forca conforme a interpretação de José. Assim,Faraó sabendo disso, chama José a sua presença, o qual mais uma vez por divina revelação interpreta os sonhos de Faraó, e cai na confiança do grande líder que o faz vice governador do Egito, com o passar do tempo, há uma grande fome na região e os filhos de Jacó vem ao Egito. Deus faz se cumprir os sonhos de José em seus mínimos detalhes, por mais que seus irmãos e outras pessoas tentassem impedir. 

Comentários

Postagens mais visitadas