Carta do Apocalipse: Pérgamo a igreja que seguia as Doutrina de Balaão e Nicolau


Carta a Igreja de Pergamo

 
Ap. 2:12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve:

Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes...


Ponto Forte

A Espada é símbolo de Justiça e da Palavra de Deus, Cristo apresenta-se como aquele que está disposto a executar a Justiça aos injustiçados e ao mesmo tempo apresenta-se como a Palavra Verdadeira do Verdadeiro Deus.

Ap. 2: 13 Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé...

Por volta de 30 d.C. havia em Pergamo um santuário de adoração ao Imperador romano, era um centro de adoração da Religião pagã. A Igreja de Pergamo mesmo em território de satanás conservou o nome de Cristo e negou a Fé, mesmo diante de ameaças e perseguições a igreja continuava perseverante.

Ap. 2: 13... Nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Antipas foi um mártir, um homem íntegro, fiel ao SENHOR em tudo, Deus prometia fazer Justiça.


Pontos Fracos

Ap. 2: 14 Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão....

Doutrina de Balaão... Significa atender todos os ritos religiosos, mas sem abrir mão do adultério, da fornicação, relações sexuais ilícitas, na doutrina de Balaão estava à proposta de adultério, e casar com pessoas ímpias. Inclui ainda culto a falsos deuses (Nm. 25:1,2) A Igreja de Pergamo estava participando de festividades pagãs se alimentando de alimentos sacrificados a ídolos.  


Ap. 2: 15 Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.

Doutrina dos Nicolaitas: Resumidamente é a Doutrina que Induz a Idolatria e Prostituição sob a alegação que tais práticas não é pecado, membros da Igreja de Pergamo haviam adotado esta doutrina diabólica.


Ap. 2: 16 Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Jesus estava prometendo punição, logo na introdução Cristo usa como figura de linguagem a “espada”, indicando que estaria disposto a fazer Justiça tanto contra os ímpios como também contra aos cristãos inclinados para o pecado contínuo.


Conselhos a Igreja de Pergamo

Ap. 2: 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Pedrinha branca: Era um voto em beneficio do Réu, como um documento provando que o individuo que a possuía com seu nome escrito era um cidadão livre. 

Comentários

Postagens mais visitadas