Lídia e suas Virtudes

Lídia, a Vendedora de Púrpura

"Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia”. (Atos 16:14)
                                   Havia em Filipos, um lugar de oração, à beira do rio, que fora separado, pelas autoridades romanas, especificamente para os judeus buscarem o Deus de Israel, livremente. Lídia de alguma maneira tomou conhecimento desses cultos e começou a participar deles. No sábado, como sempre fazia, lá estava Paulo falando de Jesus de Nazaré para os judeus. O texto de Lucas, em Atos, nos informa que, assentados à beira do rio, Paulo e seus companheiros de equipe falaram a algumas mulheres ali reunidas. Entre elas, estava Lídia, a vendedora de púrpura.
      Natural de Tiatira, possivelmente residente em Filipos ao conhecer o Evangelho por uma série de razões, supondo que ela deveria gostar da cidade por contar com pessoas próximas, uma boa clientela, menos perseguição ao evangelho, e o fato de Filipos está localizada numa excelente rota comercial que facilitava e reduzia distancias em seu comercio de púrpura.
         Deduz ainda que ela era uma judia prosélita, isto é, convertida ao judaísmo, uma viúva ou mulher solteira.
                                   Utilizando como base o texto sagrado é possível imaginar que Lídia era próspera. Segundo Marcial, poeta romano do século I, um manto da mais fina púrpura era alto custo e preço, o mais caro chegando a custar 2.500 Denário (equivalente à diária de 2.500 dias de trabalho, segundo Marcial) era um artigo de luxo, somente a elite poderia comprar. Lídia possuía um comercio de púrpura e trabalhava na área industrial de têxtil com tecidos e artesanatos tintos de púrpura, ou seja, roxo.
                                   Como Lídia era natural de Tiatira é bem possível que ela tenha aprendido varias atividades comerciais em Tiatira antes de morar em Filipo, no mínimo deveria ser filha de comerciantes. Deveria conhecer as técnicas da fabricação de peças e tingimento de tecidos.

Breves Virtudes de Lídia

·         Hospitaleira
·         Mulher Temente a Deus
·         Próspera
·         Hábil em lidar com pessoas
·         Capacidade extrema de se comunicar para convencer
·         Mulher com sede de ouvir e se alimentar da Palavra de Deus
·         Respeitada na Sociedade
·         Mulher Decidida e Sábia
·         Líder

“E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.” (At 16.15).

Comentários

Postagens mais visitadas