ENTENDA O EBOLA, O VÍRUS QUE AMEAÇA O MUNDO.


Ebola é o nome do vírus que ameaça o mundo atualmente, ele foi identificado pela primeira vez em 1976 numa região ás margens do Rio Ebola, daí a origem do nome. Num surto em Nzara, no Sudão, com 284 pessoas contagiadas e 156 mortes,  e em Yambuku, na República Democrática do Congo( Antigo Zaire). Na ocasião no antigo Zaire, atual Republica Democrática do Congo, foram 318 pessoas infectadas com o vírus do ebola, destas 280 vitimas morreram nos primeiros dias.  

             Existem 05 espécies do vírus os nomes, são dados de acordo com a região onde é encontrado, são eles: Bundibugyo, Costa do Marfim, Reston, Sudão e Zaire.
          Os Morcegos frutívoros são apontados como hospedeiros naturais do vírus Ebola, a taxa de mortalidade do vírus é de 90%.
             Segundo a Organização Humanitária Médico Sem Fronteiras, o ebola pode ser contraído por seres humanos e por animais. 
            O vírus do Ebola já foi documentado não só em morcegos frutívoros, mas também por meio do contato com chimpanzés, gorilas, antílopes selvagens, macacos  e porco- espinhos contaminados, que foram encontrados mortos ou doentes em algumas das florestas tropicais da Africa. 


A Transmissão do Ebola

O vírus Ebola é transmitido pelo contato com o sangue, secreções (Fezes, urina, saliva, sêmen) ou outros fluidos corporais. O contagio também é possível através da pele ou membranas mucosas de uma pessoa saudável entrar em contato com objetos contaminados (agulhas usadas, roupa suja e roupa de cama) com fluidos infecciosos de uma pessoa contaminada pelo ebola. 


O Funeral

Sugere-se que o corpo seja cremado, mas, em comunidades rurais pessoas próximas tem se contaminado ao entrar em contato com o corpo. O contato só é possível com roupas de proteção e luvas. O Corpo se não for cremado tem que ser enterrado imediatamente. 

O Surto Atual 

            Desde de Dezembro de 2013 o surto de ébola avança na África Ocidental, em Guiné o surto teve inicio em dezembro, mas só foi detectado em março de 2014, 04 meses depois. A partir da detecção inicial o vírus avançou para a Libéria, Serra Leoa, Senegal , Estados Unidos e Espanha. Segundo OMS há previsões que mais países da Europa venha registrar casos .   
          No dia 08 de agosto de 2014 a Organização Mundial de Saúde declarou a Epidemia em Estado de Emergência Internacional.  
          O Número de vitimas do ebola aumenta a cada dia, já ultrapassa a casa dos 7.500  contagiados (estima-se um número maior), com um saldo de mais de 3.400 mortes até a presente data.

Qual o tratamento indicado?

Por enquanto não tratamento especifico para conter o ebola, os procedimentos são os seguintes:
  -  Hidratação dos pacientes,
 - Manutenção dos níveis de oxigênio e pressão sanguínea,
 -  Além do tratamento de possíveis infecções.
 - Isolar o grupo que apresentar os sintomas

Gráfico: ZERO HORA 

Comentários

Postagens mais visitadas