Quarto Selo: O Quarto Cavaleiro do Apocalipse

                                                    Quarto Selo: Cavaleiro do Apocalipse no Cavalo Amarelo

E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o Hades o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.  Apocalipse 6:8-9
                                                   


   I.      Características Individuais

                                   Quando observamos os 04 Cavaleiros do Apocalipse notamos neste Cavaleiro algumas particularidades que ele possui, colocando-o na frente do demais. As Diferenças não se limitam às cores dos cavalos, mas vai além.

a)      Enquanto os demais cavalgam aparentemente sozinhos, este vem acompanhado pelo Hades.
b)      Enquanto os demais não foi dado nenhum nome a eles, a este foi lhe dado um nome: “Morte”.
c)      Enquanto os demais não é citada a porcentagem de suas vitimas, este a porcentagem é citada, 1/4 parte da Terra.
d)      Enquanto os demais trazem instrumentos em suas mãos: Arco, Espada e balança, este cavaleiro vem de mãos vazias.
e)      Enquanto os demais usam apenas um instrumento, este utiliza vários instrumentos: Espada, Fome, Pestes e Feras da Terra.


      II.      Sua Identidade

a)      Leitor (a) atento (a) percebe que o nome verdadeiro do cavaleiro não é “morte”, este nome foi lhe dado em virtude da grande mortandade que ele trás consigo em sua cavalgada na Terra.  O Verdadeiro nome do Cavaleiro não está explicito.

b)       Ele não pode ser confundido com a Morte em pessoa, e nem com o Espírito da Morte que será lançado no Lago de fogo juntamente com a Besta, o Falso Profeta e o Diabo.

c)      Pois, ele é um Espírito que vem de Deus para aplicar o Juízo de Deus na Terra, ou seja, ele é um Ministro de Jeová dos Exércitos que será ordenado no Grande e Terrível Dia da Ira do SENHOR.

d)        O Hades não pode ser confundido com um Espírito Demoníaco, como e ver em algumas literaturas. Porém, o Hades é um “Lugar” onde serão lançados os “ímpios” para serem atormentados.

e)      Cavaleiro semelhante a este foi visto pelo profeta Zacarias, confira Zacarias capítulo 1:8-11 e capítulo 6:1-8.

f)       O Anjo revelou para Zacarias que os 04 Cavaleiros eram 04 Espíritos dos Céus que estavam perante o SENHOR de toda a terra. (Zacarias 6:3-5)

g)      Estes 04 Espíritos que estavam perante o SENHOR de toda a terra visitam os homens na terra e relata para Deus como está a paz na terra. (Zacarias 1:9-11)
  
Zacarias 6:4-5 E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
E no terceiro carro, cavalos brancos, e no quarto carro, cavalos baios malhados * (amarelo), todos eram fortes. E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Que é isto, senhor meu?

* (amarelo) grifo nosso.A Cor Amarelada (esverdeada, cor indefinida/ baio) do cavaleiro é sinal de algo que está prestes a se decompor (morte) pode 

h)      Este Espírito (Mensageiro) aguarda dia e momento exato para aplicar a sentença divina aos homens maus (Zacarias 1: 10)

i)        Não seria o Anjo da morte, pois o anjo da morte já veio antes dele, desde o Éden.

j)        Não seria um demônio apenas porque o Hades lhe acompanha, pois até a chegada desse Cavaleiro o único que tem a autorização de enviar alguém para o Hades é Cristo, Jesus nosso SENHOR e Salvador.

E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma;
 Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus 10:28-29

k)      Este Cavaleiro poupará a alma dos santos na terra, lançará no Hades apenas a alma dos ímpios. Seria esta a razão do Hades acompanhá-lo.  


                          I.      Sua Missão

a)      De Quem será Ceifada a Alma?

Sua missão é ceifar a alma de 1/4 dos moradores da terra que são injustos, e lançá-los automaticamente no Hades, com ou sem um julgamento prévio, o texto sagrado, deixa isso muito claro, mas, Deus já condenou alguns, para quando morrerem irem direto para o Hades, este cavaleiro saberá quem são os já condenados.

b)      Trabalho em Conjunto com outros Cavaleiros

Deverá trabalhar em conjunto com os demais cavaleiros, afinal, a Guerra e a Fome será um de seus instrumentos para ceifar almas. E a Guerra possivelmente é uma missão do cavaleiro no cavalo Vermelho, enquanto que a Fome é um instrumento do cavaleiro no cavalo preto.

c)      Seus Instrumentos

Os Métodos que o quarto cavaleiro do apocalipse vai utilizar para realizar seus planos ainda desconhecidos, mas sabemos quais são os instrumentos. Espada (Guerras Militares entre povos e nações), Fome (Crise Econômica) Pestes (Doenças) Feras da Terra (Pragas). 

1.  A Espada

O Segundo Cavaleiro no cavalo Vermelho vem com uma longa Espada na mão, indicio de Guerras, discórdias, conflitos... Há possibilidade de ambos trabalharem em conjunto

2.      A Fome

O Terceiro vem montado num cavalo preto com uma balança na mão, com o anuncio do alto preço do trigo e da cevada, sem danifica o vinho e o azeite. Seria um trabalho em parceria junto aos cavaleiros? A Fome seria fruto do colapso econômico mundial provocando prejuízos irreparáveis as finanças de todos.

3.      A Peste

As doenças facilmente podem surgir diante de um cenário de miséria, fome e invasão de feras da terra. A Peste (doenças) seria um instrumento, diante da miséria, do colapso econômico, da fome em alta escala, de guerras que geram destruição e desordem, além extrema pobreza e falência das principais instituições sociais. O Ambiente será propicio a proliferação de doenças, inclusive o retorno de enfermidades outrora extintas.
  
4.      As Feras da Terra

O que seria as feras da terra? Não seriam as feras selvagens invadindo áreas urbanas? Possivelmente não! Se fossem elas João descreveria feras selvagens. Tudo leva a crer que tais feras sejam homens ferozes com o coração cheio de ódio e todo tipo de perversidade. Vale lembrar que no Egito Deus usou insetos (moscas), gafanhotos e rãs como instrumento divino para castigar os egípcios, nada impede que ele faça o mesmo nos últimos tempos. Salientando também que Deus atingiu a antiga Filístia com hemorróidas sinalizadas de contágios com ratos. (1ª Sm 5:9- 12/ 1ª Sm 6: 4-6)


d)      A Direção da Cavalgada


Fazendo uma comparação entre as duas Visões, uma do apostolo João (Ap. 6: 1- 8) e duas do profeta Zacarias ( Zacarias 1: 7-11/ Zacarias 6: 1-8), chega-se a seguinte conclusão sobre os 04 Cavaleiros do Apocalipse:

1.      Os Cavaleiros Não são 04 demônios como muitos teólogos deduzem, mas sim 04 Espíritos enviados por Deus para executar seus juízos.
2.      Os 04 Cavaleiros São 04 Espíritos que estão diante de Deus
3.      Estes 04 Cavaleiros são Espíritos percorrem a Terra desde a Antiguidade
4.      Os 04 Cavaleiros são Mensageiros de Deus que levam noticias dos homens a Deus
5.      Os 04 Cavaleiros cavalgam juntos, até certo ponto e depois dispersam para norte e sul
6.       Os 04 Cavaleiros são 04 Generais que comandam hostes de anjos que guerreiam contra os maus de várias formas: Guerras, Pestes, Fomes, Feras da Terra (...)
7.      Os 04 Cavaleiros provavelmente trabalharão em conjunto para a efetivação dos intentos de Deus contra a raça Humana perversa nos últimos tempos

                                                            
O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles, e os baios malhados saem para a terra do sul. Zacarias 6: 1-8
No primeiro carro eram cavalos vermelhos, e no segundo carro, cavalos pretos,
E no terceiro carro, cavalos brancos, e no quarto carro, cavalos malhados, todos eram fortes. E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Que é isto, senhor meu?
Zacarias 6:4-5 E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra. Zacarias 6:5-6

Comentários

Postagens mais visitadas