ACAPULCO NO MÉXICO TREME 7,2 NA ESCALA RICTCHER

Um terremoto de magnitude 7,2 atingiu o México nesta sexta-feira às 9h28 (hora local - 11h28 em Brasília), no estado de Guerrero, perto da cidade de Tecpan, ao norte de Acapulco. 

O estado mais atingido teria sido Guerrero, mas também foi sentido na populosa Cidade do México e outros estados próximos como Puebla, causando evacuações de edifícios em meio às comemorações de Páscoa.

O terremoto teve epicentro no Estado de Guerrero, a noroeste de Acapulco, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), e ocorreu a uma profundidade de 24 quilômetros.

O chefe dos serviços de emergência do governo mexicano, Luis Felipe Puente, disse que não houve informações de danos e o Centro de Alerta do Pacífico dos EUA informou que não esperava que o terremoto provocasse um tsunami destrutivo.Imagem da USGS mostra ponto amarelado - onde terremoto atingiu com mais força nesta sexta-feiraFoto: USGS / Reprodução

O terremoto ocorreu a 265 km ao sudoeste da Cidade do México e houve um tremor de, pelo menos, 30 segundos.




"Há uma crise de pânico", disse Alicia Dominguez à AP, no escritório de proteção civil. "Os turistas são os mais abalados".

Autoridades de proteção civil estão patrulhando a cidade para verificar se há danos e vítimas. Na superpovoada capital mexicana, o prefeito Miguel Ángel Mancera informou sobre retiradas preventivas de edifícios.

"Este foi realmente forte", disse Gabriel Alejandro Hernandez Chavez , de 45 anos, guarda de um dos prédios no centro de Cidade do México. " E eu estou acostumado a terremotos".
Pessoas saíram de prédios e restaurantes na Cidade do México após
 terremoto de 7,5 atingir paísFoto: AFP

Moradores da Cidade do México disseram que objetos caíram das prateleiras em suas casas e muitos ficaram sem energia. Alguns saíram às ruas de pijamas. Não havia relatos imediatos de vítimas ou danos graves.

Este foi um dos maiores terremotos a atingir o México em vários anos.

A Cidade do México é vulnerável até mesmo a terremotos distantes, porque muito é sentada em terreno de sedimentos lodosos em leitos de lagos drenados.

Um terremoto de magnitude 8,1 terremoto que ocorreu em 1985 matou pelo menos 6 mil pessoas e destruiu muitos edifícios da Cidade do México, e foi centrado a 400 quilômetros de distância, na costa do Pacífico.
Ainda não há relatos de vítimas ou danos.

Comentários

Postagens mais visitadas