Ritmos de Louvores Congregacionais Espirituais

Salmo 150 : 1 Louvai ao SENHOR. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
2 Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
3 Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
4 Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
5 Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
6 Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
 
  
                                 Quando percorremos várias nações e lugares deste mundo onde há uma igreja cristã, o Ritmo de louvor é extremamente diferente. No continente africano os cultos, com suas liturgias trazem um Ritmo de louvor muito diferente do nosso. Entretanto se colocarmos determinados Ritmos aqui, alguns cristãos “tradicionais” ficarão escandalizados.

                                   No Brasil alguns Ritmos como Funk, Rap, Rock, Samba (...) estão associados os sistema e Ritmo mundano... O que faz com que alguns “Hinos” que adotam tais Ritmos sejam vistos como hinos profanos e/ou mundanos, ou ainda diabólicos, e nada de espiritual. Enfim, não são hinos espirituais.

                                   Esse posicionamento acerca de alguns Ritmos de Hinos envolve muito a Questão de Gostos, preferencias...

                                   Às vezes, o fato de não gostar de determinado Ritmo, não me concede o Direito de qualificar determinado Ritmo como “Diabólico”, Mundano, ou qualquer outro termo pejorativo.
                                   O Famoso Irmão Lázaro Negrume trás do Estado da Bahia para todo o Brasil, Hinos Espirituais (sob meu Ponto de vista) em Ritmo de Axé. Suas canções parte delas são conhecidas em todo o Brasil e tem até cruzado fronteiras, sem contar com vários testemunhos de vidas que retornaram aos caminhos do SENHOR por meio de tais canções do Irmão Lázaro, isso Sem contar com almas que vieram para o Evangelho por meio delas.

                                   Em se tratando do Nordeste cito com respeito à cantora Alice Maciel que trás hinos espirituais em Ritmo do Nordeste, o que no meu modo parecer, em nada prejudica o hino, e de certo modo até atrai milhares e milhares de almas pelo nordeste, basta observa o publico dela nos eventos.
                                    A Harpa Cristã adotada pela Assembleia de Deus possui alguns hinos em Ritmos, digamos “alegrinhos demais”, mas isso que não quer dizer que tais hinos não sejam espirituais.

                                   Polemico também é o Provérbios X, Alpiste, Thiagão, entre outros, que num Ritmo de Rap nos trás uma mensagem espiritual e impactante, na minha humilde opinião.

                                   Existem pessoas que gostam de hinos em Ritmo suave, lento, de pouco movimento (...) estilo musica clássica, tipo uma musica romântica, bem leve (...). Por outro lado há pessoas que gostam de musicas mais agitadas, movimentadas, com um Ritmo mais acelerado (...). E se esses dois tipos de pessoas se sentarem para discutir quais hinos são espirituais, com certeza não haveria consenso.

                                   O cantor Regis Danese fez grande sucesso com a canção “Faz um Milagre em Mim”, que foi executada em vários cantos do Brasil e do mundo, em diferentes Ritmos, para todos os gostos, e dividiu opiniões. Quanto a letra, a maioria acredita que seja espiritual, com base na Vida de Zaqueu personagem da Bíblica que se encontrou com Jesus, a questão é, o Ritmo que a canção foi executada, será que serviu para ganhar almas? Sim!  

                                   Acredito que num louvor o que menos importa para Deus é o Ritmo, e o que mais importa é se quem canta está com a vida integra e se a letra (composição) está em conformidade com a Bíblia.

                          Que há uma variedade de Ritmos que Deus pode usar, para que nossa alma venha se saciar NELE. As pessoas tem o hábito de doar para Satanás um monte de coisas que não pertence a ELE, inclusive alguns Ritmos, creio piamente que a unica coisa que pertence ao Diabo é a mentira, nenhum ritmo de musica pertence a ele, mas isso depende da pessoa, posso usar qualquer ritmo de musica para louvar a Deus, ou para exaltar o diabo, isso depende exclusivamente de minha vontade. 
                       Tem gente que possui a diabólica mania de atribuir ao Diabo tudo que ela discorda ou não gosta, só não dá comida como o jiló, porque o diabo não gosta e nem come. Pelo fato de não gostar de um ritmo não me vejo no Direito de afirmar que aquele Ritmo é do diabo. 

                                   A Bíblia em si não apresenta o Rock, o Rap, o samba, o Axé, o Forró, o Sertanejo (...) como Ritmos diabólicos. Também não apresenta o Ritmo clássico, tradicional, caipira (...) como espirituais e Ritmos de Deus.

                                   Então, para concluir deixo as seguintes perguntas?

                                   Não o que vai estabelecer se o Hino é espiritual ou não seria sua letra ou Ritmo? A Unção (graça de Deus) depende da letra do Hino ou do Ritmo para se manifestar no culto de adoração? A Vida integra de um (a) cantor (a) não é mais importante do que o Ritmo que ele (a) canta?   

Veja abaixo Hinos com Ritmos diferentes, que você pode sentir a Graça de Deus! 


http://www.youtube.com/watch?v=2JL6hM4nVvI





Dedé Quebra tudo

Comentários

Postagens mais visitadas