João Batista era a Reencarnação de Elias?


João Batista era a Reencarnação de Elias?
 Dentro do Espiritismo João Batista é apresentado como uma prova concreta da Teoria da Reencarnação, e, utiliza-se até versículos Bíblicos para apoiar a ideia. Mas, será que realmente João Batista foi a reencarnação de Elias? A Passagem bíblica utilizada é esta:
“E irá adiante dele no espírito e virtude de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos, e os rebeldes à prudência dos justos, com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto.”Lucas 1:17

      Quando analisamos a Bíblia Sagrada sem se limitar as referências apontadas por espíritas e procuramos essa resposta dentro da Bíblia chegamos pelo menos a 04 conclusões concretas:

a)     João Batista disse que não era Elias
b)     Elias não Morreu para Reencarnar
c)      João Batista não realizou milagres como Elias
d)     Elias não aparece no Monte da Transfiguração com aparência de João Batista


A)   João Batista disse que não era Elias

Certa feita João Batista foi perguntado se era o “Elias”, porque  muitos confundiam a profecia sobre aquele que havia de vir com o mesmo espírito e virtude de Elias com a tese da reencarnação.Todavia, a Sagrada Escritura nunca trouxe uma mensagem reencarnacionista. O Texto em questão não declara que futuramente Elias nasceria novamente, vindo ao mundo em um corpo diferente, como defende a Doutrina espírita. Na Ocasião quando perguntado se era Elias sua resposta foi categórica que não:

E este é o testemunho de João, quando os judeus mandaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para que lhe perguntassem:
Quem és tu?
E confessou, e não negou; confessou: Eu não sou o Cristo.
E perguntaram-lhe: Então quê? És tu Elias? E disse: Não sou. És tu profeta? E respondeu: Não. João 1:18-21
Ora se João Batista ensinava publicamente que não era “Elias” quem somos nós ou os espíritas para afirmar que ele era?

B)   Elias não Morreu para Reencarnar

Segundo a Doutrina espírita para que alguém venha reencarnar é necessário que morra. No caso de Elias isso não se aplica, pois Elias não passou pela morte. A Bíblia deixa claro que Elias não morreu, mas foi arrebatado ainda com vida para os céus, assim como Enoque.


E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.
O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, pegando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. 2 Reis 2:10-12
Elias não aparece no Monte da Transfigura com aparência de João Batista

C)   João Batista não realizou milagres como Elias

Enquanto o ministério de Elias é marcado por uma sequencia de milagres espantosos, no ministério de João Batismo não encontramos nenhum milagre registrado.  Isso indica que Tanto Elais como João Batista possuía uma chamada diferente e eram pessoas diferentes. Estando João Batista no Jordão não dividiu o Jordão com a capa (2ª Rs. 2:8), não multiplicou farinha (1ª Rs. 17:16), apesar de extremamente radical não orou para Deus mandar fogo do céu para queimar os fariseus(2ª Rs. 1:10-12)... Não ressuscitou ninguém no sentido literal como fez Elias (1ª Rs.17:19-22). Mas anunciou o Batismo para arrependimento de pecados. A Única semelhança entre Elias e João Batista era a maneira de se vestir e levar uma vida simples.  

D)  Elias não aparece no Monte da Transfiguração com aparência de João Batista

       Com base na doutrina espírita a pessoa quando morre e reencarna                        
     Ela assume uma nova forma, aparência, e quando torna a aparecer,                   
  Volta com a mesma aparência da ultima vez que reencarnou. Ou seja, no Monte Tabor, conhecido como o Monte da Transfiguração, Elias apareceu com a mesma aparência do passado, e não com a aparência de João Batista como deveria segundo as normas espíritas de reencarnação. Os discípulos viram Elias, e não João Batista transfigurado. 

Comentários

Postagens mais visitadas