Vaticano anuncia prejuízo de milhões de euros


A crise financeira na zona do euro acabou atingindo o Estado do Vaticano e por consequencia a igreja católica. Nesta quinta-feira (5) a Santa Sé anunciou que em 2011 teve um déficit orçamental de 14,9 milhões de euros. Em 2010,  houve um lucro de quase 10 milhões, segundo a Agência Financeira de Portugal.
Entre os principais pontos que interferiram neste resultado estão os altos gastos com funcionários e também o investimento feito na imprensa. Para tentar equilibrar as contas, o Banco do Vaticano chegou a transferir 50 milhões de euros, mas nem mesmo essa medida impediu o prejuízo.
O comunicado divulgado mostra que o orçamento de 2011 foi aprovado pelo Conselho dos Cardeais para o Estudo dos Problemas Organizacionais e Econômicos da Santa Sé. “As despesas mais significativas foram as relativas as pessoas e à imprensa e meios de comunicação, de forma geral”, diz trecho do texto.
Para esse ano os cardeais defendem “prudência e limitação de custos”, para que o balanço final não seja tão baixo como o do ano passado.
Doações
De acordo com a Agência Financeira em 2011 as doações dos fiéis católicos aumentaram de 67,7 milhões de dólares (53,8 milhões de euros) para 69,7 milhões de dólares. O Banco do Vaticano deu ao papa Bento XVI 49 milhões de euros “para apoiar o ministério apostólico e de caridade”.
A administração da cidade-Estado do Vaticano também teve altas, o valor positivo se deu graças ao turismo, sendo que as bilheterias dos museus do país impulsionaram o resultado que ficou em 21 milhões de euros.
Fonte: Gospel Prime

Comentários

Postagens mais visitadas