Lazaro Ressuscitado ou Vitima de Catalepsia?


I.      Lázaro foi Ressuscitado ou Reencarnado?
 
1)    Lazaro foi Ressuscitado ou Reencarnado?
2)    O Caso de Lázaro, Ressurreição ou Catalepsia?
3)    A Morte é como Um Sono?

O Texto Evangelho Segundo João capítulo 11: 11 - 48

João 11: 11 E, tendo assim falado, acrescentou: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. 12 Disseram-lhe, pois, os discípulos:
 Senhor, se dorme, ficará bom. 13 Mas Jesus falara da sua morte; eles, porém, entenderam que falava do repouso do sono. 14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu;
15 e, por vossa causa, folgo de que eu lá não estivesse, para que creiais; mas vamos ter com ele. 16 Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos seus condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com ele. 17 Chegando pois Jesus, encontrou-o já com quatro dias de sepultura. 18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios.
19 E muitos dos judeus tinham vindo visitar Marta e Maria, para consolá-las acerca de seu irmão. 20 Marta, pois, ao saber que Jesus chegava, saiu-lhe ao encontro; Maria, porém, ficou sentada em casa. 21 Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se meu irmão não teria morrido.
22 E mesmo agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá.
23 Respondeu-lhe Jesus:
Teu irmão há de ressurgir. 25 Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá;
26 e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá. Crês isto?
27 Respondeu-lhe Marta: Sim, Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. 28 Dito isto, retirou-se e foi chamar em segredo a Maria, sua irmã, e lhe disse:
O Mestre está aí, e te chama. 29 Ela, ouvindo isto, levantou-se depressa, e foi ter com ele. 30 Pois Jesus ainda não havia entrado na aldeia, mas estava no lugar onde Marta o encontrara.
31 Então os judeus que estavam com Maria em casa e a consolavam, vendo-a levantar-se apressadamente e sair, seguiram-na, pensando que ia ao sepulcro para chorar ali.
32 Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava,
e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor,
se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido.
33 Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e perturbou-se, 34 e perguntou:
Onde o puseste? Responderam-lhe: Senhor, vem e vê.
 35 Jesus chorou.
36 Disseram então os judeus: Vede como o amava.
37 Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos ao cego,
 fazer também que este não morreste?
38 Jesus, pois, comovendo-se outra vez, profundamente, foi ao sepulcro; era uma gruta, e tinha uma pedra posta sobre ela. 39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal,
porque está morto há quase quatro dias.
40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?
41 Tiraram então a pedra. E Jesus, levantando os olhos ao céu, disse:
Pai, graças te dou, porque me ouviste. 42 Eu sabia que sempre me ouves; mas por causa da multidão que está em redor é que assim falei,
para que eles creiam que tu me enviaste.
43 E, tendo dito isso, clamou em alta voz:
Lázaro, vem para fora!
44 Saiu o que estivera morto, ligados os pés e as mãos com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus:
Desligai-o e deixai-o ir. 45 Muitos, pois, dentre os judeus que tinham vindo visitar Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele.
46 Mas alguns deles foram ter com os fariseus
e disseram-lhes o que Jesus tinha feito.
47 Então os principais sacerdotes e os fariseus reuniram o sinédrio e diziam:
Que faremos? Porquanto este homem vem operando muitos sinais. 48 Se o deixarmos assim, todos crerão nele, e virão os romanos, e nos tirarão tanto o nosso lugar como a nossa nação.

a)    Lázaro foi Ressuscitado ou Reencarnado?

                                   Quando Lázaro saiu do tumulo, ele estava no mesmo corpo? Segundo crenças antigas inclusive Espiritualistas como Hinduístas, a reencarnação ocorre assim que a pessoa morre, este é o consenso da maioria dos espíritas. No entanto, Lázaro já estava morto há quatro dias, tempo mais do que suficiente para reencarnar.
                                   Lázaro saiu do Tumulo com o mesmo corpo enfaixado, e curado de sua enfermidade. Suas irmãs o receberam com grande alegria, vendo o milagre muitos judeus creram em Cristo. (Jo. 11: 45) 

Se a Reencarnação Existe...

Lázaro jamais sairia do túmulo, pois ele estava reencarnado em outra vida.


b)    O Caso de Lázaro, Ressurreição ou Catalepsia?

                                   Alguns com o objetivo de desprezar o milagre, ou confundir. Outros por falta de conhecimento exato do texto. Alega que Lázaro não estava morto, e sim estava sob um ataque de Catalepsia. O Ataque de catalepsia é raro e seu efeito dura no Maximo 03 dias.

§        Catalepsia = Estado de Rigidez dos músculos, ausência de sensibilidade e movimentos o paciente permanece na posição que é colocado.

                                   No caso de Lázaro a situação é diferente, façamos analise atenciosa do texto e do contexto, primeiro o avanço da ciência naquele tempo.


 A Ciência naquele tempo:
·        Os Médicos já embalsamavam (Gn. 50: 2) dependendo o método e o processo de embalsamento, poderia ser constatado com facilidade a catalepsia. 
·        Os Médicos já medicavam vários tipos de doenças e enfermidade (Jr. 8: 22), a catalepsia não era desconhecida da ciência.
·        O Evangelista Lucas era médico (Cl. 4: 14) 

  
F   Extraindo o Néctar do Texto: O Contexto

·        João 11: 14 Então Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu... Jesus foi claro e direto ‘Lázaro morreu’, se Jesus afirmou que Lázaro morreu, quem pode duvidar dele? Quem pode afirma com segurança que Lázaro não morreu? Devemos acreditar em Cristo ou nos Homens?

·        João 11: 32 Tendo, pois, Maria chegado ao lugar onde Jesus estava, e vendo-a, lançou-se-lhe aos pés e disse: Senhor, se tu estiveras aqui, meu irmão não teria morrido. Maria a irmã de Lázaro anunciou a morte do irmão, evidentemente os médicos constataram a morte de Lázaro, permitindo o sepultamento.

·        João 11; 39 Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque está morto há quase quatro dias. O Corpo de Lázaro cheirava mal. A pessoa com catalepsia não cheira mal, ou seja, o corpo não entra no processo de decomposição.

·        Porque está morto há quase quatro dias (João 11: 39) O Ataque de Catalepsia não ultrapassa três dias, Lázaro já estava com 04 dias de morto.

Conclusão: Lázaro estava morto e foi Ressuscitado, não estava sob um ataque de Catalepsia.

Comentários

Postagens mais visitadas