Igreja Universal do Reino de Deus completa 35 anos


A maior denominação neopentecostal do país, a Igreja Universal do Reino de Deus, irá comemorar 35 anos de existência no próximo dia 9 de julho.
O jovem evangélico que largou seu emprego para se tornar pastor começou a pregar em um coreto no Jardim do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro até ter dinheiro para alugar um galpão para reunir as dezenas de pessoas que acompanhavam seus sermões.
Esse jovem era Edir Macedo, que já era casado e pai de duas filhas. Ele contava com o apoio de seu cunhado, Romildo Ribeiro Soares, que antes frequentavam a Igreja Pentecostal de Nova Vida, liderada pelo bispo Walter McAlister.
                                  Em poucos anos a igreja que recebeu o nome de Igreja Universal do Reino de Deus passou a se espalhar em outros bairros do Rio de Janeiro e também para outras cidades brasileiras.
                           Mesmo com o desligamento de R.R. Soares (que fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus), a IURD não retrocedeu e continuou a conquistar espaço no país.
                         Logo ela se tornou a segunda maior denominação evangélica do país, sendo a primeira no segmento neopentecostal. Hoje a Igreja Universal está presente em mais de 180 países, tendo milhões de fiéis que são atraídos pelos trabalhos sociais, campanhas de evangelismo e também pelos programas de televisão e rádio.
Ao longo desses 35 anos a Igreja Universal tem se mantido firme, com um público fiel até mesmo diante de lutas e perseguições, vale lembrar que em 1992 Macedo chegou a ser preso e vem desde então enfrentando muitos processos, acusações que vão pela forma como ele se refere as outras religiões e até mesmo pela forma como prega a chamada Teologia da Prosperidade.
                        Réplica do Templo de Salomão sendo construída para ser a nova sede da IURD.
                      Nos últimos anos, porém, o Censo do IBGE e também outras pesquisas realizadas como o Novo Mapa das Religiões da FGV apontam que há um declínio em relação aos números de membros da IURD.
               Nos últimos 10 anos o ministério liderado por Edir Macedo perdeu aproximadamente 229 mil pessoas, enquanto que duas igrejas que nasceram por divisões da própria IURD estão crescendo, elas são: Igreja Mundial do Poder de Deus e Igreja Internacional da Graça de Deus.
Fonte: Gospel Prime / Jornal Gospel News

Comentários

Postagens mais visitadas