A Casa Edificada sobre a Rocha



Mt. 7: 24- Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha.
25 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha.
26 Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia.
27 E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda.
A Fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, mas não basta ter fé, pois os demônios também crêem em Deus, tanto crêem que estremecem. Porém os demônios não obedecem a Palavra e por essa razão são derrotados pelos servos de Deus, além de estarem destinados ao Inferno.
Jesus recomenda a Ouvir e praticar a Palavra de Deus, pois no mundo teremos aflições, que são descritas nesta parábola como Chuva, Torrentes e Ventanias que batem com ímpeto, ou seja, grande força sobre à casa de qualquer família independente de servir ou não a Deus.  Essas Chuvas, rios que transbordam (torrentes) e ventos fortes (Ventanias) podem ser traduzidos da seguinte maneira:

a)   Chuvas:
São provas que vem de cima, que inundam a casa, as chuvas podem ser benévolas ou malévolas. Quando Benévolas são bênçãos na qual Deus prova a nossa fidelidade no muito; trata-se de abundancia de frutos, de pão, uma boa safra... Mas , quando malévolas são destruidoras, vem danifica bens materiais, provocar prejuízos e provoca até doenças físicas e espirituais como leptospirose, pneumonia, resfriado, gripe...  

Na casa do Homem Prudente que ouve e pratica a palavra de Deus, ele é fiel no muito e no pouco, sendo fiel a Deus, Deus também é fiel , e torna a ergue-lo.


O Homem Prudente supera as Chuvas e suas Conseqüências.

Sl. 37: 23 Confirmados pelo Senhor são os passos do homem em cujo caminho ele se deleita;
24 ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.


O Homem Imprudente é superado pelas Chuvas e as Conseqüências.

Sl. 37: 22 Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.

b)   Correm os Rios (torrentes)
Quando há enchentes elas inundam as casas, trazendo sujeiras, lixos da cidade, trazem doenças também, danificam os eletrodomésticos, causam crise no comercio e na cidade, dependendo das circunstancias cortam o fornecimento energia e água potável, podem ainda causar mortes, deixam várias famílias desabrigadas, sem teto, obrigando a população a abandonar suas casas e seus bens, sem nenhuma garantia...

O Homem Prudente não é levado pelas Torrentes quando os Rios Transbordam

Ele edificou a casa sobre a Rocha, a correnteza não pode levar.

Sl. 37: 25 Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.


O Homem Imprudente é levado pelas Torrentes quando os Rios transbordam

O Homem Imprudente constrói a casa sobre o barranco, e próximo as margens dos rios, a correnteza pode levar.

Sl 37: 9 Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor herdarão a terra.
10 Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá; atentarás para o seu lugar, e ele ali não estará.

c)     Ventos Fortes (Ventania)
                       As Ventanias estragam os fios telefônicos, deixando a cidade incomunicável, destelham casas, até podem derrubar muros edificados sobre a areia, derrubam arvores em cima de carros ou casas, interditam caminhos, assim como as chuvas e as enxurradas...

A Ventania sobre o Homem Prudente...
                   Não causa tantos danos, por maior que seja o prejuízo, Deus supri todas as suas necessidades
A Ventania sobre o Homem Imprudente...
                   Pode até levá-lo dependendo das circunstancias, causam grandes prejuízos podendo levá-lo ao fracasso, a falência... 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMAGENS E VIDEOS DOS TSUNAMIS (MAREMOTOS) QUE ASSUSTARAM O MUNDO

NAAMÃ E O VALOR EM REAIS DE SEU PRESENTE PARA ELISEU

GUERRA NA LÍBIA: IMAGENS E VÍDEOS FALAM POR SI