Milhares de menores sofreram abusos sexuais na Igreja católica da Holanda



Uma pesquisa conseguiu identificar mais de 1.700 vítimas de pessoas ligadas ao clero, Igreja pede desculpas
Números divulgados por uma comissão independente de investigação apontam que entre 1945 e 2010 milhares de menores sofreram abusos sexuais dentro da Igreja Católica na Holanda. Os abusos relatados vão desde leves contatos físicos até a penetração completa.
“Várias dezenas de milhares de menores enfrentaram formas leves, graves ou muito graves de condutas sexuais que ultrapassavam os limites entre 1945 e 2010 na Igreja católica holandesa”, indicou um comunicado da comissão, cuja investigação teve início no dia 24 de agosto.
Ao todo foram 1.795 casos e 800 suposto autores desses crimes foram identificados, os acusados são ou fizeram parte do clero holandês, destes 105 ainda estão vivas. “O problema dos abusos sexuais era conhecido pelas ordens (religiosas) e pelas dioceses da Igreja católica holandesa”, indicou o informe da comissão.
O texto diz que a igreja fez vistas grossas diante dos casos e não tomaram ações adequadas para impedir que os abusos sexuais continuassem acontecendo.
Diante desse relatório, os bispos holandeses pediram desculpas às vítimas de abusos sexuais cometidos por membros da instituição.  “Compadecemo-nos das vítimas e apresentamos a elas nossas sinceras desculpas”, diz o texto divulgado nessa sexta-feira, 16.
Não é só na Holanda que a Igreja Católica se envolveu em escândalos parecidos. Na Áutria, Bélgica, Irlanda, Alemanha e Estados Unidos também há milhares de relatos como os apresentados ex-ministro da Educação  de Holanda,Wim Deetman.
Com informações G1 e Terra

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMAGENS E VIDEOS DOS TSUNAMIS (MAREMOTOS) QUE ASSUSTARAM O MUNDO

NAAMÃ E O VALOR EM REAIS DE SEU PRESENTE PARA ELISEU

Curiosidades sobre Otavio César Augusto