Como ajudar os flagelados de Minas?


Governo de Minas cria ações de enfrentamento para ajudar as vítimas das chuvas

Criação da Força Estadual de Saúde, distribuição do “Kits de Atendimento às Calamidades” e reunião com autoridades estão na pauta de ações do governo estadual
por Wander Veroni
   
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, visitou, na semana passada, Ouro Preto e as demais regiões atingidas pelas enchentes e chuvas. Foto: Antônio Cruz/ABr.

Com o intuito de ajudar as vítimas das fortes chuvas que, desde o final do ano passado, assolam o estado, o governo de Minas Gerais tem criado várias ações de enfrentamento e de ajuda para as famílias que foram atingidas. Os reforços dessas ações se deram, principalmente, depois que o governador Antonio Anastasia visitou, na semana passada, as cidades da região da Zona da Mata e Ouro Preto, que ficaram completamente alagadas devido ao período chuvoso.
Até o momento, foram contabilizados 116 municípios mineiros que decretaram situação de emergência. A homologação desta situação no Diário Oficial possibilita maior agilidade nos trâmites burocráticos para que os municípios contratem serviços, adquiram produtos e façam obras emergenciais. De acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), 12.875 estão desalojadas e 15 morreram, além de 131 casas terem sido totalmente destruídas pelos temporais. Ao todo, são 2.251.574 pessoas afetadas pela chuva em Minas.
Em caráter emergencial, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) quer montar a Força Estadual de Saúde. O objetivo é cadastrar 60 voluntários, entre médicos, enfermeiros e psicólogos, que ficarão sob a coordenação da Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG). A equipe deverá atuar no mínimo cinco e no máximo 30 dias nos municípios. Para tanto, serão disponibilizadas 20 caminhonetes 4x4 para transportar as equipes de voluntários e os insumos (medicamentos e material médico).
Os voluntários vão receber, ainda, uma ajuda de custo de R$386 para despesas pessoais (alimentação e hospedagem). Os profissionais interessados podem se cadastrar no site da SES-MG. Informações pelo telefones: (31) 3915-9882 / (31) 3915-9874 ou pelo e-mailurgencia@saude.mg.gov.br.
Além disso, serão distribuídos “kits de Atendimento às Calamidades” para a população, por meio da SES-MG, de acordo com a demanda apresentada pela Cedec-MG. Os Kits vêm com amoxicilina, analgésicos, paracetamol, sais de reidratação e sulfametoxazol, entre outros medicamentos. O material atende às principais necessidades dos municípios para a prevenção e o atendimento em casos de enfermidades decorrentes do período chuvoso.
Reunião
Nesta segunda-feira (09), às 14h30, o governador Antonio Anastasia recebe no Palácio Tiradentes, representantes do Banco do Brasil, autoridades e gestores que entregaram ao governador um plano de ação para auxiliar na assistência aos atingidos pelas chuvas em Minas. Participam do encontro o vice-presidente de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Sustentável, Robson Rocha, o superintendente Estadual de Minas Gerais, Jose Roberto Sardelari, e o superintendente Regional de Governo, Marcos Melo Frade.
Doações
Saiba como ajudar as vítimas das chuvas em Minas Gerais:
• Doações podem ser enviadas para a sede da Cruz Vermelha, na Alameda Ezequiel Dias, 427, em BH. Telefone: (31) 3224 2987.
• Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De segunda a sexta, das 08h às 18h, no hall do prédio principal da ALMG, na rua Rodrigues Caldas, nº 30, Bairro Santo Agostinho. Telefone: (31) 2108-7800.
• Posto de arrecadação da Legião da Boa Vontade (LBV), localizado na avenida Cristiano Machado, 10.765, bairro Planalto, BH. Telefone: (31) 3490-8101.
• O Movimento Minas Solidária, o Servas – Serviço Voluntário de Assistência Social e Cedec/MG – Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, estão recebendo doações para atendimento emergencial a famílias desalojadas e desabrigadas em mais de 80 municípios atingidos pelas chuvas. As doações podem ser entregues na Polícia Militar, entre cerca de 50 batalhões e mais de 80 unidades, além do Corpo de Bombeiros. Clique aqui para endereços de postos de arrecadação. O Servas também está preparado para receber doações, na sede, localizado na avenida Cristóvão Colombo, bairro Funcionários. Doações financeiras podem ser depositadas no Banco do Brasil – Agência 1229-7 – C/C- 64.529-X . Informações: (31) 3349-2400.
• Nas cidades do interior onde não houver unidades do Corpo de Bombeiros, as doações podem ser entregues nos quartéis da Polícia Militar. Os endereços podem ser pesquisados no site:http://www.pmmg.mg.gov.br
Comentário do Bispo Jéferson Fabiano 
Além disso:
O Povo de Minas Gerais e do Brasil precisam escolher melhor seus representantes
Orar e Vigiar antes do voto, durante o voto e após o voto no sentido que sejam eleitas pessoas serias, capazes, bem intencionadas e honestas para evitar tragedias como essas 

Comentários

Postagens mais visitadas