Cair no Espírito e o Dom de Discernimento de Espírito




                 
            Numa reportagem no Domingo Espetacular (Record) foi tratado o assunto “CAIR NO ESPÍRITO” , onde assistimos vários “Cultos” onde várias pessoas caem no espírito.

  
                           Para abordar esse Tema é preciso cautela, conhecimento bíblico e acima de tudo o Dom de Discernimento de Espírito a fim de identificar as manifestações do Espírito Santo, as ações de Espíritos Demoníacos e Espírito Humano.
1ª Co. 12: 6 E há diversidade de operações,
mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 A cada um, porém,
é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.
8 Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria;
a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
9 a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro,
pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
10 a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritosa outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas.
11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.
                               O Dom de Discernimento de Espírito vem para que não venhamos a cair no Erro de Blasfemar contra o Espírito Santo, pecado esse o qual é o único que não tem perdão. O Erro de afirmar que é Manifestação de Demônio quando é na verdade Manifestação do Espírito Santo, ou ainda dizer que é Manifestação do Espírito Santo, quando a manifestação é de Satanás.   
Mateus 12:31 Portanto vos digo: Todo pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada.
32 Se alguém disser alguma palavra contra o Filho do homem, isso lhe será perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste mundo, nem no vindouro.
                                         O Discernimento de Espírito nos capacita para não confundir Ação de Demônios com a Ação do Espírito Santo, e vice versa.
Nessa Questão cair no Espírito temos que considerar outro fator: O Homem como Deus é um ser trino composto de Espírito, Alma e Corpo.
1ª Ts. 5:23 E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

                                           Ora uma vez que o ser humano tem Alma, isso revela que ele possui emoções, sentimentos diversos como alegria e tristeza, Amor e ódio, ânimo, desanimo, euforia...
                                   Partindo desse fator entendemos que cada ser humano pode apresentar diferentes reações sob o Poder e a Influencia do Espírito Santo e sob o poder e a Influencia de Demônios, a reação vai depender de cada um.

1ª Co. 12: 6 E há diversidade de operações,
mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
7 A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum.

                                        Na distribuição dos Dons Espirituais e dos Ministérios do Espírito Santo cada um tem uma reação, alguns agem como verdadeiros meninos, outros são mais contidos e discretos, mas nenhum deles pode ser considerado e nem confundido como hereges, loucos, frios, quentes ou insanos, ou ainda fanáticos, idiotas, leigos, sábios...
                                          Ai tem que trazer em pauta um tema da Psicologia: Tipos de Temperamento: Sangüíneo, Fleumático, Melancólico e Colérico, salientando que cada um destes temperamentos tem uma ação e reação distinta diante de situações de risco, de alegria, de tristeza, de adversidade...

1ª Co 12: 11 Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

                                         Agora é importante registrar que muitos dos movimentos espalhados nas Igrejas são puramente CAIR NO ESPÍRITO HUMANO, outras CAIR NO ESPIRITO DEMONIACO, mas não podemos ignorar e nem condenar aquelas igrejas onde de fato são movimentos de CAIR NO ESPÍRITO SANTO. 
                                   Todavia eu seria tolo demais em afirmar que todos movimentos nas Igrejas Pentecostais são CAIR NO ESPÍRITO SANTO, seria louco em afirmar que todos esses movimentos são CAIR NO ESPÍRITO DEMONIACO, seria ainda imprudente eu afirmar que todos esses movimentos são CAIR NO ESPÍRITO HUMANO.
                             Para cada caso um caso, cada situação precisa ser analisada não apenas com olhos humanos, mas com Discernimento de Espírito. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IMAGENS E VIDEOS DOS TSUNAMIS (MAREMOTOS) QUE ASSUSTARAM O MUNDO

NAAMÃ E O VALOR EM REAIS DE SEU PRESENTE PARA ELISEU

GUERRA NA LÍBIA: IMAGENS E VÍDEOS FALAM POR SI