Carta a Igreja de Pérgamo - Cartas do Apocalipse

Carta a Igreja de Pérgamo

Ap. 2:12 Ao anjo da igreja em Pérgamo escreve:

Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois gumes...

Ponto Forte

A Espada é símbolo de Justiça e da Palavra de Deus, Cristo apresenta-se como aquele que está disposto a executar a Justiça aos injustiçados e ao mesmo tempo apresenta-se como a Palavra Verdadeira do Verdadeiro Deus.

Ap. 2: 13 Sei onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; mas reténs o meu nome e não negaste a minha fé...

Por volta de 30 d.C. havia em Pergamo um santuário de adoração ao Imperador romano, era um centro de adoração da Religião pagã. A Igreja de Pergamo mesmo em território de satanás conservou o nome de Cristo e negou a Fé, mesmo diante de ameaças e perseguições a igreja continuava perseverante.

Ap. 2: 13... Nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.

Antipas foi um mártir, um homem íntegro, fiel ao SENHOR em tudo, Deus prometia fazer Justiça.

 
Pontos Fracos

Ap. 2: 14 Entretanto, algumas coisas tenho contra ti; porque tens aí os que seguem a doutrina de Balaão....

Doutrina de Balaão... Significa atender todos os ritos religiosos, mas sem abrir mão do adultério, da fornicação, relações sexuais ilícitas, na doutrina de Balaão estava à proposta de adultério, e casar com pessoas ímpias. Inclui ainda culto a falsos deuses (Nm. 25: 1,2) A Igreja de Pergamo estava participando de festividades pagãs se alimentando de alimentos sacrificados a ídolos.  


Ap. 2: 15 Assim tens também alguns que de igual modo seguem a doutrina dos nicolaítas.

Doutrina dos Nicolaitas: Resumidamente é a Doutrina que Induz a Idolatria e Prostituição sob a alegação que tais práticas não é pecado, membros da Igreja de Pergamo haviam adotado esta doutrina diabólica. A Pessoa Idolatra e em estado de fornicação ou adultério segue de certo modo a Doutrina dos Nicolaitas.  


Ap. 2: 16 Arrepende-te, pois; ou se não, virei a ti em breve, e contra eles batalharei com a espada da minha boca.

Jesus estava prometendo punição, logo na introdução Cristo usa como figura de linguagem a “espada”, indicando que estaria disposto a fazer Justiça tanto contra os ímpios como também contra aos cristãos inclinados para o pecado contínuo.
  
Conselhos a Igreja de Pergamo

Ap. 2: 17 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.

Pedrinha branca: Era um voto em beneficio do Réu, como um documento provando que o individuo que a possuía com seu nome escrito era um cidadão livre.

A Cidade de Pérgamo  
                                      Pérgamo (em grego: Πέργαμος, transl. Pérgamos), atual Bergama é uma antiga cidade grega que situava-se na Mísia (Turquia) , no noroeste da Anatólia, a mais de 20 km do Mar Egeu numa colina isolada do vale do Rio Caicos (atual Bakırçay). Seu nome antigo era Teutrania[1].
 Pergamo é a cidade onde se localiza uma das 07 Igrejas Cristãs que receberam uma das cartas do livro de Apocalipse. Está localizada no Monte Cônico, quase 300 metros acima do Vale da cidade que cerca a cidade, no local foi dedicado um altar a Asclépio, deus da cura segundo a mitologia grega. Pergamo era o centro das principais seitas pagãs no século I, concorrendo a Cidade de Éfeso.   

O Altar de Adoração a Zeus Construído no Século II a.C. 


                                     O Altar tem um lopngo friso em baixo relevo com 113 metros de cumprimento mostrando a gintomaquia (luta entre os deuses) além de uma vasta plataforma murada de onde as colunas Jônicas de cada face.
 (fonte Wikipedia) 

Comentários

  1. Olá pr. Jeferson,Paz do Senhor. Gostei do seu blog, interessante e edificante, estou te seguindo aqui. Também tenho um blog, se for possível me faz uma visita e segue também, ficarei muito feliz. Deus o abençoe.
    http://lindomargabriel.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

-Moderação nos comentários

Postagens mais visitadas