ABIGAIL A ESPOSA VIRTUOSA E SENHORA DAS CIRCUNSTANCIAS


                                          ABIGAIL MULHER VIRTUOSA
 
  
                          PARA QUE POSSAMOS OBTER UM CONHECIMENTO MAIOR SOBRE ESSA GRANDE PERSONAGEM  É NESCESSÁRIO LER COM BASTANTE ATENÇÃO 1 SAMUEL 25. ELA ERA ESPOSA DE UM HOMEM MUITO RICO E CHAMADO NABAL, RESIDIA NO CARMELO, POSSUIA MIL CABRAS E TRES MIL OVELHAS  (1 SAMUEL 25 2) UMA PESSOA RICA E PACIFICA QUE PROCURAVA O BEM DE SUA FAMILIA E EM ESPECIAL O BEM DE SEU MARIODO APESAR DE SER UM “LOUCO” COMO O PRÓPRIO NOME JÁ DIZ: Nabal = louco (1ª AM. 25:25).
                          NABAL ERA ESPOSO DE ABGAIL, QUE APESAR DE SER UM HOMEM LOUCO ACERTOU NA VIDA CASANDO COM UMA EXCELENTE ESPOSA, POIS UMA MULHER AJUIZADA DE PERFEITO JUIZO, PACIFICISTA, NÃO CHEGADA A ENCRENCAS É SEMPRE VINDA NOS LUGARES E AO MESMO TEMPO NOTAVEL ONDE VIVE E PASSA.
SERIA ESSE TIPO DE MULHER QUE OS HOMENS AJUIZADOS PRECISAM E DEVEM BUSCAR, ANTES DE CASAR.
                          NABAL ERA UM HOMEM LOUCO E MALIGNO EM SUAS AÇÕES, UM HOMEM INSENSATO, PORÉM, A SENSATEZ DE SUA ESPOSA ABIGAIL FÊ-LO PROSPERRAR, SABE POR QUÊ? PORQUE TODA MULHER SÁBIA EDIFICA A SUA CASA, E TODA MULHER SABIA É PROPERAR PORQUE NÃO DESPERDIÇA OS SEUS BENS E NEM COLOCA A SUA FAMILIA PARA PERDIÇÃO E MUITO MENOS AINDA COLOCA SEU MARIDO EM CONFUSÕES; ELA PROCURA SEMPRE AMENIZAR PARA A SITUAÇÃO NÃO AGRAVAR.  
                               DAVI E SEUS HOMENS (CERCA DE 600), COSTUMAVA A FAZER FAVORES AOS SERVOS DE NABAL (1 SAMUEL 25  7,15,16). CERTA FEITA DAVI ENVIOU 10 MOÇOS PEDINDO A NABAL UM FAVOR QUE ESTAVA EM SEU ALCANCE (1ª SAMUEL 25 8) NABAL FOI ESTUPIDO ASPERAMENTE TRATOU OS MOÇOS DE DAVI.
                             NAQUELA HORA ABGAIL NÃO ESTAVA POR PERTO (1ª SAMUEL 25: 25) NÃO VIU A MANEIRA QUE NABAL TRATOU OS MOÇOS DE DAVI, MAS FICOU SABENDO POR OUTRAS VIAS, POIS COMO BOA “CHEFA” DE FAMÍLIA SEMPRE SONDA A FAMILIA PARA O BEM E NÃO PARA O MAL.
                              DAVI AO RECEBER OS MOÇOS DE VOLTA OUVIU ATENTAMENTE A RESPOSTA QUE OS MOÇOS TRAZIAM ACERCA DO DESCASO E DESRESPEITO DE NABAL PARA COM DAVI.(1 SAMUEL 25 10,11) ENTÃO DAVI DESCIDIU MATAR A NABAL E TODOS DO SEXO MASCULINO NA CASA DE NABAL (1 SAMUEL 25 22). SUBIRAM CERCA DE 400 HOMENS COM DAVI (1 SAMUEL 25 13) A FIM DE MATAR A TODOS OS HOMENS DA CASA DE NABAL DO MAIS VELHO AO  MAIS MOÇO.
                                 ENQUANTO ISSO UM MOÇO NARROU PARA ABGAIL O QUE HAVIA OCORRIDO ENTRE NABAL E OS MOÇOS DE DAVI, O QUE FEZ COM QUE ABGAIL FICASSE REVOLTADA, E ENTRASSE LOGO EM AÇÃO PARA EVITAR UMA TRAGÉDIA (1 SAMUEL 25 14) POIS A MULHER VIRTUOSA EVITA TRAGÉDIA E NÃO CAUSA TRAGEDIAS.
                             ABGAIL PEGOU 200 PÃES, 02 ODRES DE VINHO, 05 OVELHAS PREPARADAS, 05 MEDIDAS DE TRIGO TOSTADO, MAIS OU MENOS 06,5 LITROS,100 CACHOS DE PASTA DE FIGOS A MERCADORIA ERA TANTA QUE FORAM PRECISO MAIS DE UM JUMENTO PARA CARREGAR (1 SAMUEL 25 18).


(ATENÇÃO O VÍDEO TEM SINAIS PARA SURDOS E MUDOS, É LEGENDADO EM PORTUGUÊS
05 Lição - Abigail: Senhora das circunstâncias  - 23 a 30 de outubro from Escola Sabatina on Vimeo.

                              ABGAIL A MULHER VIRTUOSA E DESTEMIDA PARTIU AO ENCONTRO DE DAVI, ANTES QUE ELE ENTRASSE NA SUA RESIDENCIA E FIZESSE A DESGRAÇA; SAIU EM SECRETO SEM QUE SEU MARIDO SOUBESSE (1 SAMUEL 25 19) POIS, A MULHER VIRTUOSA É ACIMA DE TUDO UMA MULHER TEMENTE A DEUS E DE BOAS AÇÕES.
                             DE FORMA CRIATIVA, AMIGAVEL, E CHEIA DE VIRTUOSIDADE; INCLUINDO MUITA SABEDORIA ABGAIL ARGUMENTOU COM DAVI, CONVENCENDO O MESMO A NÃO CUMPRIR TAL ATO DE VIOLENCIA SOBRE SUA CASA.
                                DAVI OUVIU ABGAIL RECEBEU O QUE ELA LHE TRAZIAE VOLTOU PARA TRÁS. ABGAIL DESSA FORMA EVITOU UMA GRANDE TRGÉDIA EM SEU LAR.COM ISSO ELA GANHOU GRANDE ADMIRAÇÃO E RESPEITO ENTRE OS ESCRITOS SAGRADOS POR SEU BELO EXEMPLO DE CORAGEM, AMOR, DEDICAÇÃO A FAMILIA E OUTRAS VIRTUOSIDADES QUE SOMENTE UM ESTUDO MAIS PROFUNDO PODE REVELAR.
   
                             PASSOU-SE ALGUM TEMPO NABAL VEIO A FALECER E DAVI TOMOU CONHECIMENTO DO FATO, ENVIOU NOTICIA PARA ABGAIL QUE DESEJAVA TOMA-LA COMO ESPOSA (1 SAMUEL 25:40)
                               A VIRTUOSA MULHER AGORA ESTAVA VIÚVA, LIVRE E DESEMPEDIDA PODIA ACEITAR A PROPOSTA DE DAVI COMO ESPOSO, POR ISSO TORNOU-SE ESPOSA DE DAVI (1 SAMUEL 25:42)  
                           OBS.: NABAL MORREU 10 DIAS APÓS O  FATO DO DESAFORO  A DAVI.
                                     DEPOIS DE CASADA COM DAVI ABGAIL AO LADO DA  SEGUNDA ESPOSA DE DAVI AINOÃ, FORAM LEVADAS  CATIVAS PELOS AMALEQUITAS, PORÉM LIBERTADAS DEPOIS  (1 SAMUEL 30 5 AO 18) .               
                                 ABIGAIL MAIS TARDE CONCEBEU UM FILHO A DAVI CHAMADO DANIEL (1 CRO 3:1)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NAAMÃ E O VALOR EM REAIS DE SEU PRESENTE PARA ELISEU

IMAGENS E VIDEOS DOS TSUNAMIS (MAREMOTOS) QUE ASSUSTARAM O MUNDO

LULA É CONDENADO NA LAVA JATO