A Parábola do Semeador


A Parábola do Semeador (Mt. 13:1-23/Mc. 4:1-20/ Lc. 8: 4-15)

 
                               Gente de varias cidades se reuniam em torno Cristo Jesus para ouvi-lo, algumas vezes ele pregava por parábolas entre as Parábolas mais famosas se encontra a Parábola do Semeador citada por três dos quatro Evangelistas.

                              Lucas acrescenta que alguma semente caiu junto do caminho e foi pisada e as aves dos céus que simbolizam o Maligno comeram a semente antes que ela germinasse e brotasse. A segunda parte das sementes caíram sobre as pedras e devido ao calor das pedras a semente começando a crescer as pedras estava no seu caminho, as pedras estavam aquecidas pelo calor e fizeram a semente secar, por falta de umidade em sua raiz. A terceira parte das sementes caiu sobre os espinhos que sufocaram as sementes. E quarta parte das sementes caiu em Boa Terra, aqui a narrativa muda Lucas destaca que produziram 100 por 01. (Lc. 8: 8)
                                Os Discípulos não entendiam muito bem as parábolas e pediam explicações ao Mestre. O segredo era guardado para aqueles que persistiam em andar em iniqüidade. (Lc. 8: 9,10) Os Filhos de Deus obtinham as informações porque Jesus não ocultava os Mistérios do Reino de Deus para seus Filhos, e explicou o segredo da Parábola.
  • ·         As Sementes junto do caminho... 
  • São os que ouvem, depois vem o Diabo e tira a palavra do coração deles, para que eles não venham alcançar a salvação, embora creiam. / Há possibilidade da pessoa dentro da igreja (junto do Caminho que é Cristo) ser pisada por outras pessoas que também trilham no mesmo caminho do semeador, e o diabo tirar a semente do coração dessa pessoa, mesmo que essa pessoa Creia na Palavra, o fato dela não praticar a Palavra faz com o Diabo prevaleça contra ela. Indica ainda que nem todos que estão dentro da Igreja ouvindo a Palavra de Deus vão alcançar a salvação.

  • E os que estão sobre as pedras... 
  • São aqueles que ouvem a Palavra de Deus, recebem com alegria, mas não tem raiz, apenas crêem por algum tempo e, no tempo de tentação, se desviam. /Não basta ouvir a Palavra e recebe-la com Alegria, é preciso obedecer a Palavra, aplica-la como Regra de Vida. Existem almas que recebem a Palavra com prazer, alegria, satisfação e até se emociona, todavia, não deixam a Palavra criar raízes no seu coração, na alma, e se desviam. Aliás, elas não têm raiz nem em si mesma, são pessoas inseguras, indecisas, que não sabem o que querem da vida. Que haja recebimento da Palavra de Deus com Alegria, com Satisfação, prazer e até com Emoção, entretanto haja decisão ao invés de indecisão, que haja liberdade plena para o Espírito da Palavra criar raízes na vida.

  • ·         E a que Caiu entre os Espinhos... 
  • Também ouvem a Palavra de Deus, começam a trilhar no caminho do Evangelho, mas de repente começam a desviar o seu olhar para o mundo sedutor, olham para o ‘deus’ Mamom com suas riquesas de ilusões, observam os deleites da vida. É notável que eles dão frutos, mas seus frutos não são perfeitos, são defeituosos, mirrados... Eles nem sempre desviam, permanecem dentro da igreja.
  • ·       E a que caiu em Boa Terra... Eles ouvem a Palavra, e por ouvir a Palavra e Guardam em sua vida, como modelo de vida, passa a dar Muitos Frutos, porque perseveram no Caminho perfeito que é Cristo, Continuam conservando seu coração puro, honesto, sem se corromper, sem se render diante das perseguições, não se deixam enganar com o mundo, porém deixam a Palavra inundar sua vida.  
             A Parábola do Semeador sepulta a teoria da Predestinação, elimina de vez a frase: ‘Uma vez salvo, sempre salvo’, Porque nem todos que recebem a Palavra e estão dentro da Igreja são salvos. Uma pessoa pode inicia na Salvação e não concluir a caminhada, morrendo em condenação.   

Comentários

Postagens mais visitadas