Aprendendo com as Tentações que Jesus passou



 

“E logo o Espírito o impeliu para o deserto, onde permaneceu quarenta dias, sendo tentado por Satanás; estava com as feras, mas os anjos os serviam.”
(Mc 1: 12,13)

                                            Logo o Espírito o Impeliu para o Deserto... Após o Batismo nas águas o Espírito Santo convida o Senhor Jesus para um Lugar reservado, o Deserto. O Deserto é a Faculdade de Homens e Mulheres Cheios do Espírito Santo. Lá no deserto é possível um particular com Deus. Este convite do Espírito Santo se resume a uma Chamada para uma comunhão mais profunda e Intima com Deus. É Lugar Solitário, inóspito, onde não distração, o que facilita a concentração.

                                           Todo Homem/ ou Mulher de Deus sempre anda na Direção do Espírito Santo. Não segundo os seus impulsos, segundo a carne. Todavia anda no Espírito Santo, impelido pelo vento de Deus.  Nenhum Homem de Deus ou Mulher de Deus andará sem rumo.

                                            O Deserto é o Lugar escolhido por Deus para levantar grandes homens de Deus. Jacó, Moisés, Davi, João Batista entre outros (Gn. 28: 10-11/Ex.4: 27/1ª Sm 23: 14,15) como Jesus passaram pelo deserto. Todo homem de Deus na hora mais difícil sempre esta só, mas Deus e seus anjos estão por perto.

                                            O Deserto é o Cenário perfeito para Encontro com Deus (Gn 28: 10-22/Êx. 3:1-14) Realização de Milagres e manifestação de anjos como respostas de orações. (Gn 16: 6,7/Gn 21: 14) Deserto é lugar de prova (Ex. 14: 11,12/ Êx. 16: 1-3, 10,32) Lugar de Providencia Divina (Dt. 29:1-5). Quem está no Deserto vive por Fé e não por Vista. (2ª Co. 5:7)

                                        ...Onde Permaneceu quarenta dias... O Espírito sempre nos convida para o Sobrenatural, à medida que o Espírito Santo tem liberdade na vida de uma pessoa, Ele adapta o corpo, a mente, a força e a alma para uma comunhão mais ampla com Jeová. Coloca-nos em posições superiores e surpreendentes, quebrando todas as barreiras do Impossível multiplicando a nossa Fé e confiança em Deus.

                                            Oração e Jejum também é uma característica de um Ministério Crescente e Frutífero, notamos isso na Vida de Elias (1 Rs 19: 8) Moisés (Êx. 24: 18) Ester (Et. 9: 31) Daniel (Dn 9: 3,4) Paulo (2 Co. 11: 27) Jesus (Mc 9: 29)

                                        ...Sendo tentado por Satanás... O Alvo do Diabo é impedir que as pessoas tenham comunhão com Deus, ele sabe que uma pessoa contrita com Deus pode Derrotá-lo em todas as instâncias.

                                            Nenhum Homem de Deus é isento de tentação, todos os homens de Deus foram tentados, José foi tentado por muitos dias pela mulher seu patrão (Gn 39: 10) Elias possuía as mesmas paixões que nós (Tg 5: 17) Quando Paulo queria fazer o Bem o Mal lhe perseguia (Rm 7: 21) Pedro nos advertiu que Satanás está em nosso derredor querendo nos tragar (1 Pe 5: 8) Jesus foi tentado pelo diabo no deserto e em outras ocasiões (Mt. 4: 1-11/Lc 4: 1,13/ Mt 16: 23).

                                         ...Estava com as Feras... Não se trata de animais comuns inofensivos, são animais ameaçadores, podemos traduzir como espíritos Malignos. Os Homens de Deus Sempre estão cercados de feras. Daniel na cova de Leões; Davi teve que matar o gigante, o leão e Urso (1 Sm 17: 36); Paulo foi picado por uma áspide, Jesus estava no deserto com as feras. (Mc. 1: 12,13) Mesmo sendo essas feras animais selvagens Cristo as dominava.

                                            Davi até fez orações para receber proteção divina contra as feras (Sl 74: 19) Existem feras do Campo (Os. 13: 8/Ez 34: 8/Sl 80: 13/, feras dos canaviais (Sl 68: 30) feras do deserto (Jr. 50: 39) feras dos bosques (Is. 56: 9)

                                         ... Mas os Anjos os Serviam... Quando estamos no Deserto e no Temor do Senhor os Anjos do Senhor nos servem, se acampam e nos livram (Sl.34: 7) Quando estamos a serviço de Deus os Anjos ficam a nosso serviço e Satanás com seus demônios debaixo de nossos pés (Rm. 16:20). Todo Homem de Deus quando está em oração esta muito bem acompanhado de anjos para lhe servirem, Elias, Jacó, Daniel, Pedro, Jesus, são provas e testemunham disso. (1ª Rs. 19/ Gn. 28: 10-22/Dn 9/ At. 12: 5-16/ Mt. 4: 11) o anjo do Senhor acampa ao redor daqueles que temem a Deus para livrar (Sl 34:7)
                                    
As tentações: A Primeira Tentação
 
Se tu és o Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.

                               Satanás sabe que o corpo de Jesus está debilitado carecendo de pão, sugere que pedras venham se tornam em pão. O Diabo estava com muitos objetivos nessa proposta:

1ª – Colocar em dúvidas se Cristo era ou não o Filho de DEus, quando o Diabo disse: Se tu és o Filho de Deus, Ele queria que Jesus lhe provasse alguma coisa. Jesus não necessita provar nada a ninguém, Cristo não tem dúvidas que é Filho de Deus.

2ª – Transformar as pedras em pão, O seu corpo estava precisando de Pão, transformar as pedras em pão era se expor à tentação, é o mesmo que trazer pão para o faminto. Quebrar o jejum era um alvo de Satanás. Quebrando o Jejum as frustrações ministeriais viriam sobre Jesus, haveria uma tendência de fracasso.

3ª Desviar Jesus de seus objetivos

4ª Coloca-lo em contradição com a Palavra de Deus: Não só de Pão viverá o Homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus.  (Dt 8:3)

                                            Um Fato Curioso: O Diabo Crer que Jesus, sendo Filho de Deus, tem Poder de Transformar pedra em Pão. Enquanto alguns que se dizem crentes tem dificuldade de Crer em Jesus, que Cristo tenha o poder de transformar pedras em pão ou não acredita que Jesus seja capaz de transformar a Vida de Pessoas.

                     A Segunda Tentação: Um Ato de Adoração

                                            Na Segunda tentação Mateus difere da segunda de Lucas, devemos lembrar e entender que os Evangelistas não escreveram todos os acontecimentos em ordem cronológica, o desejo deles era transmitir os feitos e as mensagens de Cristo, à medida que lembravam escreviam, vamos optar para Lucas.                           

                                            Satanás mostrou para Jesus todos os Reinos da Terra num instante, disse o Diabo:

“Dar-te-ei a ti todo este poder e a sua glória, porque a mim foi entregue e dou-o a quem quero;”

                                            A Primeira Impressão que temos é que todos os Reinos da Terra foram entregues á Satanás. Existem alguns detalhes neste ponto que não podemos ignorar.

1ª – O Diabo é Mentiroso (Jo. 8: 44) talvez ele quisesse enganar Jesus, mesmo sabendo a Onisciência de Cristo.

2ª – O Apostolo João declara que todo o Mundo jaz no Maligno (1 Jo. 5: 19).

3ª – Jesus veio trazer o Reino dos Céus porque o Reino da Terra estava corrompido
(Mt 10: 7)



4ª – Tentativa de suborno

Alguns objetivos de Satanás eram evidentes ao propor á Jesus que lhe prestasse
um ato de adoração.

1º - Queria que Jesus quebrasse o Primeiro e Maior dos Mandamentos, ao se curvar diante Dele.

 “... Não te curvarás a elas nem as servirás...” (Êx. 20:5)

2º – Humilhar o Messias ‘Ungido de Deus’, o Diabo visa humilhar todos os servos de Deus. Jesus se curvando diante do Diabo seria uma humilhação.

3º – Estaria realizando maior desejo do seu Ego, ser adorado como um ‘deus’. Um desejo antigo de seu coração. (Is. 14: 14)

                                            A Estratégia do Diabo é simples, no entanto Eficaz em cima de quem tem dificuldade de Conhecer e Crer na Palavra de Deus. Sua estratégia consiste em Colocar em Dúvidas a Palavra de Deus.  Note que Jesus ouviu no Jordão durante o seu Batismo que o próprio Deus anunciou claro e em bom tom para todos ali ouvirem que Jesus é seu Filho Amado e que lhe compraz.

                                            Nesta tentação o Diabo tenta colocar em xeque a Palavra de Deus no coração e da mente de Cristo. Do mesmo modo o Diabo tenta todos os dias, colocar dúvidas em nosso coração e mente acerca da Palavra de Deus. Para evita é necessário ler e meditar nela constantemente. (Salmo 1) a dúvida é terreno fértil para o diabo trabalhar.  

A Terceira Tentação: No Pináculo do Templo de Jerusalém
 
                                            Uma idéia de Suicídio, saltar do Pináculo seria um Ato de Suicídio. Como servos do Senhor não podemos colocar as nossas Vidas em Risco, fomos comprados por um Bom Preço, o Sangue de Jesus. Algumas Metas de Satanás:

1ª – Matar o Cristo, convencendo o mesmo a se lançar do Pináculo.

2ª – Tentar o Senhor Deus, aproveitando de sua generosidade;

3ª – Deixar o seu Caminho livre para Matar, Roubar e Destruir. (Jo. 10: 10)

                                            Chama-nos a atenção o Conhecimento Bíblico que o Diabo tem. Satanás sabe a Bíblia inteira, e alguns crentes não sabem de nada da Bíblia. O Diabo recitou o Salmo 91: 11,12:

“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedras”  (Sl. 91:11,12)

                                            Jesus também responde todo o tempo com textos sagrados do Velho testamento. Enquanto alguns Cristãos somente consideram o Novo Testamento. A Essa tentação Jesus respondeu citando um texto sagrado:

“... Não tentarás o Senhor vosso Deus...” (Dt. 6: 16)


                                             Nunca devemos tentar o Senhor Nosso Deus, aproveitando de suas generosas Bênçãos. Entendamos que a Graça é Imerecida. Na luta entre Jesus e o Diabo, a Palavra de Deus é a Arma principal com real poder de Fogo. Aprendemos com Jesus que a melhor forma de combater a Satanás é conhecendo a Palavra de Deus.


                                            Entendemos também que nem todos que anunciam a Palavra de Deus são verdadeiros e confiáveis. Como exemplo disso existe muitas seitas com severas heresias. É de vital importância conhecer a Bíblia e interpreta-la de modo correto para não cair em laços. O Salmista Davi incentiva o povo de Deus a conhecer a Palavra de Deus (Confira Salmo 1 e o Salmo 119)

                                            Satanás ofereceu á Cristo autoridade e gloria dos reinos. Deus confirmou a Cristo depois da prova todo o Poder sobre o céu a terra (Mt. 28: 18)

Comentários

Postagens mais visitadas