Como Vencer um Gigante Chamado Desespero?

                           Lição com Base na História de José- Gênesis 37-41


                                 O que José sentiu quando traído por seus irmãos e lançado numa cisterna, enquanto seus irmãos negociavam entre si a sua alma? O Gigante do Desespero cruzou o caminho de José pelo menos Quatro vezes, a primeira vez foi numa cisterna, a segunda à caminho do Egito para ser vendido como escravo, e a terceira vez diante de uma acusação de tentativa de Abuso Sexual, na qual foi conduzido a um presidio de segurança máxima, e a quarta quando o copeiro mor esqueceu de José. 


a) Na Cisterna 


                                 José nu dentro de uma cisterna no meio de um deserto ouvia seus irmãos decidindo o seu futuro, se deveria mata-lo, e como fazer isso, o que deveriam fazer com José para ficar livre dele de uma vez por todas. 
                              O Desespero invadiu pela porta do coração e invadiu a alma de José, e a dizer em seu ouvido:Seus sonhos não serão realizados, É o seu FIM! 




                          Mas o que José fez? Deixou o desespero entrar em sua mente e começou a gritar? Não! José ficou em silencio na terra, bloqueou sua mente e orou confiadamente em Deus, até que seus irmãos em consenso decidiram vende-lo como escravo.  




b) À Caminho do Egito 
                               Foi vendido por seus irmãos aos ismaelitas na qualidade de moeda para comercio, à caminho no deserto rumo ao Egito, o gigante do desespero a cada passo gritava no ouvido de José: Seus Sonhos não serão realizados É o seu fim, você não vai sair dessa!                                                                                                                    Mas, José perseverava na oração e na confiança em Deus.
                                Lá no Egito Deus já estava providenciando um lugar para coloca-lo e uma pessoa para cuidar de José um lugar  confortável, por que Deus Não resiste ao Clamor de uma pessoa aflita em meio ao Desespero. 
                               Na casa de Potifar o Gigante do desespero foi embora, e José cresceu lá dentro, ganhou a confiança e o respeito de Potifar, logo foi colocado como administrador de todas as propriedades de Potifar. Todavia, Satanás não estava contente com o exito de José. Enviou propostas a José por meio da mulher de Potifar, que tentava seduzi-lo o tempo todo.Até que certo dia, seu esposo foi viajar e ela não se conteve e tentou seduzir José, não atingiu seu propósito e ficou frustrada, viu que não tinha jeito de possuir a José, ai ela entrou em desespero, gritou e acusou José de tentar abusar dela. 


c) Sob acusação de tentativa de Abuso Sexual  
                       Diante de tão grave acusação o gigante do desespero visitou a José na casa de Potifar, mais uma vez gritando nos ouvidos de José: Seus sonhos não se tornarão em realidade, É o seu fim! 
                          Afinal! Você conhece essa voz? 
                           José ouviu sentiu o drama no seu coração e na sua alma, porém, com sua mente preservada decidiu orar mais uma vez confiadamente ao SENHOR. 
                          Como resultado de sua oração e confiança em Deus, Potifar não mandou mata-lo, mas decidiu envia-lo para um presidio. 
                         Lá no presidio não cessou suas orações e a sua confiança crescia cada vez mais a medida que José orava. Pois nossa confiança (Fé) cresce a medida que oramos.
                
         José ganhou a confiança do Diretor do presidio, sabe porque? Porque quando depositamos nossa confiança em Deus, ganhamos a confiança das pessoas como resultado. Tudo que depositamos no Céu colhemos de imediato na terra. 
                         Até que vieram o copeiro-mor e o padeiro- mor com sonhos os quais Deus usou como estratégia para arrancar José de uma vez por todas de uma vida difícil e confirmar seus sonhos. Por meio do Espírito de Deus José interpretou os sonhos e tudo procedeu como José havia predito, mas o copeiro-mor esqueceu de José, e mais uma vez o gigante do desespero gritou no ouvido de José: Desta vez é o seu fim! Você não vai sair daqui. 


d)O Copeiro Mor esquece de José


                                Estando o Copeiro restabelecido nas atividades na casa de Faraó, esqueceu de José. Porém faraó teve dois sonhos que ninguém conseguia interpretar, esse foi o método que Deus utilizou para trazer a memória do copeiro -mor a pessoa de José.  

                               O Copeiro lembrou de José e comentou acerca dele com Faraó, que logo mandou tirar José do Carcere. José foi apresentado diante de faraó, e Deus usou de misericórdia com José dando a interpretação dos sonhos de faraó para José. Com esta fato faraó ficou convencido que não havia uma pessoa melhor do que José para ser seu Primeiro Ministro sobre o Egito. 


                             Conclusão: 
Aqueles que vencem o Gigante do Desespero são exaltados por Deus e pelos homens.  
                        

Comentários

Postagens mais visitadas